Facebook: novas fan pages

Olá, amigos da Agência Mestre!

O Facebook segue promovendo mudanças em sua interface e, depois de presentear os perfis, era natural que a fan page fosse beneficiada. Pensando em tornar a página de marcas, empresas e pessoas ainda mais interessante, a rede social anunciou nesta semana diversas alterações significativas.

Diante do importante fato, decidi focar o artigo desta semana nestas alterações. Tenho certeza que algumas vão trazer satisfação para alguns usuários e amigos daqui da coluna, pois uma dúvida frequente foi sanada pelo time de desenvolvimento do Facebook.

A primeira impressão de todo esse barulho é que a fan page foi desenhada de forma parecida com o novo perfil. Aquela sequência de fotos logo abaixo do título, antes do Mural, foi colocada. Uma alteração impactante foi a retirada da tradicional faixa de abas do centro. Ela está colocada na sidebar da esquerda, abaixo do logo.

Visual da nova fan page e alterações

Mais Informação e Interação

Agora, quem assume o posto de administrador de uma fan page pode responder por ela como sua pessoa, ou seja, você – perfil – pode adicionar comentários e responder aos usuários que curtem sua fan page da mesma forma que eles.

Trata-se de uma das dúvidas mais comuns do pessoal aqui na Agência Mestre e ela foi consertada.

Onde trocar a forma de interagir na Fan Page

A alteração pode ser feita através do menu “Editar página”. Dentro dele, basta ir ao primeiro item “Suas configurações”. Desmarque a opção se você quer comentar em sua fan page como perfil do administrador.

Outro ponto interessante adicionado pelo Facebook é o aumento dos campos de Informações Básicas da página. São mais itens que você pode acrescentar para oferecer ainda mais conteúdo para o seu fã.

Preenchê-los é importante para dar ainda mais credibilidade para sua fan page. Quanto maior o número de informação, mais confiável você pode soar para um futuro cliente se, por exemplo, sua fan page oferecer um serviço ou produto pela Internet.

Preencha mais informações na Fan Page

Mais Mudanças

Outras alterações reveladas pela equipe do Facebook podem ser listadas. Uma das mais interessantes, que infelizmente não consegui visualizar, é a possibilidade de alterarmos a categoria da fan page.

Antigamente, assim que criavamos uma página, escolhiamos a categoria e ela permanecia. Agora, o Facebook permite a alteração, para encaixarmos melhor o que oferecemos e situar melhor sua nova página dentro da rede social.

Como disse, não consegui observar o local para fazer essa mudança, no caso da Agência Mestre. Ou a conexão por aqui não está favorável, ou realmente as mudanças para o Facebook brasileiro ainda estão em andamento. Muita coisa anda travando nesta nova fan page.

A mudança de categoria viria acima da primeira opção nas Informações Básicas (por aqui, ainda indisponível).

Como Ativar?

Para ver a nova fan page, basta acessar o menu Conta no topo direito de sua home. Em seguida, clique em trocar. Você já verá a nova fan page na tela.

Como alterar para nova Fan Page

Não se desespere se não conseguir observar mais o seu perfil. Na sidebar da direita, abaixo dos administradores da fan page, há um link para a troca do seu perfil que também está logado.

Se não visualizá-lo, basta clicar novamente no menu Conta na ponta direita de seu browser.

Boas Mudanças

Era natural que o Facebook avançaria para cima das fan pages depois de privilegiar o perfil com algumas alterações. O fim do FBML e a troca por iFrames já foi um grande passo, que fará com que as páginas fiquem ainda mais populares dentro desta rede social que só cresce no mundo e no Brasil.

Como relatei por aqui, enfrentei diversos problemas (que podem ser locais ou mesmo generalizado entre vocês também). Mas é certeza que em breve tudo estará disponível para nosso país.

Se tiver alguma experiência para dividir sobre as novas fan pages, basta deixar um comentário.

Precisa de Ajuda?

Se você precisa de uma ajuda para montar a fan page, desenvolver estratégias, inserir o FBML e outras situações envolvendo o Facebook, procure-nos para uma consultoria. Basta entrar em contato para mais informações.