No artigo anterior, eu mostrei como é possível otimizar a meta description no Twitter para que o perfil que você usa ganhe competitividade nos resultados do Google para as keywords do seu negócio, para sua marca ou para o seu próprio nome. Como sabemos, a meta description é um importante fator de rankeamento no Google, portanto, vale a pena investir um tempo nela.

Nos comentários daquele artigo, o leitor Daniel indagou quando seria possível otimizar a title tag do seu perfil no Twitter para ficar uma otimização ainda mais completa da página. O fato é que já é possível e, neste artigo, vou mostrar como funciona.

Como Otimizar Title Tag no Twitter – Twitter SEO

Para ter uma title tag otimizada no Twitter, é necessário editar o seu perfil e, para isso, acesse as configurações (settings) do perfil:

Na página de configurações, na aba da conta (Account), atualize o seu nome (Name) para um título que seja mais adequado:

twitter-settings-name

Infelizmente, ainda sobra um pouco de “lixo” no título automático que o Twitter monta a partir do nome que você especificou na configuração da conta, mas mesmo assim, vale a pena a otimização:

twitter-title-tag

A parte (frankmarcel) on Twitter, é gerada automaticamente pelo Twitter seguindo algo como (username) on Twitter. Ainda assim, não abuse do título escrevendo qualquer coisa, ou um título muito extenso, pois o título definido também aparecerá como conteúdo da página, o que é bom, pois é mais conteúdo agregado à sua página do Twitter, mas se for usado spam, vai ficar feio.

twitter-title-na-pagina

Não precisa ser tão sucinto quanto o meu título, mas eu estou interessado em rankear o meu Twitter para o meu nome somente (o SEO eu utilizei para estabelecer uma relação entre o meu nome e SEO), então, este título é suficiente por enquanto.

A Title Tag para o SEO

Conforme eu escrevi no meu post sobre Title Tag SEO, o título da página está entre os principais fatores on-page de rankeamento utilizados por search engines para montar suas páginas de resultados, e, por isso mesmo, cada página deve ter sua title tag muito bem trabalhada para aumentar a competitividade de uma página nos resultados de buscas. Aproveite as dicas que eu deixei por lá.

No caso do meu Twitter, o conjunto Title tag e Meta description tag foi a diferença entre a 80a. posição e a 4a. – é algo que realmente importa. Não que a busca pelo meu nome seja muito concorrida, mas foi a diferença entre ter 9 e 10 resultados meus na primeira página para a busca Frank Marcel.

Lembre que cada reply que um perfil recebe (@frankmarcel, por exemplo) é um novo link para o seu perfil, e, em segmentos mais concorridos, ter um perfil no Twitter bem movimentado pode também significar mais um resultado seu entre os 10 primeiros no seu nicho de mercado, especialmente combinando esses links com SEO On-Page. Boas tuitadas! Até a próxima.