Marketing Digital

Empresas B2B Investem Menos de Um terço em Construção de Marca

Por Raquel Pereira

Veja como os líderes de marketing B2B estão investindo em estratégias de construção de marca e quais as expectativas para o futuro.

Raquel Pereira

O relatório “The State of B2B Brand Building 2022”, da Transmission, mostra a opinião de 500 líderes sênior de Marketing B2B sobre como as marcas estão se saindo atualmente nos indicadores de saúde da marca. Confira os destaques do estudo!

Os profissionais estão confiantes em atingir suas metas de construção de marca

Apesar do investimento abaixo do esperado, quase metade dos profissionais (46%) estão “muito confiantes” de que conseguirão atingir suas metas de construção de marca este ano, mesmo investindo menos do que o esperado.

Outros estudos, citados pelos criadores do relatório, estimam que a construção de marca deve ser, ao menos, de 46% dos investimentos em estratégias de marketing, utilizando a outra parcela dedicada à geração de leads.

No entanto, o que foi identificado pela Transmission foi o oposto desse parâmetro. A realidade é que a maioria das marcas B2B (63%) está gastando menos de um terço de seus orçamentos na construção de marca e programas de marketing de marca.

A importância da Construção de Marca

O mesmo estudo constatou que 43% dos líderes consideram as estratégias de construção de marca mais importantes quanto à geração de demanda. Além disso, cerca de 93% também dizem que a construção da marca é mais importante (32%) ou tão importante (61%) quanto os programas de marketing baseados em contas.

Outro ponto importante é que 81% dos entrevistados afirmam que a marca é “muito importante” para a receita, enquanto 44% dizem que aumentar o reconhecimento da marca é uma das principais prioridades de marketing.

O futuro da Construção de Marca

Apesar dos baixos orçamentos esperados para 2022, os líderes de marketing têm outra aposta para os próximos anos. 71% dos entrevistados dizem que “o marketing da marca aumentou em importância” nos últimos 12 meses, por isso, os orçamentos de construção de marca parecem destinados a crescer.

Pouco mais da metade dos líderes (57%) pretendem aumentar seus investimentos nessa estratégia no próximo ano, com apenas 38% considerando permanecer com o mesmo orçamento deste ano.

Dados de outra pesquisa, da CMO Survey, mostram que as empresas B2B pretendem aumentar seus gastos com construção de marca no próximo ano em 14,8%.

A construção da marca é um ponto muito importante para as empresas, principalmente considerando que as gerações atuais e futuras são mais propensas a manter a sua fidelidade às marcas.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?