Se existe uma ferramenta do Google que está se tornando cada vez mais popular, essa ferramenta é o Google Data Studio, que é usada para a geração de relatórios. Portanto, caso você queira manter-se atualizado e deseje aprimorar cada vez mais seus trabalhos, fique conosco, dê o play e conheça mais sobre o Google Data Studio!

Como a ferramenta funciona

Essa ferramenta está ganhando o “boca a boca” da galera de SEO, está começando a ganhar o “boca a boca” da galera de Adwords e, logo mais, pode ganhar mais espaço junto à outros profissionais, de outras áreas.

Como o nome sugere, o Google Data Studio é promovido pelo Google e é uma ferramenta de relatórios à qual você pode conectar tudo que está relacionado ao Google, tal como o Google Search Console, Google Analytics, YouTube Analytics, dentre outras opções, como o Adwords, Particle Tracking e outras fontes de dados ligados ao Google ou ao seu próprio banco de dados.

Utilidades do Google Data Studio

Na essência, o Google Data Studio te dá os conectores e você pode criar relatórios customizados. Diante disso, quem trabalha com SEO começa a se questionar o seguinte: “Por que usar uma outra ferramenta se eu tenho tudo de graça no Google Data Studio?”. E essa mesma questão é válida para o pessoal de Adwords.

Portanto, se o seu negócio ainda é pequeno, se você está começando, precisa reportar informações, ver se o seu canal do YouTube está ou não crescendo, o Google Data Studio é uma ótima ferramenta para você começar a criar os seus relatórios. Você pode ver tudo que o Google reúne, em um único lugar!

Experimente a ferramenta

Com essa incrível vantagem de centralização das informações, vá ao Google, procure pela ferramenta e brinque com ela, faça testes, vejas os modelos de relatórios já existentes e inspire-se!

Esperamos que, em um futuro bem próximo, o Google consiga integrar essa ferramenta, com o Facebook, por exemplo. Vamos torcer para que alguém, ou o próprio Google, lance um aplicativo que faça isso!

Gere diversos relatórios

Caso tenha ouvido falar que o Google Data Studio só gera três relatórios, esqueça isso! O Google já anunciou que eles tiraram essa limitação. Então, agora é de graça e vale a pena usar. E se é de graça e é do Google, é bom e pode te ajudar ainda mais!

Para finalizar, que tal fazer um relatório e deixá-lo aqui nos comentários? Vamos adorar ver como você está usando o Google Data Studio a seu favor. Compartilhe conosco!