Microsoft e Yahoo! Anunciam Acordo na Área de Search

Por Fábio Ricotta


Olá leitores da Agência Mestre,

Nestas últimas semanas ouvimos e lemos diversos rumores de uma possível parceria entre Microsoft e Yahoo! na área de search com a finalidade de unir esforços para oferecer uma boa competição ao Google. Pois bem, os rumores estavam certos.

Microsoft e Yahoo!

Hoje, a Microsoft anunciou em um press release entitulado “Microsoft, Yahoo! Change Search Landscape” as novidades e parâmetros do acordo que será anunciado hoje. Além disto, a empresa criou um portal choicevalueinnovation.com/thedeal/ para anunciar as novidades. Ambas as empresas esperam que o acordo seja regulamento até o final de 2010.

Segundo o Search Engine Land, os principais termos são:

  • Acordo por 10 anos;
  • A Microsoft terá acesso por 10 anos à tecnologia de search do Yahoo! e poderá integrar quaisquer tecnologias de search do Yahoo! em sua plataforma de search;
  • O Bing será o único algoritmo de search e plataforma de anúncios dos sites do Yahoo!;
  • Os links patrocinados serão gerenciados pelo Microsoft AdCenter e os preços serão regidos pelos algoritmos já existentes do Adcenter;
  • Cada empresa manterá a sua marca e continuam a ter suas equipes de venda separadamente
  • A Microsoft irá compensar Yahoo! através de um acordo de repartição de receitas pelo tráfego gerado na rede do Yahoo! e sites afiliados;
  • Em plena implementação (previsto para ocorrer no prazo de 24 meses após a aprovação regulamentar), o Yahoo! estima, baseado em níveis atuais das receitas e despesas correntes de funcionamento, que este acordo irá proporcionar um benefício para o lucro operacional GAAP anual de aproximadamente US $ 500 milhões. Yahoo! também considera que este acordo irá proporcionar um benefício para fluxo de caixa operacional anual de aproximadamente US $ 275 milhões.
  • O acordo protege a privacidade do consumidor, limitando os dados compartilhados entre as empresas ao mínimo necessário para operar e melhorar a plataforma combinada search, e restringe a utilização de dados compartilhados de search entre as empresas.

Com este acordo a Microsoft e Yahoo! criam um grande player na área de buscas, tornando o Bing um player competitivo ao Google, que detém cerca de 70% do market share:

A questão é a agilidade em que Microsoft e Bing irão fazer a integração das plataformas de search, aí sim poderemos analisar melhor o impacto do Bing no mundo.

UPDATE: Recebemos um link no Twitter do Bing, com a foto do Steve Balmer(Microsoft) junto com a CEO do Yahoo! Carol Bartz:

Yahoo e Microsoft
LEIA MAIS
5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

O que é SEM?

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Comentários
  1. Sem dúvidas isso vai gerar um tremendo impacto no mercado de Search Marketing como um todo. Espero que aqui no Brasil, nós possamos usufruir das novas possibilidades o quanto antes!

    Vamos ver o que os players nos reservam até o final do ano.

Deixe seu comentário abaixo