Uma pesquisa recente, mostrou que um dos maiores desafios das agências que não são digitais, é o de estruturar uma equipe para começar a oferecer os serviços de marketing digital. Dê o play e confira as dicas:

Se você tem uma agência tradicional, mas ainda não sabe como iniciar no meio digital, leia este conteúdo por completo para entender o que é necessário para começar. Vale lembrar que o time de marketing digital é um time como outro qualquer, porém, essas pessoas estarão focadas nos serviços online.

Defina os Serviços Que Você Quer Oferecer

Para iniciar no mundo digital, é necessário definir quais tipos de serviço você quer oferecer. Aqui na página de serviços da Agência Mestre, você consegue ter uma ideia de quais são as possibilidades do mercado. Uma dica de ouro, é verificar quais são os serviços semelhantes aos que você já oferece em sua agência. Por exemplo, se você presta o serviço de assessoria de imprensa, você produz conteúdo. Portanto, talvez seja melhor iniciar, oferecendo o serviço de marketing de conteúdo e gestão de mídias sociais.

Faça o Recrutamento Correto

Nesse caso, você pode trabalhar tanto o recrutamento interno quanto o externo. Funciona assim: após definir os serviços de marketing digital que a sua agência irá oferecer, procure dentro dos times que você já tem, pessoas que possuem as habilidades e competências para atuar no mundo digital e veja se elas têm o interesse de encarar novos desafios. Assim, você abre oportunidades dentro da sua própria empresa, aproveitando aquilo que as pessoas têm de melhor.

Para o recrutamento externo, nós temos uma boa experiência com o recrutamento através do Trampos.co. Chegamos a utilizar outras plataformas, mas para marketing digital, as melhores contratações vieram daí, pois é onde você encontra pessoas que já têm certa experiência com agências digitais. É importante que você tenha um “job description” para postar sua vaga. Mas, se você não tem, na própria plataforma você consegue ver como as vagas são postadas e tirar algumas ideias.

Defina as Responsabilidades do Colaborador

Uma vez que você tem pessoas atuando na área, você precisa definir quais são as responsabilidades de cada vaga. Dessa forma, a pessoa terá o entendimento correto do trabalho que deve ser feito e conseguirá desempenhar sua função com clareza e profissionalismo. Assim, o trabalho ficará mais harmonioso e produtivo.

Crie Metas

Em cada área, você terá metas diferentes. Mas, por exemplo, o time de links patrocinados pode ter uma meta de CPC, meta de conversão. O time de SEO, pode ter uma meta de tráfego. O time de mídias sociais, pode ter uma meta de postar “X” vídeos em cada rede social, ao longo da semana. E por aí vai. Com essas metas, você consegue acompanhar se o trabalho está evoluindo bem e também consegue recompensar as pessoas, de forma meritocrática.

Faça Alinhamentos e dê Feedbacks

Para que a sua equipe de marketing digital esteja sempre no caminho certo, é necessário que o gestor ou o dono faça alinhamentos frequentes, apontando os pontos positivos e também aqueles que precisam ser ajustados. Dessa forma, o time vai sendo aprimorado ao longo do tempo e a agência traz cada vez mais, resultados satisfatórios aos seus clientes.

Se você quiser um pouco mais sobre gestão de agências digitais, cadastre-se na lista VIP do Fábio Ricotta.