Olá Leitores da Mestre, tudo bem com vocês? No artigo de hoje, nós iremos responder uma pergunta que é feita com muita frequência aqui na agência: qual é o indicativo mais importante para acompanhar e identificar o sucesso de um projeto? Gostou? Dê o play abaixo e saiba mais!

O sucesso de um projeto vem do cliente!

Qual é o melhor indicador de sucesso de um projeto para o seu cliente? Muitos profissionais e agências consideram a resposta para essa pergunta uma receita de bolo pronta para ser usada, contudo, a premissa do sucesso nunca será uma “receita pronta”.

Ao lidar com o cliente, saiba que o ouro já está em suas mãos, basta garimpar, lapidar e gerar belas jóias. Portanto, é através dele que você descobrirá o que deve ser o indicativo de sucesso de um projeto.

Por exemplo, nosso CEO, Fabio Ricotta, recentemente estava prospectando com um possível cliente e realizou a seguinte pergunta: o que precisa acontecer daqui um ano em seu negócio para que o trabalho da Agência Mestre seja considerado um sucesso?

Simples assim, essa deve ser a pergunta para você identificar o melhor indicador de sucesso de um projeto. Questione o que precisa ser feito e qual é o resultado disso daqui um certo tempo, para comprovar que você atingiu os objetivos.

Muitos indicativos podem cegar seu projeto

Voltando ao exemplo da prospecção do Fabio, o cliente nos respondeu que seu maior objetivo era dobrar as vendas. Logo, independentemente do caminho, o principal resultado a ser alcançado por nós era duplicar as vendas em 12 meses.

Entenda que existem muitos indicativos tratando-se de marketing digital, como número de acessos, likes, engajamento, tamanho da lista de emails, visitas, geração de leads, dentre outras coisas. Contudo, ao final do mês, o único dado que interessa ao empreendedor do segundo setor é o lucro!

Dica de ouro: formalize o indicador de sucesso de um projeto

Infelizmente, no decorrer do seu trabalho, o cliente pode ter uma noção diferente de sucesso, cobrando resultados da sua parte sobre outros indicativos. Contudo, antes de começar o trabalho, você deve formalizar qual foi o indicador de sucesso inicial, para embasar suas ações e não se perder no caminho.

Logo, formalize o prazo, o indicador, o cenário atual e o cenário ideal (resultados a serem conquistados.

Entenda o real sucesso de um projeto

Como dissemos acima, o lucro e as vendas sempre serão os objetivos finais dos empreendedores. Contudo, alguns deles podem apresentar indicativos disruptivos, como “número de visitas, posicionamento no Google, seguidores, etc”.

O “pulo do gato” para você descobrir o real sucesso de um projeto é fazer com que o cliente entenda que todos esses indicativos têm o objetivo de gerar lucros. Portanto seja franco e deixe claro as condições para os clientes.

Indicadores, subindicadores e conexão

Os indicadores base serão sempre vendas e lucratividade. Contudo, para você alcançar isso será necessário trabalhar com subindicadores, ou seja, número de impressores, leads, posicionamento, dentre outras coisas. Logo, você precisa gerar formas de conexão entre um e outro, facilitando o entendimento do cliente em relação a sua importância e o teor do seu trabalho.