Static HTML agora no Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

Nossa coluna de Facebook vem colaborando bastante com o crescimento de todos dentro da rede social. Vejo isso pelo feedback que recebo regularmente, além do crescimento nos acessos em nossa categoria – fatos que me deixam bastante contente e animado para continuar a publicá-la.

Para tanto, procuro observar as novidades e trazer facilidades para que todos possam trabalhar melhor no Facebook, seja através de dicas ou de aplicativos que surgem constantemente. O post desta semana não foge à regra.

Já trouxemos aqui completas informações sobre as mudanças na Fan Page do Facebook, comentando as alterações de visual e funcionalidades. Depois, falamos sobre a depreciação do FBML para favorecer o uso de iFrames e, por fim, apresentamos uma solução bacana e fácil para a criação de abas personalizadas – o Pagemodo.

Falando especificamente de aplicativos para abas, a coluna de hoje traz mais uma inovação para vocês. Se antes usávamos o app Static FBML para a colocação dos códigos e criação de tabs, com a chegada do iFrame, desenvolvedores agiram rápido e lançaram o Static HTML, que traz uma interface ainda mais simples de se trabalhar, com uma opção interessante.

Se em nosso artigo de iFrame ensinamos uma maneira de se trabalhar, instalando praticamente um “aplicativo” para hospedar sua aba, com o Static HTML o trabalho é bem mais prático. Ao colocá-lo em uma fan page, uma aba é automaticamente postada na sua lista e, ao acessá-la, dois campos estarão disponíveis para a inserção dos códigos.

Tela de trabalho do Static HTML

O legal deste app é que o segundo campo é destinado apenas ao conteúdo exclusivo aos fãs, ou seja, você pode criar duas peças idênticas, mas fazendo a primeira com um efeito que esconde a página ao fundo e com uma arte apontando para o botão Curtir. Só assim novos usuários poderão ver o conteúdo. Veja, por exemplo, a fan page da Red Bull:

Red Bull usa de conteúdo exclusivo

Se desejar, crie páginas distintas, com conteúdos exclusivos em cada uma, deixando o campo de “non-fans” com um texto atrativo, convidando os usuários a curtirem a fan page.

O Static HTML não traz praticamente nenhuma restrição quanto ao uso de linguagens. CSS, Javascript e, claro, o HTML estão liberadas para uso. Portanto, abuse bastante de sua criatividade. A única exceção é que o Facebook não permite a colocação de conteúdos “auto-play”, ou seja, esqueça páginas que, ao carregadas, produzem um vídeo, toquem uma música ou executem qualquer ação sem o desejo do usuário.

Ao clicar em Save and View Tab, você ganha as opções de visualizar os dois conteúdos postados – para fãs e não-fãs. Se algo sair errado, basta clicar no “back to Editor” para refazer o trabalho.

Dúvidas e Novas Abas

Dentro do aplicativo, há uma barra superior em amarelo que abre um pequeno FAQ. Ali é possível tirar algumas dúvidas comuns para facilitar o trabalho. Também há um link de acesso para a instalação de mais Static HTMLs em sua fan page. De acordo com o aplicativo, você pode acrescentar até 12 abas em sua página.

Principais dúvidas do Static HTML

Outro questionamento bastante comum é relacionado com a alteração do nome da aba, já que todas vêm com o “Welcome” como padrão. Para tanto, basta clicar no link abaixo do título da aba (“Editar informações”), ir para o campo de Aplicativos, encontrar o Static HTML e clicar em “Editar configurações”. Escolha o nome de sua preferência, salve e retorne para sua home.

Alterando o nome de sua aba no Static HTML

Acima dos campos de códigos, existem duas opções: a primeira impossibilita o aparecimento da barra de rolagem. Portanto, para evitar o desconforto de ter uma página cortada ao ativar esta caixa (ou o aparecimento da barra de rolagem), marque a opção e produza um conteúdo com largura menor que 520 pixels. A título de curiosidade, as fan pages do Facebook têm tamanho padrão de 512px de largura e 782px de altura.

Já a segunda caixa permite a ativação dos códigos FBML. Se você já for íntimo da nova porém “depreciada” linguagem, marque o campo para codificar desta forma. Com a alteração, apenas um campo estará disponível para se trabalhar.

Experimente este simples aplicativo em alternativa a todo o processo de instalação de iFrame que já sugerimos. Acredito que você ganhará tempo e terá o trabalho bem mais facilitado, podendo até criar conteúdo exclusivo para quem é e não é fã de suas fan pages.

Um abraço e até a próxima.