Uma dúvida básica de SEO que muitos tem quanto o Google é como fazer com que ele encontre o seu site. Basicamente podemos explicar a search engine do google e as search engines em geral explicando os seus processos básicos: rastreamento, indexação e publicação.

Googlebot

Rastreamento

É o processo onde as páginas da web são localizadas. Para realizar este procedimento é empregado um enorme aparato de hardware e software que vasculha diariamente a web em busca de atualizações e novas páginas.

Os softwares que andam pela internet buscando e lendo sites são os chamados crawlers ou spiders, eles funcionam partindo a partir de listas de URLs iniciais e vão lendo os sites, coletando informações e encontrando os links. Uma vez encontrado algum link, o crawler o armazena e assim que ele finalizar o processo de coleta de informações de onde ele está, ele segue o link e vai fazer o trabalho na pagina onde o link aponta.

O crawler do google, o Googlebot, em especial tem alguns recursos que o permitem verificar a frequencia com que um site tem o seu conteúdo atualizado e armazenam este dado. Assim o Googlebot fica sabendo quais sites são atualizados mais frequentemente e os visitam mais frequentemente em busca de novas informações.

Indexação

Indexação é o processo onde os sites são lidos e avaliados. Vários fatores são levados em conta na hora de avaliar um site:

  • A qualidade e relevância da informação ali presente
  • A quantidade de keywords presentes e se elas estão dentro do assunto
  • A descrição do site
  • A qualidade dos sites que apontam links para o seu site
  • A qualidade dos sites para os quais o seu site aponta
  • Se o seu site não está fazendo nenhum tipo de de black hat, trapaça ou copiando conteúdo de outros sites.

Publicação

Publicação ocorre quando o usuário digita uma pesquisa no site da search engine e clica em pesquisar ou em OK. Quando isto é feito a search engine então obtém as keywords a partir do que foi digitado e as compara com o seu banco de dados de páginas indexadas retornando para o usuário o resultado da pesquisa com as páginas mais relevantes.

Mas e agora que foi explicado como as search engines funcionam o que podemos fazer para que elas encontrem e entendam os nossos sites e as páginas dele mais facilmente ? Há algumas dicas básicas:

  • Crie sempre um sitemap para facilitar que o crawler entenda bem o seu site quando chegar
  • Nunca se esqueça de submeter o seu site para os diretórios da web
  • Tenha uma politica criação de links externos

Por enquanto é isso. Qualquer dúvida basta deixar seu comentario.

Abraços e até a proxima.