Photostrip do Mario no Facebook

Olá, amigos da Agência Mestre!

A coluna de Facebook desta semana traz uma dica bastante simples e que pode ser mais um diferencial para uma fan page. Há algum tempo, o Facebook anunciou a alteração de design dos perfis e páginas, remodelando o formato antigamente conhecido e ainda pouco explorado por nós.

Com um apelo mais visual, as abas no topo central foram deslocadas para a esquerda, em forma de menu e ícones. Outras mudanças podem ser encontradas no nosso artigo sobre a nova fan page do Facebook.

Falando em visual, uma das mudanças mais interessantes foi a inserção de uma linha de fotos abaixo do título da página. Aquela faixa, chamada de Photo Strip, representa fotos recém-postadas no perfil ou na fan page, ou ainda aquelas em que somos marcados nos álbuns de amigos.

Não demorou para que os criativos de plantão se aproveitassem da mudança. Criações bastante curiosas davam um ar diferenciado para perfis e páginas, que subiam fotos de maneira a alinhar o Photo Strip, criando frases, ícones e até uma mensagem completa com as cinco pequenas imagens centrais. Veja alguns exemplos retirados do site Reface.me:

Photostrip da Katie

Photostrip Jon Yang

E até a amiga Pri Muniz também explorou a idéia por aqui:

Photostrip Pri Muniz

Mas é claro que não se trata apenas de uma ferramenta visual. Tudo bem que o efeito é bem bacana, olhando pelos exemplos acima e, principalmente, indo até o reface.me para olhar mais criações de pessoas pelo mundo. Se a idéia for impactar amigos, fãs e possíveis clientes, a customização do Photo Strip é um grande truque.

Só que também podemos usar esta brincadeira como ação de divulgação. Uma imagem criativa, chamativa, ali na pequena caixa, atrai os fãs para o clique. A ampliação da imagem leva o usuário para a visualização normal de uma foto no Facebook, com descrição e possibilidade de comentários. E é aí que uma empresa pode aproveitar.

Publicidade e Ações Exclusivas

Para exemplificar a ação de expor a marca e usar o Photo Strip como mais uma fonte publicitária, peguemos a recente alteração feita na fan page da Agência Mestre. No artigo da nova fan page, já citado no topo deste texto, temos uma imagem exemplificando como era a faixa de imagens antiga da página.

Decidi fazer um teste simples, criando imagens para divulgar os serviços e produtos da nossa empresa:

Photostrip teste da Agência Mestre

Estes pequenos computadores tem telas referenciando o trabalho da Agência Mestre. Claro que para entender do que se trata, o usuário precisa clicar em cada um para ampliar a imagem. Neste instante, ele é levado para o tamanho original da foto, com descrição e informação do álbum onde ela foi postada (percurso natural de se visualizar uma foto no Facebook).

Se você, empresa, tem interesse em fazer ali uma divulgação, não perca tempo e preencha sua descrição de maneira atraente. Ela aceita links e, portanto, pode servir com bom anunciante para você:

Descrição com Link no seu Photostrip

Como sempre batemos na tecla aqui na nossa coluna de Facebook, uma das boas maneiras de se angariar fãs e manter os já atuais em atividade é apoiar na exclusividade. Oferecer algo simples, porém único para aqueles que estão na rede social traz um sentimento de valorização e atenção.

A ação no Photo Strip também pode chamar a atenção para tal prática. Repare neste exemplo da empresa britânica Make It In Music, oferecendo um eBook gratuito para seus fãs:

eBook grátis na Make it in Music

Atenção

As Fan Pages possuem uma rotatividade nas imagens do Photo Strip. A cada “F5”, a ordem das cinco fotos postadas é trocada e, portanto, não é possível formar frases como as dos exemplos iniciais deste artigo. Tenha sempre esta situação em mente e, por conta disso, trabalhe a criatividade imaginando que suas cinco criações serão alteradas de posição sem você pedir.

Repare que na Agência Mestre optei por ícones separados, pequenos computadores isolados, onde a rotação não atrapalharia a “propaganda”.

Esta situação não se aplica aos perfis pessoais, onde as fotos que estão no Strip podem ser até reorganizadas livremente pelo dono. Portanto, fique à vontade para brincar em seu perfil.

Ok, Ique. Como Eu Faço?

Passado o conceito, os exemplos e os alertas, vamos direto ao assunto. Vocês querem criar suas imagens, certo? Para isso é preciso seguir um modelo desenvolvido pela galera que saiu na frente no quesito “montagem de Photo Strip”. O Facebook simplesmente encolhe as fotos que são colocadas em seu site e se você criar um pequeno ícone, do tamanho da imagem colocada na fan page, terá problemas.

Depois de alguns testes, surgiu na rede a seguinte configuração: imagem de 720px por 720px, sendo que o thumbnail do Photo Strip será capturado nas dimensões 534px por 374px. Sendo mais simples, disponibilizamos aqui a imagem padrão com as medidas. Clique e salve em seu computador. Depois, basta trabalhar em cima (como fiz por não ser nenhum expert na edição de imagens rs):

Photo Strip Facebook

Na criação teste que fiz na Agência Mestre, montei uma imagem apenas na área mais clara, preenchendo o restante apenas com um fundo do mesmo tom do thumb que queria jogar no Photo Strip. O ponto negativo desta prática é que o usuário verá uma imagem de 720px com mais fundo do que qualquer outra coisa.

O ideal é trabalhar toda a dimensão, dando mais atenção aos 534px por 374px que serão capturados pelo Facebook para servir de ícone na home de sua fan page.

Depois de criar cinco imagens com os moldes acima, vá para o menu de Fotos de sua fan page (localizado à esquerda, com os demais apps) e crie um novo álbum. Se preferir, faça o upload em alguma pasta já existente. Após subir cada foto, edite a descrição e salve as alterações. Ao clicar em publicar, as fotos estarão no ar.

Publicar fotos no Facebook

Volte para o seu Mural e, se quiser, delete a mensagem de que sua “página subiu novas fotos”. Este é um aviso básico aos fãs que você inseriu as novas imagens.

Novas Imagens = Estrago no Photo Strip

O Photo Strip é composto por imagens que são “uploadeadas” pelo usuário ou administrador da Fan Page. A cada novo upload ou marcação de fotos por terceiros, a nova foto toma o lugar das que já estão postadas na listagem de thumbnails.

Para evitar que seu criativo Photo Strip seja afetado, fique atento a cada upload. Ao verificar um “objeto estranho” na sequência de seu trabalho, basta passar o mouse pela pequena imagem e clicar no “X” no topo direito. Ela será removida apenas do Photo Strip e não entrará na rotação, mas não será excluída em definitivo do álbum dentro da aba Fotos.

Use e Abuse!

Com este completo guia, você não deve enfrentar problemas para criar o seu Photo Strip. Abuse da criatividade, faça peças interessantes e chamativas e não deixe de fazer uma propaganda para sua marca na descrição das fotos (se esta for a sua intenção).

Se a propaganda não for a alma do teu negócio, ao menos você deixará sua fan page com uma cara diferenciada e atrativa para seus amigos e fãs.

Um abraço e até a próxima!

Créditos da imagem: Scallywag Photo