Olá amigos da Agência Mestre!

Como estão os trabalhos no Facebook? Já passamos por diversos tópicos interessantes que provam que a rede social pode ser realmente útil para o trabalho de uma empresa, seja para divulgação, comercialização de produtos ou propaganda dos serviços. Tudo pode ser aproveitado dentro do site que mais cresce em usuários e ganha cada vez mais parcerias e atrativos para interação.

Você sabia que pode ter um blog dentro do Facebook? Produzir conteúdo de qualidade, com links e imagens e compartilhá-lo para seus amigos? O mesmo vale para as marcas, podendo apresentar maiores detalhes sobre seu trabalho para todos os fãs em uma página. O Facebook Notes é a função específica para isso. Tendo algumas características interessantes para explorar.

Trabalho Simples

A aba de Notas do Facebook vem, por default, em todos os perfis e páginas de empresas. Trata-se de uma ferramenta básica da rede social, que entende que o espaço dos murais é insuficiente para publicar conteúdos maiores. Para suprir esta deficiência e não poluir a página principal de um perfil ou fan page, o sistema de notas tem um funcionamento diferente.

Já comentamos aqui (e falamos com freqüência) que o conteúdo é um dos pontos chaves, é rei, neste mundo da Internet e do SEO. Seja numa página externa, num blog pessoal ou numa rede social, aí incluímos o Facebook, escrever algo de qualidade e relevante aos usuários é fundamental para a geração de recomendações e, conseqüentemente, bons links apontando para a sua fonte.

O processo de criação de uma nota é bem simples. A página destinada à escrita é como um blog, permitindo título, formatação do texto, inserção de imagens e até de links. Você pode fazer tudo dentro do Notes, mas também colar um conteúdo pronto montado no Word ou no Dreamweaver, por exemplo, já linkado. Se seu post tem um banner, ele também será respeitado na hora da colagem.

Tela de criação de Notas

As notas publicadas ficam posicionadas como em um blog, de maneira vertical. Apenas uma breve introdução é mostrada. Ali, na “home”, é permitido comentar e curtir, item de suma importância para a divulgação do conteúdo.

Se preferir uma maneira ainda mais rápida, o Facebook oferece a possibilidade de importar um RSS do seu blog. Fazendo a integração, todo conteúdo publicado no site será automaticamente replicado nas Notas, criando assim uma fonte alternativa de consulta ao que você já produz fora da rede social.

Tela de importação do Facebook Notes

Propagação Rápida

Como tudo no Facebook, a possibilidade de ampliar a área de exposição é grande com as Notas. Comentamos aqui, que todo conteúdo “curtido” na rede social gera um status no mural de cada perfil, servindo de vitrine para os amigos deste usuário. O efeito dominó acontece a medida que cada amigo vê tal conteúdo e o aprova positivamente.

O sistema de Notas tem um ponto interessante. É possível refinar a categoria de exibição. No caso de um perfil elas são divididas em “notas de amigos”, “de páginas”, “minhas notas”, “rascunhos” e “notas sobre”. O grande ponto de propagação de conteúdo está exatamente nessas categorias.

Separação de categorias no Facebook Notes

Ao publicar uma nota em seu perfil ou em sua página pessoal/empresarial, o conteúdo é rapidamente jogado nesse “feed” do Facebook. Trata-se de um gerador de notas criadas pelas pessoas que você segue e as páginas que você curte, concentrando ali todo conteúdo para facilitar a leitura. Isso aumenta a possibilidade de cada usuário ler e curtir um texto vindo de fora.

O Melhor de Tudo: Indexação

Tá legal, Ique. Criei algumas notas e aumentei a minha exposição aos meus usuários do Facebook, aos amigos das páginas. É só?

Tem algo a mais: as notas são indexadas pelo Google.

Notas indexadas pelo Google

Pois é. Todo conteúdo gerado ali dentro da ferramenta de Notas do Facebook acabam parando nas SERPs, gerando mais valor ao que você produziu, abrindo também a possibilidade de usuários vindos de fora visitarem os textos que, se possuírem links para sua página externa, podem usar o Facebook como trampolim para seu blog, sua empresa ou sua marca.

Conteúdo Duplicado?

Quem conhece os conceitos de SEO sabe do problema de conteúdo duplicado. Replicar o conteúdo de um site em outro é, basicamente, uma cópia que pode gerar problemas no futuro, resultando em desqualificação no Google.

Esse cenário é encontrado em caso de importação das Notas de um blog. Será que isso pode gerar problemas?

O que sabemos até agora é que todos os links postados dentro das notas, no texto, contém NoFollow, ou seja, não há passagem de link juice de conteúdo para conteúdo. Mas também é sabido que, independente de follow ou não, o robô do Google acaba seguindo a URL.

Uma das alternativas para se antecipar a qualquer problema é deixar, ao final de cada artigo importado, um link para a fonte (no caso, o seu blog/site). Informar ao Google que existe um caminho original pode fazer com que a search engine entenda que não há cópia maldosa, evitando uma possível desqualificação.

Ainda sim, a produção de conteúdo exclusivo é a melhor saída. Ofereça algo diferente do que você já tem, dê aos usuários uma nova maneira de ler, conhecer e aprender sobre sua empresa ou seu trabalho.

A utilização do Facebook Notes é mais uma fonte de links, de socialização, expansão da marca e de como ser encontrado no Google.