Bom dia leitores da Agência Mestre, ontem li um artigo que tratava da evolução, em termos de visitantes, das redes socias mais conhecidas e utilizadas atualmente no mundo. Nesse comparativo, foram utilizados dados de um comparativo feito a um ano atrás.

Com o recente aniversário do Facebook, que completou seus 5 anos de vida, muito deve ser comemorado pois a rede social conseguiu se tornar a mais popular no mundo, deixando para trás o MySpace. Outra rede que chamou a atenção com uma subida estratosférica é o Twitter, que em pouco tempo tem conquistado um número cada vez maior de seguidores pelo mundo, inclusive eu, me siga no twitter.

Coparativo das Redes Socias

Fonte: Compete.com

Agora fica a dúvida, qual o feito mais impressionante? O Twitter passar da vigésima segunda posição para a terceira, ou a perda de terreno do MySpace para o Facebook? Bom eu diria que a subida do Twitter e  para todos nós usuários quanto maior a concorrência melhor.

Os gráficos abaixo são um comparativo entre as principais redes socias, do Google Trends e Alexa, respectivamente.

Comparativo Google Trends

Comparativo Alexa

Mas todos nós sabemos que não importam somente a quantidade de visitantes mas sim a qualidade do visitante do seu site, pois não adianta ter milhares de visitas quando não há uma boa conversão, mas isso é assunto para outro post.
Dois dos principais pontos a se analisar em um site de redes socias, são visitas por um único visitante e  o tempo de permanência no site, que são indicativos da qualidade do site. Enquanto o Facebook teve uma significativa melhora em ambas as áreas o MySpace se manteve regular no número de sessões e teve uma queda muito grande no tempo de permanência no site por parte de seus visitantes. Já o Twitter devido a sua escalada no rank, naturalmente teve um aumento em ambas as métricas.

Sessões
Fonte: Compete.com

Tempo de Peranência no Site
Fonte: Compete.com

As redes socias hoje são uma das formas mais populares de divulgação de conteúdo e opiniões da internet.  Saber quais as mais utilizadas, quais atingem melhor o seu nicho de atuação são essencias para uma boa campanha de midia social. No Brasil, o Frank Marcel fez um estudo muito interessante sobre as redes socias nacionais, intitulada A Melhor Rede Social de Conteúdos do Brasil.

Definir qual delas utilizar irá depender do seu objetivo, porém optar pelas mais utilizadas no mundo é sem dúvida a melhor alternativa.