SEO para Blogs – Fábio Ricotta na Campus Party

Por Ique Muniz


Panorâmica da palestra do Fábio Ricotta

Olá, amigos da Agência Mestre!

Como dissemos no último artigo, o primeiro da cobertura Campus Party 2011, quarta-feira reservou para nossa equipe um grande dia. Além de muito trabalho, foi o momento da apresentação de Fábio Ricotta para todo evento, no palco de Mídias Sociais.

Sob o tema “SEO para Blogs”, Fábio subiu ao palco precisamente às 14h15. O público surpreendeu e apareceu em grande número para acompanhar as dicas e informações do Fábio sobre o que fazer em seu blog para otimizá-lo da melhor forma.

Fábio dividiu sua apresentação em duas partes. A primeira envolveu um apanhado do que ele disse no ano passado, na mesma Campus Party. Fez um apanhado sobre SEO para blogs, apresentando alguns plugins para WordPress.

A segunda etapa foi montada exclusivamente para a edição 2011 da Campus. Ricotta tomou três exemplos para, na prática, mostrar como trabalhar o SEO dentro do blog. Dividiu os experimentos da seguinte forma: o blogueiro iniciante, o famoso e o site de uma empresa.

Apresentação dos exemplos - palestra do Fábio Ricotta

Com o foco no conteúdo, ele demonstrou cada site e, em seguida, apresentou dicas quentes do que fazer em cada caso, de acordo com a necessidade, o tema, o nível de trabalho e o público alvo destes blogs.

Post Rank, Topsy, Übersuggest, Soovle e What The Trend foram algumas das ferramentas utilizadas em cada análise. A parte de métricas também não foi esquecida e o Google Analytics recebeu atenção especial na questão da reotimização.

Por fim, Fábio falou da ferramenta SEM Rush e deixou um pensamento simples, porém bastante eficiente: “SEO + Social Media = Sucesso”. Uma conta que pode parecer trabalhosa, mas o retorno é certamente bastante satisfatório para quem a utiliza.

Fábio ainda foi bombardeado de perguntas, que passaram dos dez minutos liberados pela organização. Um momento bastante produtivo para aqueles que assistiram à palestra e puderam extender o assunto.

Vale lembrar que quem não pode comparecer a Campus Party teve a chance de acompanhar a apresentação em um live streaming que foi amplamente divulgado pelo Twitter momentos antes da palestra.

Com o público dividido entre pessoas que estavam fora e até mesmo aqui no Centro de Exposições Imigrantes, o streaming da apresentação chegou a 500 visualizações. Se você perdeu, pode conferir a palestra na íntegra abaixo:

A apresentação SEO para Blogs também já está no Slideshare:

LEIA MAIS
Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Comentários
  1. Fábio,

    Fiz a pergunta ao final de sua excelente apresentação, sobre a diferença entre páginas e sites (muito mal formulada a pergunta, inclusive).

    Conversei em seguida à apresentação com o Frank Marcel, e a resposta dele (o domínio dá um empurrão à páginas hospedadas nele), aliadas à este artigo de junho/2010 do Search Engine Watch (http://searchenginewatch.com/3640671), no trecho:

    Authority is Domain-wide: Authority affects an entire domain name. A new page on an old website needs to receive enough link value, but can rank from day one.

    Me deram a ideia de que, NO CURTO PRAZO (para fins de indexação), vale mais apenas hospedar o blog da empresa no dominio.com/blog do que no blog.dominio.com

    Faz sentido?

  2. Muito bom, Fábio! Para quem não pôde ir à Campus Party, é um prato cheio o vídeo.

    Eu já tinha implementado TODAS as sugestões do Mestre Cast WordPress SEO lá no mude.nu e agora vou acrescentar essas. A do Post Rank é matadora!

  3. Parabéns, além de tudo, foi legal comentar sobre algumas ferramentas gratuitas que possam nos auxiliar, muitas pessoas ainda não conhecem.

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?