Insira o botão Curtir em seu site e blog

Olá amigos da Agência Mestre!

Você certamente já reparou por aqui, em nossa área de artigos, que todos os conteúdos publicados possuem tanto aqui em cima, sobre o banner, como lá embaixo ao final do texto, botões que permitem aprovar o que foi lido e recomendar a outras pessoas em algumas redes sociais importantes do momento.

Não só aqui, mas em diversos sites e blogs, estes pequenos ícones estão presentes. Trata-se de uma prática interessante e muito válida em termos de divulgação. No artigo desta semana, passaremos algumas dicas de como implementar o botão Curtir do Facebook em seu site/blog, facilitando a vida dos usuários que lêem seu conteúdo.

É importante oferecer esse tipo de funcionalidade ao seu leitor. Muitas vezes, quem lê o conteúdo, aprova e tem a intenção de passar adiante, o faz de maneira rápida, instantânea. Os botões, estando visíveis e presentes em seu site podem agilizar esse processo, evitando a perda de tempo de abrir uma nova janela do navegador, entrar no Facebook, logar e, aí sim colar o link da postagem, recomendando-a.

De maneira manual

Aos amantes da programação, acostumados a interagir com os códigos, inserir o botão Curtir é simples. No local em que deseja publicar o ícone de interação, basta deixar o seguinte código:

Esta é a versão padrão. É possível customizar alguns pontos para facilitar o seu usuário. Como exemplo, altere o “action=like” para “action=curtir”.

Se precisar de uma ajuda, o próprio Facebook pode facilitar o trabalho. Acesse o site oficial do botão Like e digite as informações necessárias, configure da melhor maneira (escolhendo o layout, tamanho, cor e fonte do botão) e peça para gerar um código personalizado.

Após isso, insira-o em seu site.

É possível também trabalhar o código em JavaScript. Essa possibilidade utiliza duas tecnologias do Facebook –  a tag fb:like em XFBML e o JavaScript SDK. O código a ser inserido em seu site é o seguinte:


Observação: Nas duas opções, é necessário trocar “url_da_pagina” pela URL da página onde está o botão curtir, que é a URL da página que se deseja promover.

Plugins à vontade

Se a sua praia não é a codificação, as linguagens dos programadores, basta apelar para os salvadores plugins. As plataformas mais conhecidas de blogs já oferecem boas opções de aplicativos que inserem automaticamente o botão Curtir em seu conteúdo, podendo até configurá-los de acordo com sua preferência.

Na página oficial do WordPress, é possível encontrar diversos plugins. Entre eles, destacamos o FBLikeButton, o Facebook Like Button e o WP FB Like Button. O resultado é o mesmo, basta escolher um que lhe agrade em termos funcionais.

Para os usuários da plataforma Blogger, o site oficial também oferece um plugin para inserir o botão Curtir em seu site. Confira no site oficial.

O importante é não deixar de oferecer esta opção ao seu leitor. Faça com que ele propague seu conteúdo, curta e exiba no perfil do Facebook aquilo que você tem de melhor. Assim, você pode contabilizar novos fãs e crescer ainda mais tanto dentro, como fora da rede social.