Uma boa imagem é crucial para o sucesso das estratégias de Marketing Digital, pois ajuda a transmitir profissionalismo e ainda favorece a conquista de clientes. Mas, para conseguir resultados ainda melhores e se destacar perante à concorrência, é importante saber como produzir fotografias criativas.

Muitas pessoas acreditam que é difícil criar imagens inovadoras, mas algumas técnicas são capazes de te ajudar a aprimorar sua forma de fotografar.

Importância da fotografia para o Marketing Digital

Independentemente do ramo de uma empresa, a comunicação visual é capaz de proporcionar uma grande diferença nos resultados estratégicos do Marketing Digital, sendo considerada umas das chaves para o êxito de um negócio.

Nesse cenário, a fotografia se tornou indispensável para que marcas consigam se destacar no mundo da internet — onde a concorrência é gigantesca. Veja alguns dados de acordo com o infográfico elaborado pela MDG Advertising:

  • os artigos com imagens relevantes têm cerca de 94% mais visualizações que os conteúdos sem imagens;
  • comunicados de imprensa com fotos recebem 15% mais visualizações do que os que têm somente texto;
  • 70% dos consumidores de e-commerces consideram a imagem do produto um dos fatores que mais influenciam na tomada de decisão.

As imagens se tornam ainda mais importantes se considerarmos que, durante a navegação na internet, somos impactados por conteúdos distintos o tempo todo. Logo, uma fotografia interessante e bem-feita tem maiores chances de fisgar a atenção do usuário.

Já nas redes sociais, por exemplo, os internautas deslizam rapidamente pela deadline e decidem, em poucos segundos, o que é relevante ou não para ser visualizado.

Além disso, as imagens contribuem para o engajamento de uma publicação, inspiram os consumidores a terem uma ação (clicar no conteúdo), têm capacidade de entregar mensagens sem o uso de palavras e ainda favorecem o fortalecimento da sua marca.

Mas, como produzir fotografias criativas que impressionem os leads e os consumidores, para que os façam parar para ler seu conteúdo, comprar o seu produto ou acessar a sua publicação? O processo é muito mais abrangente do que clicar em um simples botão para registrar uma imagem ou uma situação.

Há três critérios principais que podem te ajudar a entender o processo de como produzir fotografias criativas para o Marketing Digital:

  • 1. pensar fora da caixa: ter uma imaginação criativa te ajudará a elaborar uma foto mais atraente. Tente não oferecer mais do mesmo e busque por alternativas diferentes. A dica é se colocar no lugar do cliente e pensar no que você estaria interessado ao acessar redes sociais, blogs ou sites de e-commerce;
  • 2. ilumine a imagem: a iluminação é fundamental para garantir a qualidade da foto e deixá-la com aspecto profissional. O recomendado é optar por luz natural, por softbox ou flash de câmera. Por mais criativa que seja sua ideia, imagens escuras podem distorcer cores e esconder detalhes importantes;
  • 3. pós-produção: nem só de uma ideia interessante é composta a fotografia criativa. A pós-produção também desempenha um papel importante. Por isso, conte com programas de edição para aprimorar a imagem. Até as modificações mais simples podem deixar o resultado mais atraente para o consumidor.

Dicas de como produzir fotografias criativas

A dica de ouro na hora de fotografar para o Marketing Digital é conhecer, antecipadamente, o propósito da foto. Desta forma, é mais fácil garantir que o conteúdo irá gerar um impacto positivo. Por isso, só publique imagens que tenham um objetivo!

Ciente disso, seguir alguns truques pode te ajudar a deixar suas fotografias ainda mais criativas:

1. Explore os ângulos

Um erro comum é registrar imagens sempre nos mesmos ângulos. Normalmente, os clique são na altura dos olhos, o que dificilmente cai bem com todos os tipos de pessoas, objetos e paisagens.

Logo, o principal método de como produzir fotografias criativas é justamente buscar por perspectivas diferentes para conseguir resultados mais interessantes e uma composição mais atrativa. Não abra mão de explorar os ângulos, mesmo que você tenha que subir em uma cadeira ou agachar.

2. Pense na composição da imagem

Todos os elementos que compõem uma imagem são importantes. Por isso, quando for fotografar, não pense apenas no objeto principal, mas também em tudo o que está em sua volta.

A técnica não apenas evita que itens indesejados apareçam no enquadramento, como também permite que você trabalhe com todo o cenário para produzir uma fotografia mais dinâmica.

Você pode, por exemplo, montar cenas, fotografar pessoas para gerar mais identificação com a imagem e com o conteúdo, ou até mesmo adicionar as cores da marca para transmitir sua identidade visual de forma criativa.

Uma dica interessante é dividir, mentalmente, a imagem em três terços e posicionar o objeto principal em um desses pontos. O que aparece em volta pode ser trabalhado por você!

3. Não desista até conseguir sua foto criativa

Por fim, lembre-se que nem sempre conseguimos uma foto criativa com apenas dois ou três cliques. Por isso, não desista até atingir o resultado almejado. Mude de lugar, de ângulo, altere a composição da imagem, mexa no objeto até que você alcance o seu objetivo!

As dicas de como produzir fotografias criativas para o Marketing Digital foram úteis para você? Se souber de mais alguma técnica, não deixe de nos contar. Para aprender mais sobre assuntos como este, acesse o blog da Mestre!