Calcule o EdgeRank, algorítimo do Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

Confesso que estava devendo um texto sobre este que é um dos mais importantes pontos debatidos no Facebook. Também confesso que falar mais de algorítimo é um tanto quanto complicado, uma vez que as coisas mudam com frequência, ainda mais se tratando da rede social de Mr. Zuckerberg.

O EdgeRank é considerado um dos fatores mais importantes para mensuração. É ele quem determina a relação de um amigo com outro, uma fan page com um perfil e por aí vai. Sabe a tradicional situação em que você posta comentários, links, mas não recebe o retorno esperado? Então…

Um EdgeRank baixo pode decidir até se suas atualizações serão exibidas no perfil de alguém que está conectado com você.

São três os fatores que determinam o score de seu EdgeRank, cada um com suas características específicas e maneiras de se trabalhar:

  • Afinidade: determinado pelo número de interações realizadas entre um usuário ou uma fan page. Visitar uma página, Curtir, comentar ou visualizar fotos dá pontos positivos no EdgeRank neste quesito.
  • Peso: o conteúdo publicado e compartilhado deve ter relevância para os demais que me acompanham. Quando se divulga algum link ou comentário, são esperados likes e opiniões sobre a postagem. Quanto maior este feedback, melhor para o EdgeRank.
  • Tempo: um fator natural, pois ninguém quer ficar lendo notícias e posts antigos. Se você deixar de atualizar, também deixará de ser visto pelos seguidores e amigos, pois o feed do Mural prioriza as postagens mais recentes.

A formula do EdgeRank

Calculando os Valores

Muita gente vive a base dos números. Saber valores, resultados, montar os cálculos pode ser importante para definir situações em um projeto ou trabalho de um site/fan page.

O EdgeRank tem a sua fórmula (muito maluca, por sinal, lembrando as temidas aulas de matemática na escola) e calculá-la manualmente é um pouco complicado. Mas para que preocupar se existem ferramentas que fazem isso pra gente?

A EdgeRank Checker é uma destas e vem ganhando notoriedade por conta de suas atualizações e implementações que a torna ainda mais completa para se trabalhar. Esta semana recebeu planos pagos (infelizmente para muitos), mas também ganhou métricas que ajudam usuários e donos de fan pages.

É possível usar uma versão free, que te aponta apenas o resultado do cálculo e também os dias onde seu EdgeRank tende a ser maior e menor, bem como a oportunidade de ganho de fãs.

Exemplificando, veja o que a ferramenta mostrou sobre a fan page da Agência Mestre no último mês:

Resultado do EdgeRank da Agência Mestre

Elencando os resultados, temos os seguintes critérios de avaliação*:

  • 0-6: abaixo da média
  • 7-13: na média
  • 14-19: acima da média
  • 20+: excelente!

*A ferramenta ressalta que fan pages com poucos fãs (100 ou menos) tendem a dar números ilusórios, por conta da baixa quantidade de pessoas que podem ou não interagir com o conteúdo.

Ou seja, em termos de EdgeRank, no último mês, fizemos um grande trabalho com a Agência Mestre. Isto significa que nossas postagens foram curtidas e comentadas com frequência, houve interação com os fãs e também atualizamos sempre.

Como Aumentar os Números?

Com base nos fatores de cálculo citados acima, é possível imaginar que a interação e o engajamento são os pontos principais para começar a traçar estratégias. Já batemos muito nesta tecla aqui na coluna de Facebook e os exemplos que temos na própria Agência Mestre exemplificam tudo isso.

Mas separei algumas dicas pontuais para se trabalhar, caso seu EdgeRank score tenha sido um pouco decepcionante:

  • Poste aquilo que, de alguma forma, seja natural para o engajamento dos usuários. Pensar em algo exclusivo, divertido e provocador é fundamental;
  • Incite seus fãs e amigos, peça (direta ou indiretamente) para Curtir seu conteúdo;
  • Trabalhe bem com as imagens. A relação visual-textual é fundamental para atrair quem está lendo seu Mural;
  • Vídeos também são uma boa para atrair cliques e Likes;
  • Procure atender os usuários, fazendo posts para eles e não para você
  • A máxima do “Conteúdo é Rei” serve para o Facebook e, principalmente, para o EdgeRank

Se preferir, contrate o serviço da EdgeRank Checker, que amplia os relatórios trazendo mais informações e apontando o que funciona e o que não funciona na sua fan page para trazer mais interação, mas fãs e, consequentemente, aumentar o seu score. Como a ferramenta está estreando seus planos pagos, é possível fazer uma assinatura e ter 14 dias de graça.

Assim como fiz na semana passada, com o post do PageLever, assinarei este teste para fazer um review completo e, na próxima semana, detalharei o funcionamento da EdgeRank Checker para vocês.

Independente de ter a atenção neste algorítimo, nunca se esqueça da interação. O trabalho Facebook não é como qualquer outro e nem os fãs não devem ser ignorados. Procure trabalhar para eles, entregando um conteúdo exclusivo, interativo e interessante. Assim, não só o seu EdgeRank vai subir, mas sua reputação e visibilidade também estarão em alta.

Caso queira mais dicas, o amigo Paulo Faustino compartilhou um post na Escola Freelancer sobre como melhorar seu EdgeRank.

Um abraço e até a próxima!