Mídias Sociais – Um Novo Ponto de Vista

Por Bruno Miranda


Olá leitores da Agência Mestre!

Meu nome é Bruno Miranda, sou integrante da equipe Agência Mestre há 3 meses e nesse meu primeiro post vou falar de um assunto muito importante para SEO, porém, pouco praticado pelos usuários que trabalham com blogs atualmente.

As mídias sociais e a maneira correta de trabalhá-las!

Primeiro começaremos com uma breve descrição sobre o que são Mídias Sociais:

Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas(e eis o seu 1º grande diferencial). Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.

Para quem está envolvido com o mundo de SEO, essa poderosa ferramenta não é novidade nenhuma, afinal é um dos recursos mais importantes para nossa área.

Porém, até onde vai nosso conhecimento sobre tal ferramenta? O uso feito pelos blogueiros é correto? Aproveitamos 100% de tudo que as mídias tem a nos oferecer?

Bem, hoje em dia, o que mais fazemos em relação as mídias sociais é a divulgação de conteúdo, transformando tal ferramenta em uma verdadeira rede de propagandas e esquecendo a sua principal função relacionamentos.

Então vamos a algumas dicas de como utilizar melhor as Mídias Sociais:

Relacione-se

“Mídias Sociais” como o próprio nome já diz, são locais onde as pessoas trocam opiniões, fazem contatos criando novas amizades e relacionamentos. Ninguém quer ver sua propaganda o tempo todo!Não use como um meio apenas para divulgação!

Crie amigos e interaja!

Saiba o que falam de você e de seu produto

Acompanhe os feedbacks positivos e negativos, saiba o que dizem sobre sua marca e relacione-se com esse usuário e entenda o porque de tal opinião.

Mostre preocupação pelo que você esta vendendo!

Reconheça a propaganda positiva

Se alguém elogiou seu produto ou serviço, porque não perder alguns minutos do seu tempo para agradecer. É importante o usuário sentir que a opinião dele é relevante para sua marca.Recompense-o de alguma maneira, seja falando bem dele e de seu conteúdo ou até mesmo lhe enviando uma amostra grátis.

Compartilhe sempre

Se alguém opinou positivamente sobre você ou sua marca, convença-o a compartilhar está opinião com os amigos que ele possui nas mídias sociais, não se esqueça que esses amigos também tem outros amigos que podem compartilhar a opinião e ajudar ainda mais a sua campanha.

Pense nos outros

Não divulgue apenas a sua marca, mas também a de outros usuários, nada melhor de que ver o seu conteúdo divulgado por outras pessoas.Não é mesmo?

Promova sites, posts e seus respectivos conteúdos aos quais achou algum tipo de interesse ou que seja relacionado com sua marca!

Interaja

Se conecte a todos que puder, daquele que venera seu produto até aquele que não pode nem ouvir falar dele.Não se esqueça que a troca de experiências vale muito, defender seu produto, buscar melhorias , saber o que falam é muito importante.

Dê exclusividade

Tem aqueles usuários que veneram sua marca e são grandes fãs do seu conteúdo ou produto? Porque não dar exclusividade aos mesmos!

Faça-o sentir parte integrante e exclusiva de sua campanha, o informe de mudanças, atualizações.Faça-o ser o primeiro a saber das novidades que rondam seu produto!Envie brindes, informativos e mostre a importância da opinião do mesmo!

Bem pessoal, temos um imenso trabalho pela frente!Então não perca seu tempo!Relacione-se, pois essa é a base das Mídias Sociais!

Espero que tenham gostado destas dicas e como eu gosto de dizer: estude, pesquise e faça!Há sempre uma idéia nova por minuto sendo lançada na web.

Abraço!

LEIA MAIS
Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Comentários
  1. otimo post

  2. Ótima visão sobre as Medias Sociais!Parabens!

  3. Quiera manifestarle que me parece super importante las pistas que usted ofrece para quines apenas estamos iniciando en este medio, y para quienes deseamos igual que ustedes tener nuestros sitios en las primeras posiciones.

