Faça boas fan pages com o Pagemodo

Olá, amigos da Agência Mestre!

A questão de aplicativos para Facebook está mesmo em pauta recentemente. Nosso artigo da semana passada, relatando top apps para Fan Pages, recebeu grande repercussão e quero agradecer a todos pelo feedback. Aos poucos vou esclarecendo dúvidas e procurando soluções para todos que usam o Facebook no trabalho diário da publicidade de uma marca ou da própria empresa que trabalha.

Um dos pontos que sempre defendi nesta coluna foi a colocação de, ao menos, uma aba com FBML ou iFrame, aquela que servirá de boas vindas aos usuários. Esta “welcome tab” é de grande valia, pois dá uma sensação de personalização e cuidado com o fã, afinal estamos colocando diante dele uma página customizada, própria, com um conteúdo que pode apresentar a empresa ou oferecer algo diferenciado.

Para montar este tipo de página é preciso conhecimento individual de algumas ferramentas e linguagens. Programação, design e os programas que envolvem estes conceitos são fundamentais para gerar uma boa aba. Caso isso não seja possível, é preciso contar com profissionais destas áreas, instruindo-os com o que você pretende criar. Nem sempre, também, acontece de você ter uma equipe deste tipo à disposição.

Não demorou para que aplicativos e serviços surgissem para ajudar os usuários na criação de uma página dentro da Fan Page. Cada vez mais práticas e de simples utilização, as ferramentas oferecem opções e resultam em abas interessantes, resolvendo o problema da “welcome tab”.

Apresento a vocês uma solução rápida, prática e eficiente neste processo: o Pagemodo. Este criador de páginas oferece diversas saídas para você que deseja criar uma fan page de forma simples. Assim como um criador de website, o Pagemodo te dá modelos prontos de páginas para você escolher e, posteriormente, customizar cada canto da mesma com fotos, textos e até vídeo.

A ferramenta é bem simples, mas ainda sim passarei um breve guia para o uso.

O Funcionamento do Pagemodo

Primeiramente, é preciso logar ou criar uma conta no site. Como opção, você pode usar seu próprio acesso do Facebook. Ao logar, você estará diante de uma página de administração, como a de um blog. Aí é só navegar nas funcionalidades para começar a criar sua página.

Tela inicial de trabalho com o Pagemodo

Vá ao botão de adicionar nova página.

É a hora de escolher seu template favorito. O Pagemodo oferece diversas opções de visual, separadas por categoria. Há a opção de uma página com imagens e textos, simples, ou com espaço para embed de um vídeo qualquer. Existe ainda uma opção para loja, com listagem de produtos, e outras três com bloqueio por like, ou seja, o usuário precisar curtir sua página para ver o conteúdo.

Templates de Pagemodo a sua escolha

Template escolhido, vem a parte mais bacana: customizar a página.

Você será direcionado a uma etapa simples, que resume bem a ferramenta. As imagens e os textos estão separados em colunas e, ao passar o mouse sobre elas, são destacadas no exemplo à direita. Ao passo que você altera cada parte, o exemplo vai sendo montado para uma visualização prévia. Um efeito bem legal.

Trabalho de montagem do template escolhido

A princípio, não se preocupe com o tamanho das imagens. A ferramenta tem uma área de ajuste às dimensões do espaço do template e, ao escolher um arquivo, você poderá aumentar/diminuir o zoom e o tamanho para encaixar corretamente nos campos.

Quanto ao texto, existe a opção de escolher fonte, tamanho e cor. Também é possível realizar a linkagem, mas, na configuração que testei, não existe a possibilidade de selecionarmos uma determinada palavra para colocar um link. Portanto, apenas o título e/ou toda caixa de descrição são passíveis de link.

Visitem a Fan Page da Agência Mestre para conferir o que fiz no Pagemodo como teste de welcome tab.

Planos e Opções

Vocês chegaram até aqui bastante animados com as possibilidades, não? Pois, infelizmente informo-lhes agora que o Pagemodo possui uma área paga, que oferece mais condição e opção para você criar e incrementar sua fan page.

Claro que é possível criar a aba gratuita, como foi a do exemplo da Agência Mestre. Mas para isso você terá que cumprir a exigência de curtir a página do Pagemodo no Facebook e, além disso, “conviver” com o footer dando destaque para a ferramenta e a grafia no topo da aba “powered by Pagemodo”.

A última limitação é a criação de apenas uma aba com a ferramenta, ou seja, se você desejar colocar mais abas customizáveis, terá que mudar de plano. Entre as alternativas dadas estão planos com a criação de três, oito e até 15 páginas utilizando a ferramenta. Os detalhes estão no menu corresponde aos planos no site.

Vale a Pena

Apesar deste investimento (considerado pequeno, olhando os valores), o Pagemodo é sim uma grande saída. Claro que há uma fatia de leitores que conhece a técnica de criação de páginas ou possui colegas que possam desempenhar a tarefa de criação, mas sei que há muitos que enfrentam problemas neste sentido e, por isso, o Pagemodo é uma grande solução.

Faça um teste com a aba free, veja como você terá mais opções se escolher um plano. Se você for uma agência com diversos clientes, com certeza terá que optar por um para ter mais páginas à disposição. E em caso de qualquer dúvida, basta deixar um alô nos comentários.

Um abraço e até a próxima!