Quer saber como será o posicionamento do seu site no futuro? Acesse agora http://www2.sandbox.google.com/, a URL de acesso ao futuro índice do Google: o Caffeine. É a ele que a equipe de engenheiros do Google tem dado mais atenção nos últimos meses – um novo índice de resultados que conta com uma infra-estrutura diferente e que visa:
Google Caffeine

  • aumentar o tamanho do índice
  • aumentar a velocidade de indexação
  • aumentar a precisão
  • aumentar o entendimento
  • e melhorar outros pontos dos resultados de busca

O Google informa que, no Caffeine, a maioria dos usuários não vai perceber a diferença, somente desenvolvedores e usuários mais experientes é que vão notar alguma diferença, e esse preview do Caffeine foi lançado justamente para que este tipo de usuário e desenvolvedores possam passar feedbacks para o Google sobre o estado e qualidade dos novos resultados de busca no novo índice de resultados.

O report é feito por um link no final da página de resultados: Dissatisfied? Help us improve – o objetivo é obter feedback sobre as diferenças entre o índice do Caffeine e o índice que está no ar atualmente, reportando que tipos de sites rankeiam melhor ou pior em cada índice, bem como pontualmente: “Este site não deveria estar entre os resultados desta busca”.

Eu testei algumas buscas e as diferenças entre os resultados foram pequenas. Aqui vai um exemplo sobre a busca SEO:

  • Google.com:

seo-googlecom

  • Caffeine:

seo-caffeine

A diferença foi bem pequena, apenas trocaram de ordem o SEO.com e o SEOChat. Algumas outras buscas apresentam diferenças maiores entre o posicionamento dos sites e/ou universal search results, mas não encontrei nenhum resultado que tenha sido completamente diferente.

Sendo assim, tudo indica que todas técnicas de SEO usadas até o momento vão continuar valendo para o Caffeine, mas certamente a mudança vai fazer com que apareçam as perguntas “Como otimizar para o Caffeine?” – Não devem ocorrer mudanças significativas. Neste novo índice, o Google deve apenas ter refinado alguns pontos. Até a próxima!