7 Dicas para Escolher Bem o Domínio do Seu Site

Por José Mário


{+}Olá leitores da Agência Mestre!

nomes dominioA escolha do nome do domínio de nosso site é uma decisão muito importante e que exige muito cuidado, pois além da importância para um bom rankeamento, o domínio é que vai carregar sua marca pela internet. Vamos à algumas dicas para ajudar uma boa decisão na hora de escolher o domínio do seu site.

Marca X Rankeamento

A primeira questão a se pensar ao escolher o nome do domínio é se você vai escolher um domínio que seja uma marca ou um domínio que seja apenas uma combinação das keywords do site.

Não se aconselha que o domínio seja apenas uma combinação das keywords, pois mesmo com um bom posicionamento, sem uma marca o site parece sem identidade e se perde entre os outros sites.

Se o site for de uma empresa que  já tem uma marca, use-a no domínio. Mas se a página ainda não tem uma marca o ideal seria criar uma com as keywords inseridas nela, como por exemplo: mestreseo.com.br, seomoz.org, searchengineland.com, etc…

Tenha uma marca única

Isso evita que sua marca seja confundida e que os potenciais visitantes de suas páginas acabem indo para outras páginas por engano. Não é aconselhável usar adaptações de domínios já existentes. Tenha sua própria marca para ter seus próprios clientes.

Tamanho Importa?

Muito se discute sobre qual é o tamanho ideal para o domínio de um site. Dizer que um domínio ideal deve ser pequeno para facilidatar a memorização e linkagem deste não está inteiramente correto. Há coisas mais importantes à se pensar do que o tamanho do domínio, tais como:

  1. Facilidade de memorização e linkagem: o domínio deve ser fácil de ser lembrado, para assim poder ser facilmente lembrado e mencionado(links). De nada adianta um domínio de poucas letras se as pessoas não conseguem se lembrar dele.
  2. Fluxo natural das palavras: quanto mais sentido fizerem as palavras inseridas no seu domínio, mais fácil será a memorização deste.
  3. Nome do domínio igual ao do site: parece uma dica óbvia, mas muitas vezes as pessoas se esquecem dela. O domínio deve coincidir com o nome do site, por exemplo: não faria sentido o site da Agência Mestre ter um domínio site.com.br.

Logo, o domínio devemos pensar primeiro na facilidade que o usuário terá para lembrar do domínio antes de pensarmos no tamanho deste.

Vale a pena usar hífens?

No uso de hífens, há algumas vantagens e desvantagens a serem consideradas. Por um lado, o uso de hífens facilita a diferenciação das keywords pelos search engines e também pode ser usado se o domínio desejado já estiver em uso(por exemplo: siteabc.com e site-abc.com). Por outro lado, o uso de hífen aumenta os erros de digitação, é mais difícil de lembra e de divulgar verbalmente.

Tendo em vista estas características, a maioria dos especialistas afirmam que não vale a pena usá-los.

Qual escolher: .COM, .NET, .ORG?

Se você está preocupado apenas com o posicionamento do seu site, esta escolha é muito relevante. O Google leva muito em conta o TLD que o seu website está, dando mais crédito a domínios .com do que para domínios .biz por exemplo. É possível notar que o Google favorece domínios .edu e .gov pelo fato de são domínios limitados à instituições de ensino e ao governo.

Uma boa estratégia é na compra de domínios é efetuar a compra de todas as variações, ou melhor, de todos os TLD’s disponíveis para o nome do seu website e redirecioná-los através de redirecionamento 301. Desta forma, qualquer pessoa que digite ou faça um link para o seu domínio utilizando outra TLD sem ser a oficial, será redirecionado para o correto.

Ainda no assunto sobre os TLD’s, uma estratégia que é fácil de se aplicar é a compra de domínios .net e .org, otimizando-os para a palavra-chave em questão, obtendo um bom rankeamento no Google. Desta forma você pode ganhar algum dinheiro vendendo este domínio, ou ainda monetizando de alguma forma.

Peça a opinião dos outros

Antes de comprar, pergunte para seus clientes, supervisores e até amigos o que eles acham do nome do domínio que você pretende comprar. Ele é fácil de lembrar? Tem relação com sua marca? Expressa o que o site tem a oferecer? Como em qualquer tipo de compra, sempre é bom pesquisar antes de gastar.

Ferramentas

Como dica final eu recomendo dois sites para você verificar quais domínios já estão ocupados e quais estão disponíveis:

  • Domjax – Achei bem legal esse site, pois ele mostra quais domínios estão disponíveis para uma determinada palavra, mas infelizmente ele só checa domínios .com, .net, .co.uk e .info.
  • AjaxWhoIs – De todos que eu vi foi o que mais gostei, tem uma boa interface e verifica domínios .com.br.

Gostaram das dicas? Deixem sua opinião na área de comentários e compartilhem alguma experiência ou ferramenta que acharem úteis. Abraços e até a próxima!

LEIA MAIS
Remover Página do Google: Métodos e Implicações

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

De tempos em tempos a pergunta sobre como remover uma página dos resultados de uma busca do Google reaparece. Ao contrário do que a grande parte dos profissionais pode imaginar, simplesmente bloquear no robots.txt não é a única opção e nem é a melhor – por si só. Neste artigo, apresento soluções para diversas circunstâncias na remoção de conteúdo e a consequência de cada método.

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Em um trabalho de link building uma das principais tarefas é entender o nicho que se está trabalhando e, em seguida, indentificar oportunidades de se ganhar links. É neste momento que podemos fazer uso de footprints, ou seja, marcas deixadas por sistemas ou gerenciadores de conteúdo. Neste artigo explicamos como utilizar estas footprints para lhe ajudar no trabalho de aquisição de links de qualidade.

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?