SumoRank: Ferramenta para Avaliação de Páginas no Facebook

Por Fábio Ricotta


Olá leitores da Mestre,

Sou um grande fã de ferramentas que automatizem tarefas recorrentes no meu dia ou do time aqui da Mestre. Uma ferramenta nova que tive contato nos últimos dias, foi a SumoRank, que possui o objetivo de analisar qualquer página no Facebook e mostrar diversas informações interessantes para comparação.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe da Buzzsumo, uma ferramenta que já apresentei aqui para vocês no blog.

Iniciando

O primeiro passo é abrir a ferramenta e digitar o nome de qualquer página existente no Facebook. Para efeito de testes, utilizei o da Mestre, inserindo “agenciamestre”:

Sumorank

Visão de Evolução

A primeira informação da ferramenta é mostrar a evolução da página em número de compartilhamentos, curtidas e comentários:

SumoRank: Visão Geral

A visão interessante aqui é clicar nos itens abaixo do gráfico para conseguir ter uma visão mais clara de cada um dos dados em separado.

Análise de Conteúdo

Em seguida, aparecem dois gráficos, sendo o primeiro (da esquerda) mostrando quais interações cada tipo de conteúdo possui e, o segundo gráfico, mostra a quantidade de caracteres e suas interações:

SumoRank: Avaliação de Conteúdo

Ferramentas Externas vs. Postagem Natural

Com a disponibilidade da API do Facebook, várias empresas criam e gerenciam suas ferramentas que oferecem diversas interações junto à rede social. Uma delas é simplesmente publicar na timeline de uma página ou perfil. A SumoRank faz uma análise de cada ferramenta utilizada na publicação da página vs. uma postagem sem o uso de ferramentas. No caso da Mestre, usamos a RD Station para a programação de publicações

SumoRank: avaliação de ferramentas de postagem

Dia da Publicação

Uma avaliação que muitos gostam de fazer é analisar o melhor dia da semana. A SumoRank permite analisar o número de compartilhamentos, curtidas e comentários por dia da semana:

SumoRank: Avaliação por dia da semana

Obviamente, é importante avaliar que em muitos casos esta visão pode ser uma coincidência e não uma certeza de que aquele dia é sempre o melhor para se publicar. Assim, teste muito bem.

Horário do Dia

Assim como existe a avaliação de melhor dia da semana, existe a avaliação de melhores horários do dia. Aqui existe um detalhe: o gráfico vem no fuso horário UTC. Então no canto inferior direito, você pode clicar para disponibilizar o gráfico no seu horário local:

SumoRank: Horário do Dia

Aqui um detalhe para o meu gráfico: nós sempre publicamos de manhã e nos horários com maior interação. Esta pode ser uma grande correlação e por isto é interessante testar em vários horários antes de assumir uma verdade como “o melhor horário do dia”.

O Melhor Conteúdo da Página

Por fim, a SumoRank mostra as 4 melhores publicações da página, facilitando você ver e entender quais interações fizeram delas as melhores da página:

SumoRank: o Melhor Conteúdo

E aí, que tal testar a SumoRank? Teste hoje mesmo! E você utiliza alguma outra ferramenta para este tipo de análise? Comente abaixo e compartilhe suas impressões com toda a comunidade!

LEIA MAIS
Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Comentários
  1. Fui testar a minha fanpage e não consegui testá-la
    https://www.facebook.com/metallandfestival?fref=ts

  2. Ótima ferramenta! Já utilizei esse recurso e garanto, é indispensável!

    • Sabe dizer pq não funciona com algumas páginas Bruno?

      • @disqus_eenHK4V9DV:disqus Deu certo em minhas páginas. Verifique se a fanpage que você deseja testar é 100% pública, ou seja, se usuários de todos os países podem acessá-la. No mais, é bom ficar tentando. Abraço.

  3. também nao funcionou nas minhas paginas !

  4. não funcionou na minha página. Tem haver com o número de pessoas que curtiram a página? há um número mínimo de seguidores para a análise?

  5. Também não funcionou com as minhas páginas.

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?