Com o boom das redes sociais, muita gente sonha em ter uma audiência social gigantesca igual ao Whindersson Nunes, Porta dos Fundos, entre muitos outros. Inclusive, várias empresas procuram agências de marketing digital com esse objetivo, mas saiba que não é bem assim… Por isso hoje iremos dar para vocês algumas dicas que podem te ajudar a atingir esse objetivo. Dê o play abaixo e confira!

Projeção orgânica é algo raro…

Entenda que casos como Whindersson (o maior youtuber brasileiro), Julio Cocielo e Porta dos Fundos são raros e podemos afirmar que menos de 1% dos usuários das redes sociais conseguem uma projeção orgânica gigantesca igual a deles. É aquela história, se fosse fácil qualquer um conseguiria.

Até pouco tempo atrás poucas pessoas conheciam o Whindersson, e hoje ele carrega uma legião de fãs com sua forma de prender a audiência com piadas simples, temas relevantes do cotidiano, conteúdos e ideias sempre atualizadas que entretém de verdade.

Existem até frameworks que ajudam você a obter resultados nas redes sociais, mas dificilmente você atingirá resultados extraordinários como os casos citados acima da noite para o dia (a não ser que você consiga compor um hit do verão como o coreano Psy e sua música Gangnam Style).

Contudo, existem técnicas consolidadas que podem te ajudar a alcançar excelentes resultados, por isso separamos alguns pontos que podem ajudar você.

Audiência Social no Facebook

Tratando-se de redes sociais, o Facebook possui uma das maiores taxas de interatividade, pois nele é possível curtir, comentar, compartilhar, acompanhar marcas, personalidades, se divertir, entre muitas outras coisas. Sem falar da gama de formatos, como fotos, vídeos, textos, gifs, links, etc.

O grande diferencial para você aumentar sua audiência social é são as lives! Atualmente, o Facebook mantém um bom nível orgânico das lives para o público, sendo que esta é uma maneira real e interativa de conexão. Portanto, coloque em seu radar o uso de lives!

Em relação à frequência de uso desta ferramenta, recomendamos uma live por semana, contudo, se não houver disponibilidade, lives quinzenais também podem funcionar. Agora, se você tiver a oportunidade de fazer lives diárias, esse pode ser um grande diferencial!

Além das lives, você deve publicar outras formas de conteúdos, e uma técnica para testar a aderência da audiência é patrocinar com uma pequena verba todos os seus posts e conferir quais dão melhores resultados. Assim, é possível definir quais posts são os preferidos do público e geram mais resultados para sua página, otimizando sua grade de postagens.

A terceira dica e última dica para Facebook fica por conta da opinião dos seus seguidores. Pergunte para eles o que desejam ver, pois assim seu conteúdo fica de acordo com o gosto deles e os seus resultados melhoram ainda mais.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram recentemente habilitou o seu recurso de lives para alguns usuários dos EUA, sendo que esta nova ferramenta em breve chegará no Brasil.

Mas enquanto ela não chega você pode aproveitar o Stories, uma ferramenta semelhante ao Snapchat que entrega materiais curtos e destrutíveis para sua audiência.

Para o nosso mercado de marketing digital o Instagram Stories não funcionou tão bem, contudo, para mercados como saúde, bem-estar, fitness, alimentação, moda, maquiagem e artesanato funcionou perfeitamente. Portanto, compartilhe dicas e dê pitadas do seu cotidiano para a audiência.

Outra dica que deu certo no Facebook e funciona muito bem no Instagram é a publicação de imagens pedindo a opinião do público. Por exemplo: indique seu livro favorito, sua receita favorita, restaurante predileto, música que mais escutou, blog de marketing digital que mais lê, entre outras coisas. Assim você consegue engajamento e interatividade com o público!

Youtube

Nosso CEO, Fábio Ricotta, publicou em seu canal mais de 290 vídeo. E com essa experiência ele aprendeu e aplicou uma sacada rápida, curta e muito eficiente.

Ele pegou os posts que mais funcionaram em nosso blog e os transformou em vídeos! Simples, não é? Assim sua criação de pautas fica mais fácil, simples e seu discurso assertivo!

Contudo, não faça uma simples transcrição do post, entenda que o vídeo será como um material rico, portanto dê exemplos, acrescente informações, entre outras coisas.

Além disso, continuando no gatilho de enriquecer materiais, todos os nossos vídeos também se tornam uma publicação para blog (assim como essa que você está lendo agora).

Assim você consegue alcance no Google, tráfego orgânico no blog e também agrada quem não é tão fã dos vídeos.

Twitter

Por último mas não menos importante, o Twitter pode ser um excelente canal para você conquistar e aumentar sua audiência social. Assim como os seus concorrentes, nele é possível realizar lives, que já estão disponíveis no Brasil através do Periscope.

Ele funciona muito bem para o nosso mercado de marketing digital e também pode funcionar no seu. Portanto aproveite, compartilhe mensagens curtas e interaja de forma direta com os seus seguidores!

Em outro vídeo o Fábio fala apenas das lives para alavancar os seus negócios, portanto confira, aplique as dicas nas redes sociais e veja os seus resultados decolarem. Aproveite e assine nossa newsletter para receber conteúdos como esse em primeira mão!