No novo vídeo da  Mestre TV, Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, vai abordar as etapas do processo de Fórmula de Lançamento de um produto. Dê um play e confira quais são as fases essenciais para conseguir os melhores resultados!

 

 

Após contato com o processo, Fábio comenta que agora pode falar com propriedade sobre a Fórmula de Lançamento. Afinal, a Agência Mestre já possui os seus próprios lançamentos. Para quem não conhece, o termo represente o lançamento de um produto digital. O modelo é uma espécie de guia para conseguir sucesso na conversão dos leads em vendas no universo do marketing digital.

 

O que é a Fórmula de Lançamento?

A técnica foi criada por Jeff Walker, dos Estados Unidos, que é conhecida como product launch formula. Porém, no Brasil, o responsável por trazer e traduzir estes conceitos foi o Érico Rocha. Fábio comenta que fez o curso de Fórmula de Lançamento com o Érico e, por conta disso, só pode dizer sobre o conteúdo que ele disponibiliza para os alunos.

Dentro dessa instrução, você conseguirá ter uma alta escala nas vendas, mesmo estando no meio de uma escassez total. Isso ajuda a ter grandes números e resultados, mas apenas em alguns picos do ano. Não é foco de vender todos dias, mas sim algumas vezes durante ano.

 

Quais são as etapas?

Érico defende a fórmula de lançamento de quatro etapas. Apesar disso, Fábio Ricotta acredita que é possível resumir em três fases que existem de um lançamento, deixando claro que este se trata do modelo clássico.

 

1. Pré pré-lançamento (PPL)

Essencialmente quer dizer que haverá um trabalho de conteúdo — podem ser vídeos, artigos, lives, entre outros —, somados à isca digital, de forma que você estimula a audiência a vir até sua empresa e a te reconhecer com mais autoridade. Isso serve para converter a pessoa, sendo que o único objetivo é obter o e-mail, gerar leads em troca do conteúdo, ou seja, nutrição em troca dos dados.

2. Pré-lançamento (PL)

Esta etapa tem como objetivo fazer o lead sair do estágio de indecisão, onde ele não sabe que precisa do seu produto e nem reconhece a oportunidade, para uma vontade de fechar negócio.

Essa etapa possui uma grande semelhança com o funil tradicional de Inbound Marketing, mas em um diferente framework. Entretanto, as estratégias usadas são os vídeos chamados CPLs (conteúdo de pré-lançamento), contando com três principais:

  1. Existe uma oportunidade para você — a empresa mostra que o cliente pode se beneficiar. No caso de Fábio, a oportunidade que ele oferece é poder transformar a gestão do negócio e torná-la mais lucrativa em pouco tempo.
  2. Para você — acontece quando a pessoa viu que existe uma transformação e se pergunta se é  aplicável a ela.
  3. Amostra — se consiste em dar um “gostinho” para a pessoa ver que é bom e pensar que o produto inteiro é melhor ainda.

Como dito anteriormente, estes três vídeos se assemelham ao topo, meio e fundo de funil orquestrado com gatilhos mentais e estrutura de copy para que a pessoa consiga fazer isso rápido. Esse tempo pode variar de 7, 10 ou 14 dias, dependendo do modelo de lançamento.

3. Lançamento (L)

Basicamente, essa é a venda. Geralmente dura de 4 a 5 dias, mas tem gente que fecha em até 48 horas. É importante expor ao cliente todas as características do seu produto, relembrar a oportunidade e mostrar a garantia.

E a 4ª fase?

Embora Érico defenda que exista uma 4ª etapa, Fábio acredita que essas três citadas são o ponto principal. O chamado pós-lançamento dá continuidade à primeira fase (PPL), pois ele é o tempo entre um lançamento e outro.

Evite ficar em silêncio para não “perturbar” a base, senão ela poderá se perder. É bom voltar a mostrar anúncios, conteúdos, e-mails para aqueles que não chegaram até o lançamento.

Basicamente, estas são as fases de uma fórmula de lançamento clássica.

O vídeo foi feito baseado na sugestão de Thiago Terra, através de um comentário no Instagram. Se você também tem alguma sugestão, não deixe de comentar também. Aproveite para compartilhar e se inscrever no canal Mestre Academy! Você ainda pode saber mais sobre como foi o lançamento da Agência 10x