Planejamento é um dos segredos do sucesso. Para que sua agência digital cresça e dê lucro neste ano de 2018, é muito importante estar atento a todos os pontos que Fábio Ricotta cita no vídeo abaixo. Aperte o play e confira:

Uma das coisas que o Fábio comenta muito em seu treinamento voltado para donos de agências digitais, o Agência 10x, é sobre a organização que precisa ser feita previamente, para que os frutos venham no ano de 2018.

No Que Você Precisa Ficar Atento

Chegamos ao último mês do ano de 2017, talvez você ainda tenha alguns contrato importantes para fechar, mas é preciso ficar de “olho na bola”, ou seja, visualizar a próxima jogada. Para visualizar o cenário futuro, é necessário ficar atento em 4 pilares que o ajudarão a ter sucesso, independemente se você possui uma agência digital grande ou se você é um “eu-gência”, ou seja, uma agência de uma pessoa só (como consultores ou freelancers).

Primeiro Pilar: Visão Financeira

Quando falamos de visão financeira, não é apenas saber quanto dinheiro você tem no banco. O que irá realmente fazer diferença, é analisar o passado, ver como foram os meses do último ano, listar todas as suas despesas agrupadas por categorias (por exemplo: impostos, gastos com contratação de ferramentas, folha salarial, etc) para que em 2018 você possa ter uma clareza do quanto está crescendo.

Além disso, você precisa alocar verba. Ou seja, destinar uma verba para as áreas da empresa. Por exemplo, a área de SEO terá o valor X reservado para que os gestores possam promover alguém, solicitar novas contratações e por aí vai. Você precisa prever o que crescimento. Se pretende vender mais, precisa verificar se é necessário que a equipe aumente, que tenham mais equipamentos de trabalho, espaço físico, dentre outras coisas. Enfim, todo crescimento previsto, acarretará no aumento de despesas. Portanto, mapeie todo esse novo cenário e coloque isso em planilhas. Dessa forma, você terá uma estimativa da sua visão financeira.

Segundo Pilar: Oportunidades de Vendas

Para identificar novas oportunidades, avalie o número de vendas que você fez nos últimos 12 meses, veja quais foram os melhores meses, o faturamento total do período e faça uma estimativa de onde você pode chegar, aumentando sua equipe, por exemplo. Avalie também o cenário econômico e como será o seu investimento em marketing para vender mais.

Terceiro Pilar: Novidades do Mercado

O que você fará de diferente em 2018? Pense em novos serviços, ou seja, áreas que não existiam em sua agência e que você pode criar no próximo ano, aumentando assim seu mercado de atuação e seu faturamento. Fique de olho em tudo aquilo que é tendência e que possa agregar valor nos resultados dos seus clientes.

Aqui na Mestre, por exemplo, temos planos de oferecer os serviços de chatbots e webinars para nossos clientes. Diante disso, precisamos pensar em como isso será ofertado, quais serão os profissionais envolvidos e como será feito o piloto do projeto. Para estar antenado em tudo que acontece no mercado de marketing digital, também é interessante listar os eventos que você pretende frequentar em 2018, a fim de adquirir novos conhecimentos para aplicar em seu negócio.

Quarto Pilar: Processos e Equipes

Quais são os processos que você tem hoje? Você tem área de mídia, área de design? Para cada entregável que a sua empresa tem, você tem processos? Portanto, você precisa definir quais são os processos, tudo detalhado. Além dos processos, você precisa pensar nas pessoas que irão operacionalizar.

Processos e equipe estão intimamente ligados ao crescimento que você pode atingir, ou seja, seu poder de escalar. Você precisa definir qual será o tamanho da equipe e quais processos eles seguirão para maximizar seu lucro em 2018. Comece a se planejar agora, para colher os resultados futuros.

Aprenda Mais

Se você é dono de agência, consultor ou freelancer, acesse: agencia10x.com e participe do workshop online e gratuito que ensinará você a estruturar uma agência digital do zero ou ter uma agência muito mais lucrativa. As aulas estarão liberadas apenas de 05 a 12 de Dezembro. Portanto, corra e garanta sua vaga!