  4. Excelente abordagem sobre o assunto.

  5. Então gostei muito do post Bruno achei que ele abrange bem o ponto do comercio na internet, e também achei bem interessante que os usuários dêem as suas opiniões próprias sobre certo produto a fim de torná-lo melhor.
    Você divulgar outros produtos junto com o seu é um pratica no meu ponto de vista meio arriscada porque o concorrente pode se aproveitar da sua popularidade, mas se for a um comum acordo não haveria problemas.
    Achei bem legal a parte de dar um pouco de exclusividade para o fã da marca porque quem hoje em dia não gosta de um agrado, e isso faz toda a diferença no final os representantes de remédio fazem isso a muito tempo (canetas, lápis, blocos de nota e até canecas térmicas) isso prova que é uma pratica bem valida e que da resultados
    Ótimo post Bruno

  6. Ótimo artigo, mídias sociais tem se mostrado cada vez mais importante pra divulgação de conteúdos/opiniões/experiências.
    Parabéns.

  7. Leonardo

    Espero que tenha gostado destas dicas, e possa usá-las posteriormente para divulgação de conteúdo de qualidade em seu blog.
    Estamos abertos a novas dicas e opiniões.

    Abraço

  8. Bruno… muito bom seu post! Chama a atenção em alguns pontos importantes como: Relacionamento, Interação e o mais importante que é o que gera esses dois… compartilhamento! Acho que as mídias sociais tem seus pontos fortes explorados por ações de Social Media Marketing… é uma área nova dentro do Web Marketing mas uma área que tomara conta desse ponto das mídias sociais! Acho que o SEO deve focar mais na otimização enquanto o SMM foca mais no compartilhamento e no relacionamento. Digamos que o SEO é o corpo e o SMM a mente! Hoje com a integração das tecnologias as coisas vem mudando de maneira drástica! O Orkut tornou aberto os albuns para os não usuários… depois vem Google Friend Connect unindo usuários de outras redes dentro de um blog ou site! acho que o SEO tem muito a se adaptar a essa nova realidade… muitas transformações ainda estão em estado gestacional, basta qualquer um dar um pulo no Google Code e ver a quantidade de projetos em desenvolvimento… é muita coisa… temos que ter cautela por que políticas adotadas hj para ações de marketing na web amanhã podem ser integradas em um novo serviço sem que estejamos preparados para isso… A gestão da web esta mudando… as empresas tem que ter mão de obra qualificada e em quantidade… não tem como um ou dois funcionários administrarem a quantidade de redes sociais que existem. Acompanhar os reflexos de ações de marketing na web é extremamente desgastante para poucas pessoas… tem que ter uma equipe… um “Call Center” para redes e mídias sociais! A estrutura tem que vir antes das ações e estratégias… senão estamos semeando uma semente direto no concreto! Deixo o endereço do blog AntiSocial para quem quiser discutir assuntos relacionados a Social Media Marketing http://antisocial.munbolins.com.br

    Paz no coração e Luz na razão.

  9. Caro Thiago…

    A mudança ocorre mesmo a todo tempo em nossa área.A questão é conseguir se adaptar as estas novas idéias, novas ferramentas e novos padrões.
    As Midias Sociais são um belo exemplo disso e não devem mais ser enxergadas apenas como um meio de marketing e sim, como já disse, um meio de compartilhar idéias e alcançar pessoas dos mais variados locais.
    Obrigado pelo comentário!
    Abraço

  10. Mt bom…

  11. Boa Noite Bruno,

    As mídias sociais tem se provado cada vez mais importantes para nós blogueiros, é bom ver que uma visão diferente que nos mostre o verdadeiro potencial de tais ferramentas.

  12. Caro Fernando,

    É bom saber que se preocupa com essa área.Essas informações são apenas um pouco do que esse tipo de ferramenta nos proporciona, mas já ajudam bem em seu blog se aplica-las corretamente.

    Abraço

  13. bacana mesmo… ;D

  14. Muito interessante seu post Bruno, aponta fatores realmente diferenciais para sobrevivência no mundo dos negócios.

  15. Sim, a sua definição para mídias socias esta interessante mas já li a mesma em outros sites.
    Só a título de informação.

  16. Boa Tarde Pri,

    Realmente você está correta em relação a definição, porém, em nenhum momento atribuí a mesma como de minha autoria. Outro detalhe foi a colocação de quote na mesma.
    Obrigado pela informação.

    Abraços

Deixe seu comentário abaixo