Olá leitores do blog Mestre Seo, este é meu primeiro post por aqui, quero abordar um assunto que ao mesmo tempo é extremamente simples, mas precisa ser visto com cuidado:

Você esta acompanhando a evolução do seu site quando de um dia para o outro seu site caiu N posições ou simplesmente parou de aparecer no resultado de busca do Google. Isso provavelmente foi alguma punição do Google em cima do seu site.

Tipos de Punição

Você deve estar se perguntando quais são as punições que o Google pode fazer, especula-se que existem três tipos de punições:

Penalidade – 30: O seu site cai 30 posições (ou três páginas) na pesquisa relacionada;

Penalidade -950: Na teoria seu site cai 30 posições, mas há a especulação, também, que não exista tal punição, o que acontece é que o Google coloca seu site no final da busca relacionada;

Exclusão: Seu site é banido temporariamente (ou até o problema ser resolvido) das páginas de busca do Google.

Como já foi dito algumas vezes por aqui, se seu site é novo, o Google pode demorar um pouco para começar a indexar as páginas dele, site novo é visto com muita desconfiança pelos crawlers, ou seja, até que você prove o contrário, o Google deixa o seu site em uma “área de espera”, mais conhecida como sandbox.

Fui punido, o que eu faço agora?

Se você foi punido pelo Google, você fez alguma coisa que ele não gostou. Pode parecer meio óbvio isso, mas se você não fez por mal é muito difícil encontrar o que há de errado. Agora se você fez por mal, pode ter certeza que não é só o Google que está de olho no seu site. Em geral para ser punido pelo Google, basta utilizar alguma técnica de Black Hat, fazer Link Farm, colocar várias keywords no seu post ou na sua página, fazer uma campanha de link building com a mesma âncora, etc. Não citei todos porque existem inúmeros posts aqui na Agência Mestre que falam do que não pode se fazer para que seu site não seja punido.

Bom agora que você já sabe o que não pode fazer, ache o que tem de errado no seu site e corrija o erro o mais rápido possível, ser punido pelo Google pode significar algumas (ou muitas) visitas a menos no seu site.

Apenas fazendo um adendo, uma outra coisa que pode ser a causa da punição de seu site é o famoso conteúdo duplicado (simplificando: o famoso Ctrl + c, Ctrl + v), embora não exista nada comprovado de que isso gere punição, tente evitar ao máximo isso, porque o Google sabe quem escreveu o texto e quem copiou, e o Google indexa apenas um conteúdo o outro é descartado.

Quero voltar aos resultados de busca

Para te ajudar a saber o que há de errado no seu site e para outras coisas a mais, o Google disponibiliza uma ótima ferramenta de auxilio ao Webmaster chamada Webmaster Tools, na qual você pode ter acesso à vários dados importantes sobre o seu website. Não vou me extender muito no assunto, pois há várias matérias interesantes sobre essa ferramente em nosso Blog.

Ciente de que esta tudo certo no seu site, tudo o que era ilegal foi retirado, vamos entrar em contato com o Google. Dentro do Webmaster Tools há uma ferramenta para você pedir ao Google a volta do seu site.

A seta vermelha acima mostra aonde você clica para fazer essa requisição ao Google, as duas outras setas azuis eu coloquei apenas como curiosidade, mas servem para você denunciar ao Google alguma técnica ilegal em outros sites. Depois que você clicar nesse site indicado pela seta vermelha entrará uma página muito auto-explicativa que ajudará a você fazer a coisa certa. O Google pode demorar um pouco a responder, mas ele responderá, provavelmente será uma mensagem automática, mas pode ter certeza de que eles irão rever seu site quando possível.

Conclusão

Resumindo, técnicas ilegais podem até surtir algum efeito no começo, mas certamente depois de algum tempo seu site irá ser punido, e como mostrei acima, se você vir algo de errado em algum site, denuncie, você não vai ficar se matando para conseguir um bom posicionamento no Google enquanto alguém “metido a espertinho” vai conseguir o mesmo resultado seu, mas por métodos ilegais. Se você foi punido sem ter a intenção, veja o erro e arrume o que está errado e certamente o seu site voltará a crescer em pouco tempo.

Bom, sei que ficou um pouco grande esse post, mas tentei fazer ele o mais explicativo possível e para o primeiro post acho que está bom, espero ter mantido o nível do blog.

Veremos-nos semanalmente por aqui, na semana que vem estarei, junto com toda a equipe da Agência Mestre no SMX Brasil, espero encontrar com vários leitores do Blog lá.

Abraços