{+}Top Search Queries para Pesquisa de Conteúdo

A pesquisa de palavras-chave é um processo constante na otimização de um site – é através dela que podemos encontrar novas oportunidades para o site, bem como melhorar pontos em que o site já possui alguma autoridade, mas pode ficar ainda muito melhor. No dia 11/05, o Frank Marcel publicou um excelente artigo sobre como realizar pesquisa de conteúdo utilizando dados da busca interna do próprio site. Hoje vamos passar algumas dicas sobre como utilizar o Webmasters Tools para identificar novas oportunidades de otimização.


Top Search Queries

O relatório de Top Search Queries está disponível no Webmasters Tools através do caminho: Your site on the web -> Search Queries e tem a seguinte aparência:

Interface - Top Search Queries - Webmasters Tools

Onde:

1 – Filtros

Local onde é possível aplicar quatro tipos de filtro:

  1. Search: Ou tipos de busca, podem ser somente imagens, mobile, vídeos, web ou todos os dados juntos.
  2. Location: País onde foi realizada a busca
  3. Traffic: Existe como limitar os dados por buscas para as quais o site apresentou um tráfego mínimo no intervalo de data estipulado.
  4. Queries: É possível limitar por buscas que contenham uma determinada expressão – ou seja, queries de pesquisa que contém um determinado termo ou conjunto de termos.

2 – Seleção de datas

Na caixa de seleção de datas é possível escolher o intervalo de datas para os quais se deseja observar os dados. Funciona de maneira semelhante a escolha de datas do Google Analytics, mas não possui a opção de comparar dados de dois períodos.

3 – Keywords

Neste campo são exibidas as queries de busca, bem como os seguintes dados para cada uma:

  • Impressions: Número de impressões do seu site para a busca em questão
  • Clicks: Número de clicks em resultados do seu site para a busca em questão
  • CTR: Taxa de CTR do seu site para a busca em questão
  • Avg. Position: Posição média de resultados do seu site para a busca em questão

Vale ressaltar que todos os dados podem ser exportados para formato .csv, o que facilita a análise e filtragem dos mesmos.

Mas como esses dados podem me ajudar?

De maneira geral, a análise desses dados é interessante para verificar short e long tails para as quais o site já possui impressões e Clicks (ou seja, já possui algum posicionamento), mas que não estavam sendo monitoradas e/ou trabalhadas anteriormente. Mas, para que essa análise fique ainda mais interessante, nesse e nos próximos artigos vamos passar dicas de como:

  • utilizar os próprios filtros do webmasters tools para melhorar a pesquisa de palavras-chave e conteúdo
  • complementar os dados do webmasters tools com dados de outras ferramentas e obter dados mais completos – e interessantes – para proporcionar análises mais interessantes dos dados

Pesquisa de Conteúdo

No artigo sobre Content Research, o Frank passou dicas de como utilizar termos relacionados a perguntas utilizadas na busca interna do site. Esses termos que caracterizam perguntas também podem ser úteis no próprio Webmasters Tools – pois através dessa análise podemos encontrar perguntas feitas pelos usuários no Google, ou seja, queries utilizadas no Google; para as quais o site já possui alguma relevância, mas que ainda não foram especificamente abordadas no site.

Para tanto, basta utilizar o filtro de queries do Webmasters Tools com as “palavras de pergunta” definidas, sendo duas delas:

  • Como
  • O que

Infelizmente o filtro de queries do Webmasters Tools não aceita expressões regulares, ou seja, cada uma das palavras selecionadas terá que ser utilizada separadamente no filtro. Da seguinte maneira:

filtro de keywords no webmasters tools

Note que também filtrei por região de interesse (no caso, Brasil) e também selecionei as buscas com mais de 10 impressões/clicks. Para o termo “como”, segue abaixo alguns dos resultados:

exemplo de queries no webmasters tools

Note que sublinhei as buscas relacionadas a “decorar uma sala” – pode ser que para esse site seja interessante montar uma estratégia e fornecer material com dicas de decoração para vários ambientes e cômodos da casa.


Dica Extra: Otimização Onpage

Utilizando a mesma querie de pergunta em outro site, obtemos a seguinte lista de queries:

segundo exemplo de queries

Note que assinalei seis queries – essas buscas se relacionam a um assunto já tratado no site em um determinado conjunto de páginas. Nesse caso, é necessário verificar o que pode ser melhorado no conjunto de páginas que abordam esse tema, para que uma delas passe a figurar entre as 3 ou 5 primeiras posições, e não entre as 20 primeiras. Talvez o conteúdo da melhor página ainda não seja interessante ou, ainda, pode ser que reforçar a linkagem interna entre as páginas que abordam o assunto ajude a página principal a obter melhores resultados.

A vantagem de utilizar os dados de Top Search Queries – seja para pesquisa de palavras-chave, conteúdo ou auxiliar na otimização onpage – é que essas queries são termos para os quais o site já aparecem nas buscas orgânicas. Ou seja, o site já possui alguma relevância, bastando apenas um pouco de atenção na hora de verificar qual o ponto falho do site para cada querie – e trabalhá-lo.

Nas próximas semanas, veremos como agrupar os dados de Top Search Queries com dados de outras ferramentas e obter dados mais interessantes para análises mais completas.

Já utilizava alguma técnica semelhante para verificar a otimização do seu site e fazer pesquisa de palavras-chave? Ou ainda, tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto abordado? Deixe seu comentário.

Créditos da imagem: Oberazzi