Ao chegar na metade do ano você pode ter percebido que ainda não fez boa parte do que gostaria, não é mesmo? Com o término do primeiro semestre, é hora de restabelecer algumas de suas prioridades e avaliar o que estava na sua lista e não foi feito. Se você uma das suas metas era se aprofundar melhor no universo das vendas virtuais, ler livros recomendados para quem trabalha com Marketing Digital é uma excelente ideia.

Afinal, com 4,4 bilhões de usuários de internet no mundo inteiro, houve a abertura de um novo mercado — que segue em expansão. Por conta disso, os especialistas precisam estudar esse meio virtual e entender quais as melhores formas de se posicionar e vender. Confira alguns títulos que irão te ajudar nesse segundo semestre de 2019!

1. As Armas da Persuasão: Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar (Robert Cialdini)

O autor, que é professor de Psicologia e Marketing na Universidade do Estado do Arizona, mostra como a persuasão pode levar uma pessoa a dizer “sim”, quando ela cria simpatia e se identifica com o que vê.

Ao longo do livro, ele discorre sobre como funcionam as seis principais armas que podem ser utilizadas para causar este efeito: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. Essas “armas” são elementos fundamentais para todos que trabalham com copywriting.

Isso acontece porque esses seis argumentos falam diretamente para os gatilhos mentais que o público tem. Portanto, conseguem influenciar melhor nas decisões que serão tomadas. Sem dúvidas, é um dos livros recomendados para todo profissional de marketing digital.

2. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital (Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan)

Kotler é considerado o pai do marketing por ter criado uma “bíblia” com fundamentos que serviram de pilares para a construção de estratégias em todo o mundo. Com “Marketing 4.0”, os autores falam sobre os efeitos que o meio digital causaram e como torná-lo aliado para obter mais vendas.

O livro dá continuidade aos ensinamentos do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0, dessa vez, mostrando o quanto é importante para as empresas se adaptarem aos conceitos do Marketing Digital — o que eles chamam de uma revolução. É importante ressaltar que não se trata apenas de ter um site ou uma página nas redes sociais, mas, sim, de fazer uma transformação e investir em encontrar o seu público alvo on-line.

3. Roube como um Artista: 10 dicas sobre criatividade (Austin Kleon)

Para o autor, nenhuma criação surge do nada, de modo que todos estão se inspirando no trabalho de outras pessoas — que também estão se inspirando em outras pessoas. Desta forma, toda produção, por mais criativa que seja, não é 100% original.

Pensando nisso, a melhor forma de passar a produzir com mais criatividade é ter boas fontes de inspiração e absorver delas o que considera mais útil. Assim, você se torna um “colecionador” de conhecimentos.

Quando se trata do meio digital, Kleon chama a atenção para as pessoas que você segue. Se rodear de quem produz um bom conteúdo, fala coisas interessantes e mostra um trabalho de qualidade é uma ótima forma de “roubar” como um artista, ou fazer um bom benchmarking, na linguagem de quem trabalha com o marketing pela internet.

4. Marketing nas Mídias Sociais em 30 Minutos: Manual Prático para Divulgar seus Negócios pela Internet de Modo Rápido e Gratuito (Susan Gunelius)

Este é um dos livros de Marketing Digital mais recomendados para entender como se dá o relacionamento entre a empresa e o cliente na Internet. Afinal, o contato entre ambas as partes se torna cada vez mais próximo e rápido, de modo que é preciso saber como lidar com isso e usar essa nova dinâmica ao seu favor.

De maneira prática e rápida, a autora apresenta uma introdução ao tema, abordando as principais perspectivas que influenciam na presença das empresas nas mídias sociais e de que maneira isso deve acontecer.

5. O manual para o analista de Marketing Digital (Agência Mestre)

A Agência Mestre construiu um manual prático para que os analistas de marketing digital possam entender como aprimorar as suas habilidades na área e se tornar especialistas com resultados mais assertivos e destacados no mercado de trabalho.

As dicas de conceitos, ferramentas e oportunidades do manual para o analista de Marketing Digital estão disponíveis gratuitamente on-line. Clique aqui e baixe este e-book agora mesmo!

Gostou das dicas de livros de Marketing Digital?

Lendo pelo menos um desses livros de Marketing Digital por mês, você colocará em dia a meta de se aprofundar melhor nos conceitos relacionados a esse universo e, dessa forma, será um profissional com um conhecimento mais amplo.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para ler mais artigos aqui no blog da Agência Mestre!