Olá Pessoal da Agência Mestre! Hoje vou trazer uma notícia muito interessante de uma mudança no algoritmo do Google que pode estar definindo uma nova tendência para os algoritmos de busca atuais e para o posicionamento de sites.

O Google anunciou em seu webmasters blog que agora preenche formulários HTML e indexa os resultados, se esses não estiverem bloqueados no robots.txt, com noindex ou nofollow. A definição de cada um desses termos do mercado de search engine optimization pode ser encontrada na nossa página com termos de SEO.

Há alguns meses eles vem preenchendo formulários HTML de sites considerados de alta qualidade, e é claro que esses tem prioridade na indexação desse tipo de conteúdo. Ele usa algumas informações de menus de seleção, check box, radio buttons, e ainda geram valores de entrada para explorar os texts.

É importante dizer que isso só vale para formulários GET e eles evitam indexar conteúdo que possua/requisite informações de usuários como login, user ids, contato.

Isso faz com que melhore e muito a qualidade das buscas para os usuários, visto que, agora o Google alcança páginas e indexa conteúdos que antes não eram alcançados. Vale lembrar também que essa mudança não afetará de maneira alguma o ranking de uma página ou classificação de páginas de qualquer tipo e consequentemente, suas páginas antes indexadas não perderão PageRank com a mudança. Ou seja, não em altera em nada o SEO do site, mas talvez possa trazer visitas extras para sites que dependem diretamente dos formulários.

Por hoje é só, semana que vem estou de volta com mais notícias de otimização de sites. Até a próxima!