Web Analytics

Segmentação de Dados no Google Analytics

Por Fabiane Lima

O uso de segmentação avançada é muito útil para os trabalhos de SEO no site. Através do uso de segmentos é possível filtrar os dados que se deseja analisar: facilitando a coleta das informações realmente relevantes para o objetivo que se pretende alcançar.

Fabiane Lima

Um dos melhores instrumentos de trabalho que um analista de SEO pode possuir está nos dados que ele obtém dos sites que trabalha e seus respectivos visitantes.

Se esses dados por si só são suficientes para direcionar vários dos trabalhos de SEO do site como, por exemplo, verificar quais páginas são mais acessadas e tentar melhorá-las, imagine quando são feitas análises consistentes com base nesses dados?

A segmentação é de grande valia nesse momento. Ela auxilia o analista a realizar inferências em cima dos dados que são obtidos diretamente e são muito úteis na hora de entender melhor o comportamento de visitantes no site e transformar isso em mais conversões.

Segmentação Avançada

Desde 2008 que o Google Analytics conta com um poderoso recurso de segmentação de visitas: a Segmentação Avançada. Embora seja um recurso avançado, a maioria de nós já está acostumada a utilizá-lo, mas ainda não se se deparou com isso.

Ao entrar no Google Analytics de um site e escolher entre os itens All Traffic, Non-Paid Traffic, Paid Traffic e as demais opções de tráfego disponíveis no analytics, estamos utilizando os segmentos avançados configurados por default.

Como Configurar?

Os segmentos avançados são simples de configurar e não afetam a coleta dos dados do Google Analytics. Ou seja, não há a necessidade da configuração de um novo perfil da conta do site para configurá-lo.

Para acessar a configuração da segmentação avançada do analytics, basta entrar no perfil do site do qual você deseja configurar e acessar a opção Advanced Segments:

E acessar a opção “create new segment”:

Como é possível perceber na imagem abaixo, a tela é bastante simples de utilizar. Na esquerda é possível acessar as métricas e dimensões que serão utilizadas na configuração do segmento avançado, na direita o campo onde será construída a expressão com as dimensões e métricas e, por último, os botões de teste e o campo para o nome do segmento:

A configuração dos segmentos avançados funciona de maneira bastante semelhante as expressões booleanas. Se você não está acostumado a utilizar esse tipo de expressão, ela não é difícil de entender. Basta analisar seus objetivos e passos ao criar o segmento e prosseguir com a configuração. Mais à frente mostraremos passo a passo como configurar um segmento simples.

A grande vantagem da segmentação avançada no Google Analytics é que ela oferece uma infinidade de possibilidades. Entretanto, deve-se considerar que segmentar por segmentar não é uma boa abordagem e que, antes de fazer as segmentações, é necessário analisar quais serão necessárias e como elas podem ser feitas. Um exemplo de segmentação interessante é o de redes sociais utilizadas na divulgação do site, pois através dela é possível conhecer melhor o perfil dos usuários que acessam o site pelas redes sociais e diferenciá-los dos demais.

Segmentação de Redes Sociais

Atualmente, duas das redes sociais mais utilizadas no Brasil são o Orkut e o Twitter. Vamos supor que você deseja verificar como é o comportamento dos usuários que chegam ao seu site através dessas duas redes sociais.

Objetivo: Filtrar as visitas que chegam ao site através do Twitter OU do Orkut.

Para esse objetivo, vamos utilizar a Dimension Source para filtrar/segmentar visitantes que venham OU do Twitter OU do Orkut.

Primeiro é necessário encontrar a dimensão “Source”. Para tanto, basta abrir as opções contidas em “Dimensions”:

Entretanto, antes de prosseguir com a configuração, lembre-se de preencher o atributo referente ao nome do segmento (pois sem preenchê-lo não é possível realizar testes).

Para selecionar uma dimensão ou métrica para compor o segmento, basta clicar no segmento ou dimensão escolhida e arrastar para dentro do campo “dimension or metric”. Abaixo, selecionamento a opção “Source”:

Como queremos fazer o tracking de usuários que encontram o site pelo Twitter OU pelo Orkut, selecionamos agora a opção “Add or Statement”:

E repetir o processo acima para inserir outro source.

Após ter os dois sources, é necessário configurar quais as duas fontes de tráfego, conforme a figura abaixo:

Depois desses passos o segmento de redes sociais já está configurado. Bastanto apenas, agora, ser salvo para ser utilizado.

Utilizando o Statement : And

O segmento configurado acima pode ser alterado para incluir as diversas redes sociais ou ainda os sites com os quais o seu tem parceria. Entretanto, esse segmento ainda pode se tornar mais específico.

Vamos supor que você tem um site de e-commerce e quer mais informações sobre os visitantes dessas redes sociais que não resultaram em conversões, ou seja, o número de transações para esses usuários é igual a zero.  Afinal, você quer descobrir o porquê desses usuários não terem comprado nada.

Objetivo: filtrar os usuários que vêm do Twitter OU do Orkut E que não efetuaram nenhuma compra (o que significa que Transactions = zero ).

Para tanto, vamos editar o segmento de redes sociais adicionando um Statement And, da seguinte maneira:

Para que o segmento passe a filtrar também os visitantes das redes sociais que não converteram, vamos utilizar a métrica Transactions da aba de e-commerce do Google Analytics, conforme pode ser observado na figura abaixo:

Após essa alteração no segmento de redes sociais é possível filtrar os dados dos visitantes do site que vieram do Orkut ou do Twitter e que não efetuaram nenhuma compra (o que é útil para verificar os motivos pelos quais não houveram conversões).

