Google+ agora tem suas Páginas

Olá, amigos da Agência Mestre!

Quem acompanha com afinco a comunidade de search soube que na última segunda-feira o Google se mexeu e anunciou, meses depois do lançamento e da “consolidação” de sua rede social Google+, o lançamento oficial das páginas para a plataforma. Chegou a hora das marcas entrarem para anunciar seus produtos, serviços e interagir com os usuários.

Demorou um pouco para a novidade chegar. Depois de muita especulação sobre como seria o visual, que características ela teria, a página do Google+ veio com uma aparência bem simples, semelhante aos já existentes perfis e com funcionalidades praticamente iguais. Por enquanto, nada de surpreendente.

Mas como estamos falando de Google, é possível sempre esperar alguma mudança. De cara, no lançamento oficial de sua obra, a empresa forçou os pedidos para os donos de marcas pararem de criar perfis para suas lojas e negócios e avisaram que estão trabalhando com afinco para melhorar as Google+ Pages.

Para criar a sua página, basta encontrar o ícone e o link no menu à direita da sua tela principal do Google+. Como no processo com as fan pages do Facebook, é preciso escolher bem a categoria de seu negócio, deixando-o no segmento correto.

Criação da Google+ Page

Após passar pelo preenchimento de algumas informações, encontrei uma série de problemas para acertar a imagem da página. Depois de uma disputa acirrada com as dimensões, segui adiante para concluir a criação. Na última etapa você pode usar seus círculos para divulgar a novidade.

Divulgar é sempre importante

O que temos a seguir é a página pronta, com as instruções semelhantes que temos à disposição quando criamos fan pages no Facebook. O Google já disponibiliza um link para criar um badge de sua rede social, permitindo que este seja acoplado ao seu site se juntando aos demais ícones conhecidos.

A Google+ Page da Agência Mestre está pronta!

Ligação Direta

O Google vai permitir que as suas páginas sejam facilmente encontradas nas buscas através do seu símbolo “+”. Em outras palavras, será possível encontrar marcas digitando seu nome após inserir o “+”. Assim, o usuário será direcionado automaticamente para rede social e para a página procurada.

Uma opção que pode ser ativada nas configurações é “seguir automaticamente”. Quando marcada, cada visita feita neste procedimento gera, também, o acréscimo da página a um círculo do perfil.

O curioso é que o Google diz levar em conta um algorítimo para fazer com que sua Page tenha acesso a este tipo de busca:

Ligação direta entre as SERPs e o Plus

Mas e aí? Agora vai?

A grande questão em torno da novidade é justamente onde o Google pode chegar com o lançamento das páginas. São 40 milhões de usuários do Google+ no mundo, valores extremamente insignificantes para a guerra das redes sociais (só no Brasil, o Facebook tem mais de 30 milhões). A novidade pode não surtir muito efeito.

Para as coisas “virarem” mesmo, o G+ precisa se popularizar, ganhar usuários e ter uma movimentação maior de usuários. Assim aumentam as chances das marcas terem visibilidade lá dentro.

Enquanto isso não acontece, fico com o palpite de que as coisas não vão mudar muito e o Google+ seguirá bem à sombra do “concorrente” Facebook.

Não podemos, no entanto, menosprezar a capacidade Google de criar coisas interessantes. O Hangout foi um baita golaço, assim como outras features. O poder de ser o maior buscador do mundo, podendo facilitar o posicionamento das Pages, também pode jogar a favor.

Em breve veremos, certamente, mais funcionalidades para customizar as Google+ Pages. O visual ainda está bem cru e bem semelhante ao perfil. Mudanças na imagem, nas fotos, possível landing page (como as welcome tabs no Facebook) e outras coisas devem pintar por aí.

E você, o que acha da novidade? Acredita (e usa) o Google+?