Primeiramente gostaria de falar sobre o novo codenome existente nas agências que trabalham com web, o “estruturador” ou seja o profissional que trabalha com HTML e como ele esta 99% relacionado com o futuro da internet brasileira.

O estruturador, programador web, desenvolvedor webstandard ou qualquer outro termo que podemos designar a esta profissão se resume a frase ” o futuro da web “. Justamente pelo mesmo ser o futuro é que ele hoje esta começando a ganhar terreno no mundo profissional auxiliado por um fator importante que sempre existiu. Este fator esta possibilitando ao estruturador a saída da sua sombra debaixo do designer e do programador, assim valorizando o profissional, onde até hoje ainda não é dado o valor a este profissional, mas porque? Pelo simples fato de que ele não tem como aparecer, onde hoje sinônimo de um bom site para a maioria dos leigos se resume ao desenho da página ou a um complexo sistema de e-commerce, mas nunca as boas práticas do principal código que gera a acessibilidade do usuário, do programador e da máquina, isto só acontece porque até então não existia um incentivo, algo que além de gerar bons resultados gerasse dinheiro.

Inexplicavelmente surge uma idéia em uma universidade nos EUA que revolucionária o mundo e a profissão do estruturador, algo que fizesse sentido ao uso das boas práticas de semântica entre outras existente no mundo webstandards e que através disso gerasse dinheiro, e o que vale dinheiro graças aos céus é visto com bons olhos no mundo profissional. A explosão do GOOGLE como não era de se esperar começou a gerar efeitos positivos nas grandes empresas, mas o GOOGLE não conseguia entender corretamente essas empresas, e para entende-las com precisão  ele precisaria adotar um padrão. Então aonde você acha que eles clamaram por ajuda ? Sim a sombra , o estruturador. Hoje o papel do profissional de webstandards esta crescendo e tudo indica que ele perpetuará por um bom tempo.

A Internet brasileira até então vem sofrendo com a falta tremenda de estudo nessa área, não é novidade hoje para nenhum profissional web, que ah centenas de sites mal estruturados, fora dos padrões. E por esse conhecimento isto hoje esta chegando a cabeça das grandes empresas e ao saber pelo exterior a potencialidade do SEO, junto com os webstandards as empresas começam a buscar um serviço mais otimizado e conseqüentemente grandes agências procuram esses profissionais.

Então sabemos que o futuro deste profissional tem grandes expectativas, é o momento da sombra sair debaixos das cabeças chaves e começar a trilhar seu próprio caminho.