É bem provável que todo mundo já tenha se deparado com aquela ajuda do Google para quando você digita algo errado ou mesmo quando o Google acha que você está procurando outra coisa, e te dá a sugestão: você quis dizer: …

mestre zeo

E por que estou trazendo este tema à tona? Porque muitas pessoas, na hora de fazer a otimização de sites, perguntam:

Devo Otimizar Palavras Escritas de Forma Errada?

É de longa data que nós vemos o Google dar a sugestão de uma outra busca quando ele supõe que você, na verdade, quis dizer outra coisa. Contudo, ele sempre mostrava resultados com as palavras erradas e somente uma linha Você quis dizer: ….

Houve um tempo em que realmente era muito válido otimizar palavras erradas, o tempo até a linha de sugestão ou antes dela. Hoje em dia, de modo geral, não vale mais. Mas por quê? Justamente pela nova forma como o Google está mostrando sua sugestão, não somente uma linha com o termo que ele acredita ser o correto, mas, também, os 2 primeiros resultados da busca com tal termo de busca. Isso significa muito.

Com a sugestão e os dois resultados da busca alternativa, o usuário realmente lê o que é a sugestão e vê os dois principais resultados, percebendo inevitavelmente que pode ter digitado errado. Antes podia passar desapercebido, eu mesmo não notei por várias vezes.

Além de o Google “forçar” o usuário a conhecer a busca alternativa, normalmente a palavra escrita da maneira correta tem um volume de busca muito maior do que a palavra escrita de forma errada. Mas, em português, nós temos uma situação extra: palavras com acento ou c cedilhado: ç. Essas palavras grafadas de modo errado também tem um volume de busca alto e, nem sempre, o Google as identifica como sinônimas.

Tanto acontece de uma página aparecer para palavras sem acento mudando apenas algumas posições em relação a forma correta, como aparecer para uma forma de escrita e desaparecer na outra. Quando as posições diferem muito pode ser o caso de se utilizar SEO para tentar rankear bem para as duas formas, se as duas formas tiverem um volume alto de busca e de conversão.

Por que Não Otimizar Palavras com Grafia Errada?

Já entendeu a idéia? Não se deve otimizar palavras em sua escrita errada, especialmente, porque o site perde a credibilidade e o profissionalismo. Um site bem escrito passa muito mais confiança para seus visitantes. Um blog então. Realmente passa o ar de que existe uma entidade, ou pessoa, que se dedica ao trabalho realizado ali.

Além do mais, como pode ser visto nas duas imagens deste post, o Google está colocando resultados de sua sugestão de termos antes do resultados para termos escritos de maneira errada, tornando ainda mais valioso rankear nas duas primeiras posições para o termos corretos, pois, agora, parte do tráfego para a grafia errada com certeza irá se converter para páginas com a grafia correta. Provavelmente, será um esforço mais bem empreendido quando dedicado a rankear bem no termo correto do que dedicado ao termo escrito errado.

A essa altura, com certeza, você já está pensando em todas as keywords de entrada que você tem reportadas na sua ferramenta de web analysis escritas de forma errada e como elas representam uma boa porcentagem das visitas. Eu sei. Isso acontece mesmo. E é importante acompanhá-las ali. Pode ser um indicativo para você de uma mudança de investida. De certa forma, rankear para o termo escrito errado, é um passo na direção de rankear para o termo escrito correto.

A minha recomendação pessoal é de não otimizar palavras com a grafia errada, não seria nada bom acabar sendo reconhecido como proficional da área… é mais difícil levar a sério.