Olá,

Muito se fala sobre conseguir links de qualidade. O problema é como fazer isso sem usar artifícios “anti-éticos”. Você já deve ter lido que comprar links e fazer/comprar/trocar links recíprocos não são práticas aconselháveis. Então o que fazer? Use os Social Bookmarking.

Os sites de Social Bookmarking permitem a divulgação de noticias, vídeos e imagens, te dão bons links e incrementam o tráfego do seu site. É claro que não basta apenas divulgar seu site nos social bookmarkings e recolher os frutos. Confira algumas dicas de como e onde conseguir bons links.

Uma das regras mais básicas do SEO é ter links de qualidade apontando para o seu site. Mas esses links precisam ter “follow” certo? Nem sempre. No caso de sites especializados em divulgação, mesmo que seu link tenha um temido “nofollow”, pode trazer grandes benefícios, como um aumento considerável no tráfego e leitores do seu Feed.

Então, onde divulgar seu site? Entre os social bookmarking internacional, posso destacar o Social Marker. Esse site reúne uma boa gama de sites de áreas específicas. Você pode escolher apenas os sites que dão follow nos links, ou que são especializados no assunto do seu site.

Mas ter links não é tudo. Se o seu site é em português, foi feito no Brasil e está direcionado para o público brasileiro, o ideal é divulgar seu site onde os leitores estão interessados no seu conteúdo. Infelizmente, eu não conheço nenhum site brasileiro que reúna diretórios como Social Marker. No entanto, há sites muito interessantes. E gostaria de compartilhar os meus preferidos: LinkTo, Imera, Linkk, Uêba, DoMelhor, diHITT, Rec6 e Eu Curti. Em algumas áreas pode valer a pena investir em sites portugueses ou espanhóis, como: Fixolas e Ouvi Dizer.

O importante é sempre divulgar seu conteúdo, mas também interagir com os outros usuários do site. Leu uma notícia interessante? Comente, vote, mostre que você não está apenas atrás dos links. Isso pode fazer uma grande diferença.

Por enquanto é só. Experimente e divida suas experiências conosco. Ficou na dúvida? Consulte o Glossário SEO.