Tendências do Marketing Digital

Olá leitores da Mestre,

Um estudo recente da empresa SearchMetrics aponta um dado curioso: o Google+ deve ultrapassar o Facebook em quantidade de compartilhamentos em 2016! Esta informação pode parecer estranha, uma vez que muito se fala do Google+ ser um local sem pessoas ou ainda que a rede social não pegou.

Segundo os dados da SearchMetrics a taxa de crescimento do Google+ é astronômico se comparado ao Facebook, mas olhando em termos absolutos, a vantagem do Facebook é gritante.

Crescimento do compartilhamento no Google+ vs Facebook

Como você pode notar na imagem acima, a taxa de crescimento do Google+ é muito forte nos primeiros 4 meses deste ano. Já em termos absolutos, à direita, o Facebook, de longe ganha em termos de compartilhamentos, com quase 15 vezes mais compartilhamento que o Google+.

É importante saber que a SearchMetrics mensura a quantidade de PlusOnes (+1s) e Shares (Compartilhamentos), do Google+ e Facebook respectivamente.

Previsões de Crescimento

Aplicando uma regrinha de taxa de crescimento, pode-se estimar que o Google+ irá passar o Facebook em compartilhamentos por volta de 2016:

Crescimento do Google+ vs Facebook

Talvez este cenário faça sentido, se olharmos pelo lado de smartphones e do Google Glasses. Ambos, quando iniciados, requerem uma conta Google, que automaticamente cria um usuário no Google+.

Ainda que este seja um cenário, também é importante saber que podemos ter alguma mudança por parte do Facebook que o faça continuar muito forte junto aos seus usuários (vide aquisição do Instagram).

Agora é esperar os próximos anos e ver quem irá ganhar esta batalha. Independente de quem ganhe, pense sempre em ter os dois canais sociais ativados em seu projeto!

Um abraço e até a próxima!