Como Tornar um Projeto de Marketing Digital Lucrativo

Por Felipe Rosa

Marketing Digital

Como Tornar um Projeto de Marketing Digital Lucrativo

Confira aqui todas as etapas que você deve seguir para tornar um projeto de marketing digital lucrativo, trabalhando somente com os clientes que valem a pena.

Felipe Rosa

É inevitável falarmos de negócios, sem falar de lucro. Por isso, neste vídeo, o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, nos ensina como tornar um projeto de marketing digital lucrativo. Dê o play e confira as dicas:

Além de trabalhar, você precisa trabalhar para sobrar dinheiro no final do mês e não apenas para pagar as contas. Portanto, confira os pontos que você precisa ficar atento para obter lucro.

Estime Seu Custo/hora

Para descobrir qual é o custo do funcionário para a empresa, faça o cálculo através desta calculadora online. O bacana é que ela já prevê valores de décimo terceiro e outros benefícios. Mas, além de fazer isso para seus funcionários, faça isso para você também, principalmente se você é um consultor de marketing digital ou um freelancer. Dessa forma você saberá o custo que você e seus funcionários representam.

Verifique Quanto Custa Cada Ação/hora

Toda empresa foi feita para dar lucro. Por isso, faça a conta e veja quanto custa cada ação/hora. Uma das tarefas que fizemos recentemente na Agência Mestre, foi monitorar quanto tempo demoram as principais atividades de cada área da empresa. Tiramos uma média, a fim de verificar o tempo máximo e mínimo para a realização de uma atividade. Com isso, conseguimos estimar o tempo de entrega de um trabalho, bem como fornecer um orçamento preciso ao cliente, para que aquele trabalho gere lucro para a empresa e seja entregue no tempo correto.

Para exemplificar, aqui na Mestre, nós levamos cerca de 40 horas para fazer uma auditória de SEO. Dependendo do projeto é menos tempo, dependendo é mais. Mas, em geral, digamos que sejam 40 horas. O importante aqui é incluir 10% a mais de tempo hábil para resolver algum possível problema que pode aparecer ao longo da tarefa. Com isso, você ganha uma “folga” para alguma eventualidade. Nesse caso, teríamos o total de 44 horas. Com esse número em mãos, basta multiplicarmos tal valor pelo custo/hora, para obtermos o custo real da tarefa.

Estime Seu Custo Operacional

Para estimar seu custo operacional, você precisa listar todos seus custos mensais, tais como luz, aluguel, equipamentos, adicionando a depreciação de materiais e ao final disso, somar tudo e dividir pelo número dos seus projetos. Por exemplo, imagine que você somou e todos os seus custos deram R$ 10.000,00 e que você tem 10 projetos. Ou seja, uma média de R$ 1.000,00 por projeto. Isso é o que precisa dar para você pelo menos cobrir seus custos. Além dos custos básicos, você precisa também acrescentar os impostos e valores de nota fiscal.

Depois de colocar todos os custos e impostos na ponto do lápis, é hora de incluir a sua margem de lucro. Aqui na Mestre, trabalhamos na tentativa de margem entre 50 e 100%. Mas, existem casos particulares em que não conseguimos incluir essas margens. Para serviços novos na agência, a margem chega a ser de apenas 15%. Já em serviços de SEO, conseguimos colocar mais de 50%. Naturalmente, ao praticar uma margem pequena, você terá que lucrar no volume de clientes e projetos.

Conclusão

Se você está trabalhando muito e não está tendo lucro, provavelmente você está estimando valores errados e/ou calculando mal seus custos totais efetivos. Quando olhamos para o mercado de marketing digital e vemos margens de lucro muito baixas, percebemos que as contas não estão fechando. Ou as pessoas estão trabalhando com colaboradores que são estagiários / júniores, e podem não ser tão qualificados ou estão trabalhando com freelancers. Inclusive, esse é um fator que você pode argumentar com o seu cliente, a fim de valorizar seu trabalho. Portanto, se for necessário, recuse trabalhos e continue prezando pela qualidade e transparência.

LEIA MAIS

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?