De nada adianta ser um escritor ou escritora talentoso(a) e ter um blog com um conteúdo de altíssima qualidade se os crawlers e os usuários não puderem acha-lo. Mas como ser encontrado ? Como fazer com que o seu conteúdo do seu blog se destaque em meio a dezenas de milhares de outros blogs ? A resposta é simples: criando links. Já que a maioria dos blogueiros utiliza templates do tipo WordPress e que já são razoavelmente otimizados e também plugins que tornam o processo de SEO mais simples, o esforço efetivo da sua campanha de otimização deve se concentrar mesmo é no processo de link building.

Links

Dicas de como ganhar links externos

  • Filie-se a comunidades as quais você se interessa e comente em outros blogs de conteúdo semelhante ao seu. Comentar em outros blogs ou linkar para eles sempre é interessante para aumentar a sua popularidade na blogosfera e também ganhar parceiros que podem futuramente linkar para você.
  • Crie um usuário e divulgue sempre o seu conteúdo em Social Medias, elas crescem em número de visitantes a cada ano
  • Jamais participe de esquemas de manipulação de resultados e troca de links entre blogs tais como link farms. Uma vez que as search engines detectam irregularidades assim é punição na certa.

Dicas de como construir links internos

Uma boa estrutura de links internos pode fazer com que o usuário tenha uma melhor experiência de navegação no seu blog, fique mais tempo e também pode garantir que ele fique com uma boa imagem e volte depois.

  • Utilize templates de blogs tais como o WordPress pois eles tem um sistema de navegação e administração simples e direto. Sem contar o fato de existirem dezenas de plugins que podem auxiliar desde a criação de sitemaps até organizar os 10 posts mais visitados.
  • Importante: certifique-se que os seus links sejam criados em HTML e não em Flash ou JavaScript, isso garante que os seus links sejam encontrados pelos bots.
  • Prefira sempre usar links absolutos ao invés de links relativos. Por exemplo ao invés de criar um link referenciando ../diretorio/post.php ou post.php, referencie sempre o caminho completo: http://www.seusite.com.br/diretorio/post.php. Isso é interessante pois facilita o trabalho de leitura dos crawlers.
  • Utilize o parâmetro title na âncoras do seus links. Title é aquele pequeno comentário que aparece quando você passa o mouse em cima de algum link ou imagem.