Bounce Rate e SEO – Conceitos e Valores Aconselhaveis

Por Rafael Coutinho


Olá Pessoal da Agência Mestre, apesar de já termos a definição em nosso glossário de seo e uma breve abordagem de como funciona no Google Analytics em Google Analytics e o ROI – Parte I , hoje vou apresentar o conceito mais aprofundado de bounce rate, que é muito importante no mundo do SEO. Recomendo esse artigo para que já tem um bom tráfego no site, caso contrário, veja como aumentar as visitas de um site , como funciona o posicionamento de sites e como conseguir links.

Bounce Rate do site e de Páginas Individuais

Bounce Rate de páginas é a taxa de visitantes que deixam o seu site sem visitar outras páginas (além daquela que ele entrou) dividida pelo número total de visitantes dessa página antes que ocorra o tempo da sessão. Este tempo não é padrão, ele depende do software “analytics” usado e será descrito a seguir.

Bounce Rate do site é o número de pessoas que visitam uma única página dividido pelo número total de visitantes do site.

Tempo de Sessão e Bounce Rate

Exemplo: Supondo o tempo de sessão 20 minutos, se um usuário abrir a página e deixá-la ociosa 21 minutos no navegador, isso contará como bounce, contribuindo para que seu site tenha bounce rate mais alta. Se ele visitar outra página e deixá-la aberta no navegador novamente, outro bouce ocorrerá.

Bounce Rate e SEO

Bounce Rate pode ser usada para medir a qualidade das suas visitas e determinar se as páginas de entrada do seu site estão cumprindo seu papel, ou seja, enviando o tráfego para outras páginas que podem ser de maior interesse do dono do site. Por exemplo: se a página inicial de um e-commerce tem alto bounce rate, é muito provável que haja algum problema na estratégia e/ou produtos.

Valores de Bounce Rate:

50% ou acima: preocupante. É melhor rever o search engine optimization do seu site, bem como os produtos/métodos utilizados. Uma sugestão é contratar uma empresa de SEO especializada em otimização de sites para identificar e resolver o seu problema.

de 20% a 50%: normal! O ideal é tentar chegar a uma menor bounce rate possível, para isso, é bom ficar de olho em possíveis otimizações no site.

20% ou abaixo: Excelente! Suas metas provavelmente foram ou estão sendo alcançadas e seu site deve estar otimizado.

Por hoje é só! Espero que tenham gostado… e até a próxima semana!

LEIA MAIS
Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Comentários
  1. Olá Rafael, me diga uma coisa, desculpe mas não entendi direito. Bounce Rate não é a taxa de usuários que caem na página principal e em seguida, vão embora? Achei que não existisse tempo de bounce já que o bounce conta como uma visita única na primeira página sem navegações sub-sequentes.

    “Bounce rate is the percentage of single-page visits or visits in which the person left your site from the entrance (landing) page”

    http://www.google.com/support/googleanalytics/bin/answer.py?hl=en&answer=81986

  2. Olá Patrick,

    Como eu disse, existe bounce rate do site e bounce rate de páginas individuais, o bounce rate não se resume a página principal, a definição é um pouco mais abrangente.
    Quando a pessoa sai da página (fechando a “janela”, digitando uma nova URL ou clicando no botão voltar) na landing page é considerado sim um bounce. Entretanto, quando o tempo de sessão (session timeout) se encerra sem que o usuário tenha visualizado outras páginas, também é considerado um bounce (como citado no exemplo acima).

  3. Olá Patrick,

    Pelo que entendi do post do Rafael ele indicou isto claramente.

    É que o conceito de Bounce Rate não pode ser tão genérico, quanto pensar em Usuários que chegam X Usuários que saem (pela mesma página sem navegar por outras). Você tem que possuir um fator para detectar isso… daí entra a parte de tempo. Beleza?

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  4. O google analytcs conta quanto tempo para considerar um Bouce Rate?

  5. Demétrio, como o Rafael disse no post, um bounce pode ocorrer pelo tempo de sessão, então esse valor varia um pouco.

  6. Mas em meu site, tenho apenas uma página que é visivel ao usuário, todas as outras são aplicações pra fazer essa primeira página funcionar, e é uma página de serviço rápido, vc entra ve o que quer e vai embora, por isso, meu Bounce Rate está 52%. Existe alguma maneira de melhorar isso?

  7. Ola.

    Artigo bem escrito este.

    Quando um visitante entra em uma página e sai da página ao clicar em um anúncio do Adsense, isto também conta como Bounce Rate no Google Analytics?

  8. Alex, também conta. Nesse caso a taxa de rejeição é boa. Acontece devido aos cliques em adsense.

    • Diego, ela é relativamente boa. Só será boa se o usuário já consumiu o que você oferecia na página.

      Blogs MFA são bem tristes…

  9. Srs.

    Estou acompanhando meu bounce com o google analytics e consegui reduzir de 37% para 23.7%, no começo eu achava que seria impossível, mas acho que faz uma grande diferença textos âncora bons com links internos, isso fez uma grande diferença.

    Abraços,
    Paulo

  10. Acho que o Bounce Rate do meu blog 93% é o mais alto de todo a blogosfera mundial, mas a cada dia aumentam as visitas, então creio que o meu blog tem uma classificação natural: 8 ou 80, se pudesse colocar um campo para o visitante xingar antes de ir embora… risos…

    • Que ferramenta está medindo o seu bounce rate? O Google Analytics conta um bounce quando o usuário entra em uma página e sai dela voltando (sem navegar para outras páginas do site). Como é um blog, isso pode ser natural para re-visitantes do site, que já conhecem seus outros artigos, então eles leem o conteúdo novo e vão embora…

Deixe seu comentário abaixo