Que o Twitter é uma grande ferramenta de comunicação, todos sabem e ninguém duvida – seja ele o seu novo MSN, ou divulgador de produtos, ou contato com consumidores ou simplesmente para monitoração sobre o que falam da sua marca. Além disso tudo, o Twitter tem também uma funcionalidade tipicamente de SEO e que não deve ser desprezada: configuração da Meta Description.

A fundamental importância de se ter meta description tag em cada página de um site, e que ela seja feita individualmente de acordo com o tema da página a que ela está servindo, é que a meta description será preferencialmente usada como snippet no Google, ao invés de o Google mostrar uma porção do conteúdo da página, não mostrar nada ou outros tipo de informações.

Isso significa que a meta description é um importante fator de rankeamento no Google e deve sempre ser usada mencionando as keywords da página no seu conteúdo. Tão importante que o próprio Twitter tem um campo específico na conta de seus usuários para ser usado como meta description. Para chegar lá, acesse as configurações (settings) da sua conta:

twitt-menu1

Encontre o campo One Line Bio e preencha-o:

one-line-bio

Importante observar que o campo deve ser preenchido com até 160 caracteres, que é o mesmo tamanho da snippet que o Google mostra em suas páginas de resultado, exceto casos em que ele mostra uma snippet maior. Ou seja, utilizando o One Line Bio, o perfil do Twitter que você usa ganha mais competitividade para os termos que você precisa – seja seu nome ou sua marca/empresa – simplesmente mencionando-os em sua meta description:

meta-desc

Um outro detalhe: a One Line Bio também é exibida na página do perfil, então não vá fazer spam com repetições de keywords pois seu perfil pode ficar feio. Mantenha a linha:

profile-bio

O meu perfil ainda não rankeia bem para o meu nome, vou acompanhar como ele fica daqui pra frente. Se você ainda não me segue no twitter, aproveite e comece a seguir minhas tuitadas: Frank Marcel. Até a próxima!