Olá leitores da Agência Mestre,

Depois do anúncio da Microsoft sobre a integração com o Twitter, o Google anunciou a ideia do Social Search, que a princípio parecia, para alguns, um certo desespero do Google com relação à novidade da Microsoft.

Pois bem, o Google anunciou oficialmente em seu blog o Social Search, um serviço disponibilizado no Google Labs, que possibilita ao Google exibir resultados de seus amigos e conexões nos resultados de busca do serviço de buscas do Google.

Mas como funciona o Google Social Search?

A ideia do Google Social Search é analisar as redes sociais que você está envolvido, entendendo as suas conexões de amizade e de negócios, e ao realizar uma consulta, o Google irá retornar resultantes relevantes de pessoas que você confia. Este é, sem sombra de dúvidas, um grande passo na personalização de resultados. Confira o vídeo do Matt Cutts, que explica com detalhes visuais como funciona o Google Social Search:

Como posso ter o Google Social Search funcionando nas minhas pesquisas?

O primeiro passo é ir no Google Labs e ativar a opção do Google Social Search:
Google Social Search Experimental

Em seguida, caso você tenha um Google Profile preenchido com as suas redes sociais, o Google poderá mostrar no final dos resultados orgânicos um conteúdo relacionado aos seus contatos das redes sociais:

Google Social Search SERPs

Mas como ganhar visitas?

A principal dúvida de quem trabalha com SEO neste momento é: “Como tirar proveito do Google Social Search e aumentar minhas visitas (e conversões)?”. A resposta é mais simples do que parece: faça conexões!

Mais do que nunca, o Google está mostrando interesse em pessoas, em disponibilizar conteúdo relevante para elas e com isto nada melhor do que “ouvir” o que os seus amigos, ou pessoas do seu ciclo de confiança tem a dizer. Com isto, manter-se conectado à outras pessoas passa a ser muito importante, uma vez que elas te conheçam e você possui um conteúdo relevante para elas, poderá resultar em mais visitas.

Mas o importante aqui é NÃO FAZER SPAM. Não crie perfis falsos ou informações enganosas acreditando na ideia de que outras pessoas vão se relacionar com você. Cada vez mais o seu perfil verdadeiro, as suas informações serão classificadas e rankeadas, podendo até surgir algum tipo de Filtro ou Punição para perfis falsos. Então não polua um serviço novo, e sim, mas contribua com a melhora dos resultados.

Um abraço e até a próxima.