Olá leitores da Agência Mestre,

No último ano realizamos uma Promoção de Fim de Ano que animou muito a comunidade e leitores do nosso website. Naquela oportunidade a promoção envolvia a criação de um artigo a ser postado na Agência Mestre e definimos algumas métricas para avaliar o sucesso de cada um.

Neste ano mudamos o formato e temos um grande desafio para a comunidade de SEO brasileira. A idéia desta promoção é fazer o que um profissional de SEO faz de melhor: posicionar uma página para um determinado termo.

Para isto, inventei um termo não existente no Google, chamado “nanuni kokoritu” e que a partir do momento em que este artigo for postado será o único resultado na internet com este termo.

O Regulamento

As seguintes regras regem o desafio:

  1. O vencedor será escolhido no dia 7 de Janeiro através de consulta no Google sem usuário logado;
  2. O vencedor é dado por quem estiver no primeiro lugar dos resultados orgânicos, não valendo links patrocinados ou resultados universais;
  3. A consulta será realizada em um computador, navegador, horário e com um IP não estipulados;
  4. Será feito um screenshot da tela da SERP do Google no dia da consulta para exibir aos participantes;
  5. É permitido qualquer técnica de SEO, seja ela white hat, black hat, gray hat ou qualquer definição que o profissional goste;
  6. Após o anúncio da página vencedora, o autor deverá entrar em contato através do [email protected] e mostrar que aquela página realmente é dele, alterando algum elemento da página conforme combinado entre eu (Fábio Ricotta) e o autor. Caso ele não possa comprovar a autoria, será desqualificado e aguardaremos até que o verdadeiro autor entre em contato;
  7. Um artigo da Wikipedia não é considerado válido pois se utiliza de uma plataforma colaborativa, onde não é possível determinar o dono
  8. Caso o autor da página vencedora não entre em contato em até 3 dias após a divulgação do resultado o resultado seguinte será eleito como vencedor. Esta regra se aplica em caso conseqüentes;
  9. As regras podem mudar sem aviso prévio.

Prêmios

Os prêmios para o vencedor da promoção são:

Oferecidos pela Agência Mestre:

Rafael Designer

Os seguintes prêmios foram oferecidos pelo Rafael Hernandez:

  • 1 Pendrive Star Wars do Darth Maul com 4GB
  • 1 Livro: Marketing de Otimização de Buscas na Web
  • 1 Livro: SEM e SEO Dominando o Marketing de Busca
Livro jQuery do Maujor

O seguinte prêmio foi oferecido pelo grande Maujor:

  • Um livro jQuery autografado – Para quem não conhece o livro de jQuery do Maujor, ele é um excelente guia para o aprendizado de jQuery. É um livro recheado de exemplos e dicas de como criar diversos aplicativos

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Rand Fishkin do SEOmoz:

SEOmoz
  • Um mês de assinatura PRO do SEOmoz – Para quem não conhece, o SEOmoz é uma das maiores comunidades de SEO do mundo, possuindo mais de 70.000 membros ao redor do mundo com artigos e ferramentas da área. Foi fundando em 2004 pelo Rand Fishkin e Gillian Muessig e hoje é referência mundial em SEO.

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Dixon Jones do MajesticSEO:

MajesticSEO
  • 3 Meses da Assinatura Prata do MajesticSEO – O MajesticSEO está lançando uma nova plataforma de assinatura que será baseada em quantidade de domínios e quantidade de informação sobre os backlinks. Nesta assinatura prata, o ganhador terá direito a 40 análises básicas de domínios, 20 análises avançadas e informação de até 5 milhões de backlinks por mês.
Livro SEO

O seguinte prêmio foi oferecido pelo Paulo Teixeira do Marketing de Busca:

  • Um livro “SEO – Otimização de Sites” autografado – O livro de SEO escrito pelo Paulo explica como você pode criar sites que serão bem entendidos pelos sites de busca e conseguir um posicionamento melhor no Google e no Yahoo!.

Os seguintes prêmios foram oferecidos pela Arteccom:

Arteccom

Os seguintes prêmios foram oferecidos pelo HostGator:

Hostgator

Para quem não conhece, a HostGator é uma das maiores empresas de hospedagem do mundo e está entrando no mercado latino começando pelo Brasil. O objetivo da empresa é oferecer as melhores soluções do mercado e um atendimento diferenciado por um preço justo. Vale apena conferir os planos de hospedagem que eles oferecem.

Os seguintes prêmios foram oferecidos pelo iMasters:

imasters

O seguinte prêmio foi oferecido pela Coolar – Adesivo Decorativo:

Obs.: Os prêmios podem aumentar conforme fecharmos algumas parcerias.

O que é “nanuni kokoritu”?

Como eu inventei o termo apenas para esta promoção também inventei uma definição para ele, que é a seguinte:

Nanuni Kokoritu é uma raça de cachorros muito rara, que teve sua origem no Nepal. Eles são cachorros pequenos e amáveis, que nunca abandonam o seu dono e entram em depressão no caso de morte do dono. Ter um Nanuni Kokoritu como companheiro é considerado sagrado pelos moradores do Nepal e não é permitido maltratar tal tipo de animal.

E que o desafio comece!

A partir deste momento todos os profissionais de SEO estão convidados à participar deste desafio e peço a todos que convidem os seus colegas de trabalho, conhecidos e até mesmo os amigos. Eu já convidei todos os profissionais da Agência Mestre e cada um está com uma idéia mais louca que o outro.

Boa sorte!

Resultado

Depois de 1 mês do desafio estar no ar, chegamos ao dia da revelação. O termo escolhido, “nanuni kokoritu” começou a aparecer na internet no dia 08 de dezembro de 2009 e hoje já possui mais de 1 milhão de páginas indexadas pelo Google contendo este termo.

Seguindo o regulamento, realizamos a pesquisa por “nanuni kokoritu”, com a busca personalizada desativada, no navegador Chrome em modo “incognito”, com todos os cookies e histórico de navegação limpos. Obtivemos a seguinte tela:

desafio-seo-final
No lado direito, a imagem da capa do UOL de hoje, apenas para verificação de horário e data.

O vencedor do desafio foi o Guga Alves, profissional do Rio de Janeiro, o criador da página http://nanunikokoritu.blog.br/. Já entramos em contato com ele para a verificação da propriedade da página e o mesmo já confirmou com a nossa equipe, validando a sua vitória do desafio de SEO.

Gostaria de parabenizar o Guga Alves pela conquista e também parabenizar a todos os que participaram do desafio.

Um grande abraço e até o próximo!