Olá leitores da Agência Mestre,

Estou finalmente em casa depois de viajar para Las Vegas e presenciar um dos maiores eventos de SEO do mundo, o PubCon. Nesta volta, notamos uma mensagem interessante no Twitter do Ariel Lambrecht, que faz parte do time de qualidade do Google para a língua portuguesa:

O fim de semana vai ser triste para muita gente.Leiam as Diretrizes de Qualidade antes de criar sites, por favor!

Pois bem, depois do fim de semana e do meu retorno ao escritório, notamos que diversos sites que monitoramos tiveram suas posições alteradas. Vários deles receberam (em média) -50 posicões no Google. É um fato interessante este tipo de punição pois afetou os EUA cerca de 6 meses atrás.

Ainda tentando ver com outros webmasters o tipo de punições que estavam aparecendo, notamos uma nova entrada no fórum de webmasters do Google PT, que relata exatamente um tipo de punição baseada em troca de links.

Pelo que vi nos websites monitorados, acontece o mesmo tipo de coisa: são sidebars, blogrolls ou um agrupamento de links parceiros que está disparando este tipo de punição.

Por enquanto estou investigando no Twitter e em fóruns se mais alguém relata este tipo de punição, mas gostaria de ouvir outros webmasters que tenham o mesmo tipo de problema. Desta forma podemos identificar o tipo de filtro que está sendo aplicado no Brasil.

Ficarei atento em novidades e informarei mais detalhes aqui.