É inevitável falarmos de negócios, sem falar de lucro. Por isso, neste vídeo, o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, nos ensina como tornar um projeto de marketing digital lucrativo. Dê o play e confira as dicas:

Além de trabalhar, você precisa trabalhar para sobrar dinheiro no final do mês e não apenas para pagar as contas. Portanto, confira os pontos que você precisa ficar atento para obter lucro.

Estime Seu Custo/hora

Para descobrir qual é o custo do funcionário para a empresa, faça o cálculo através desta calculadora online. O bacana é que ela já prevê valores de décimo terceiro e outros benefícios. Mas, além de fazer isso para seus funcionários, faça isso para você também, principalmente se você é um consultor de marketing digital ou um freelancer. Dessa forma você saberá o custo que você e seus funcionários representam.

Verifique Quanto Custa Cada Ação/hora

Toda empresa foi feita para dar lucro. Por isso, faça a conta e veja quanto custa cada ação/hora. Uma das tarefas que fizemos recentemente na Agência Mestre, foi monitorar quanto tempo demoram as principais atividades de cada área da empresa. Tiramos uma média, a fim de verificar o tempo máximo e mínimo para a realização de uma atividade. Com isso, conseguimos estimar o tempo de entrega de um trabalho, bem como fornecer um orçamento preciso ao cliente, para que aquele trabalho gere lucro para a empresa e seja entregue no tempo correto.

Para exemplificar, aqui na Mestre, nós levamos cerca de 40 horas para fazer uma auditória de SEO. Dependendo do projeto é menos tempo, dependendo é mais. Mas, em geral, digamos que sejam 40 horas. O importante aqui é incluir 10% a mais de tempo hábil para resolver algum possível problema que pode aparecer ao longo da tarefa. Com isso, você ganha uma “folga” para alguma eventualidade. Nesse caso, teríamos o total de 44 horas. Com esse número em mãos, basta multiplicarmos tal valor pelo custo/hora, para obtermos o custo real da tarefa.

Estime Seu Custo Operacional

Para estimar seu custo operacional, você precisa listar todos seus custos mensais, tais como luz, aluguel, equipamentos, adicionando a depreciação de materiais e ao final disso, somar tudo e dividir pelo número dos seus projetos. Por exemplo, imagine que você somou e todos os seus custos deram R$ 10.000,00 e que você tem 10 projetos. Ou seja, uma média de R$ 1.000,00 por projeto. Isso é o que precisa dar para você pelo menos cobrir seus custos. Além dos custos básicos, você precisa também acrescentar os impostos e valores de nota fiscal.

Depois de colocar todos os custos e impostos na ponto do lápis, é hora de incluir a sua margem de lucro. Aqui na Mestre, trabalhamos na tentativa de margem entre 50 e 100%. Mas, existem casos particulares em que não conseguimos incluir essas margens. Para serviços novos na agência, a margem chega a ser de apenas 15%. Já em serviços de SEO, conseguimos colocar mais de 50%. Naturalmente, ao praticar uma margem pequena, você terá que lucrar no volume de clientes e projetos.

Conclusão

Se você está trabalhando muito e não está tendo lucro, provavelmente você está estimando valores errados e/ou calculando mal seus custos totais efetivos. Quando olhamos para o mercado de marketing digital e vemos margens de lucro muito baixas, percebemos que as contas não estão fechando. Ou as pessoas estão trabalhando com colaboradores que são estagiários / júniores, e podem não ser tão qualificados ou estão trabalhando com freelancers. Inclusive, esse é um fator que você pode argumentar com o seu cliente, a fim de valorizar seu trabalho. Portanto, se for necessário, recuse trabalhos e continue prezando pela qualidade e transparência.