Google Adwords

Com a concorrência cada vez mais acirrada e o crescente aumento do número de anunciantes em Links Patrocinados, a nossa equipe vem testando algumas técnicas que demonstraram aumentar a efetividade nos anúncios de Links Patrocinados.

O que é?

Flood (termo em inglês que significa inundação) de Links Patrocinados é uma estratégia inovadora para garantir maior visibilidade na busca paga. A idéia é que seu anúncio apareça com maior freqüência para palavras que tem um índice de conversão maior; ou fazer com que seu anúncio apareça mais de uma vez para uma determinada keyword.

Quando utilizá-la?

  1. Quando seu budget for baixo e você já tiver explorado todas as palavras long tail para o seu negócio.
  2. Quando você já explorou todo o tráfego para uma determinada região e seu budget é alto, por isso, você quer aparecer mais de uma vez (ou com maior frequência) para uma determinada keyword.
  3. Você é líder de mercado é quer fazer serp domination nos links patrocinados.

Como fazer?

Para aplicar a técnica é necessário primeiro que você tenha uma base estatística mínima para conhecer quais são as palavras que te dão mais conversão.

Quando decidir que está na hora de começar, você vai precisar é de mais de um domínio de destino. Caso não tenha disponibilidade para ter mais de um site, você pode fazer um “clone” do seu site principal usando o atributo frame em html.

Dica: Se optar por fazer um clone, bloqueie no robots.txt a leitura por parte dos buscadores. Afinal esse “clone” não será usado para SEO e portanto não precisa ser indexado.

Para “clonar” seu site, use:





















Para bloquear o robots.txt use:

User-agent: *
Disallow: /

Também é necessário que você tenha mais de uma conta no Adwords (ou similar) para você poder fazer novos anúncios, já que não é permitido você veicular mais de um anúncio com o mesmo domínio.

Feito isso você terá mais uma conta no Adwords com um domínio diferente podendo assim usar uma landing page diferente para seus anúncios.

Fazendo as contas….

  1. Caso seu budget seja baixo, cabe a você calcular quanto está pagando em cada keyword e dividir sua campanha em 3 Grupos.

    Grupo 1 – palavras que você paga pouco por conversão (geralmente as long tail)

    Grupo 2 – Palavras que você paga um valor justo por conversão

    Grupo 3 – Palavras que convertem, mas o custo da conversão é alto

    Repare que estamos apenas preocupados com o custo da conversão e não com o custo do clique. Às vezes o custo do clique é alto, mas tem uma boa conversão.

    Você deve agora montar novas campanhas com a sua nova conta no Adwords utilizando os grupos pré determinados; o grupo 1 da sua primeira conta que você previamente selecionou será usado aqui em conjunto com o grupo 2 (que deve ser testado), o Grupo 3 não será utilizado no Flood.
    Dica: Utilize a ferramenta Adwords Editor (ou similar em outros buscadores) para perder menos tempo na criação dessa nova conta.

    Após essa pequena mão de obra, você deve colocar as duas contas para funcionar em conjunto, e monitorar o seus novos custos de conversão para as mesmas keywords trabalhadas na primeira conta.

    Você irá notar que o custo da segunda conta é maior do que a primeira (talvez os dois custos subam), esse fato ocorre porque seu anúncio, vez ou outra aparece mais de uma vez, e caso o usuário clique no seu anúncio novamente, verá que caiu na mesma página.
    Agora cabe a você comparar o custo de conversão da primeira conta (Grupo 3), com o custo de conversão na sua nova conta (Grupo 1), você fatalmente notará que estará pagando menos por uma conversão. O Flood para o Grupo 2, pode ou não valer a pena dependendo do seu ramo de atuação e do seu budget.

    Se seu orçamento for baixo, você poderá excluir o Grupo 3 da sua primeira conta, ficando com um custo/benefício de conversão melhorado, aumentando seu ROI.

  2. Se seu budget for alto ou você já está no limite da exploração do tráfego para uma determinada região, caba realizar o mesmo procedimento apresentado anteriormente, sem a exclusão de nenhum Grupo na primeira conta, dessa forma, você aparecerá com maior freqüência ou por mais de uma vez para uma determinada keyword.
  3. Se você for líder de mercado e quiser aparecer sempre, a qualquer custo, cabe multiplicar o número de contas pelo número que você achar conveniente. Nesse caso você terá que tomar muito cuidado, pois competirá consigo mesmo pelo valor do clique e estará inflacionando o valor de uma determinada keyword no mercado. Os resultados podem ser muito positivos em termos institucionais e fortalecimento da marca (tanto na pesquisa do Google, como na rede de display).

Para seu anúncio ficar bem posicionado….

  • Utilize o texto usado no seu anúncio dentro do seu site, isso irá aumentar seu quality score, melhorando a taxa de cliques (CTR) e aumentando a probabilidade de você estar entre os primeiros
  • Faça landing pages exclusivas para cada anúncio
  • Procure utilizar o Título e Descrição igual ao da Keyword trabalhada (é interessante que se tenha vários grupos de anúncios), isso irá negritar seu anúncio chamando mais atenção ao usuário
  • Faça títulos atraentes para aguçar a curiosidade do usuário

Resultado:

Flood de Links Patrocinados

O exemplo acima mostra a aplicação da técnica de Flood onde a Real Imóveis ocupou as 3 posições para a palavra “imobiliarias em santos”, local onde a empresa é líder de mercado.


Você tem interesse em enviar um Guest Post na Agência Mestre? Entre em contato descrevendo a sua idéia ou já enviando o seu artigo no corpo do email.