Conclusões

Como é possível perceber, o recurso de segmentação avançada do Google Analytics é muito útil para melhorar as técnicas de SEO aplicadas no site bastando, para isso, definir exatamente quais são seus objetivos (melhorar taxas de bounce e conversão, aumentar conversões de redes sociais, melhorar a visibilidade da marca, …) e verificar que tipo de segmentação avançada lhe fornecerá os dados que você precisa analisar.

E você, já havia usado a segmentação avançada no Analytics do seu site? Que tipo de segmentos você implementou? Deixe um comentário e nos conte as suas experiências com esse recurso.

LEIA MAIS

E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

A Aba de E-Commerce do Google Analytics, além de ser fácil de ser configurada e instalada, é um recurso muito útil para a análise de diversos fatores que podem influenciar as conversões em um site de compras. Leia aqui as instruções de instalação do E-Commerce no Google Analytics e como utilizá-la.

Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Veja aqui como configurar as metas no analytics, utilizar gráficos de funil e outros recursos do analytics para análise das conversões das páginas do seu site.

Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

Conheça ótimas opções de plugins de Google Analytics para WordPress e escolha o ideal para o seu site, de forma personalizada. Saiba mais!

Comentários
  1. Avatar

    Fabiane,

    Parabéns pelo artigo e pela forma com que explicou o assunto. O uso dos filtros avançados é, sem sombra de dúvidas, um forte aliado do trabalho de SEO.

    Parabéns!

  2. Avatar

    Muito bom, já utilizo os segmento do analytics, porém alguns dados não batem, quando vejo uma campanha tagueada no segmento padrão “All visits” e quando vejo a campanha no segmento que ela pertence.

    Parabéns!

  3. Avatar

    Bom dia Fabiane, será que você poderia me ajudar, creio que o meu problema esta dentro desta opção de segmento do google, para que resolver, só que não sei aonde e como montar ele, vejamos se consegue me ajudar. Eu tenho uma página dinamica om PHP, onde eu trato meu clientes com ID (auto increment, mysql), então nas minhas consultas eu uso por exmplo AgentID=1 e para cara cliente eu tenho os anuncios dele que tbm trato como ID, então eu gostaria de controlar quanto clique o meu cliente com ID 1 recebeu e quanto cliques o anuncio com ID 1 recebeu tbm,teria como ?

    Ps.: Se me ajudar serei muito grato..

    Att
    Elias

  4. Avatar

    Ótimo post, ví algumas vezes este link más ainda não sabia exatamente como utiliza-lo, valeu a dica!

    Parabens

  5. Avatar

    Ótima matéria! Parabéns,

    O Advanced Segments do Google Analytics, acredito eu que seja a ferramenta mais importante.

    Parabéns!

  6. Avatar

    Adorei o artigo sobre segmentação no google analytics estou começando a utilizá-lo e todos os dados são bem vindos.

  7. Avatar

    Bom dia, adorei o post e foi mto bem explicativo, tano que já estou testando. Porém estou com uma dúvida no Analytics e não encontrei ainda algum post para essa dúvida. Minha dúvida é a seguinte:
    Tenho um site sendo analisado pelo google analytics, mas toda vez que entro nesse perfil ele não me atualiza os dados e o código esta lá. Tanto que recebo emails semanais sobre o tráfego do site e nesse email ele me mostra dados totalmente diferentes dos dados que encontro na minha pagina do google anlytics referente ao mesmo site que estou monitorando. Porque?
    Agradeço ao site é mto bom!

  8. Avatar

    Dica bastante útil.

    Mesmo segmentando os dados de outra forma (atráves de variáveis nos links), isso pode ser útil para criar agrupamentos de origens.

  9. Avatar

    Obrigada pelos comentários, pessoal! =)

  10. Avatar

    Ferramenta indispensável para analistas SEO, o Google Analytics é, sem dúvidas, uma excelente opção gratuita de análise de cliques mas, é necessário saber interpretar essas dados para transformá-los em informações estratégicas por meio da segmentação de dados. O artigo está excelente. Parabéns

  11. Avatar

    Parabéns Fabiane pelo post.

    Eu estava assistindo uma apresentação do Fábio Ricotta no campusparty sobre Seo e WordPress e achei interessante os filtros que ele havia criado no google analytics.

    Valew

  12. Avatar

    Fabiane,

    Tudo bem???

    Olha eu tentei fazer a segmentaçãoa vançada cruzando as visitas do orkut com as do twitter do meu blog.
    Mas acontece que não consigo visualizar. Não me gera gráfico nenhum.
    Você consegue me ajudar a entender melhor?

    #obrigada 🙂

    • Avatar

      Oi, Aline
      Se você quer ver as visitas que vem do orkut OU as visitas que vem do twitter, você terá que verificar as visitas cujo Source contains orkut OR Source contains Twitter. Dessa maneira você terá no mesmo gráfico as visitas do Twitter e as visitas do Orkut.
      Se sua intenção é comparar as visitas do twitter com as visitas do orkut, o ideal é montar um segmento para cada uma dessas redes (um segmento para twitter e outro segmento para orkut). Pois dessa maneira é possível fazer essa comparação.
      Espero que tenha ajudado, abraços!

  13. Avatar

    Excelente dica, já tinha usado os segmentos mas não de forma tão simples e objetiva.
    Muito bom.

  14. Avatar

    Como sempre o site do mestre seo trás espaço para o conhecimento do google analytics uma das ferrametas mais completas na avalição de SEO. Parabéns pelo artigo!!!

  15. Avatar

    Oi Fabiane,
    Uso os segmentos a bastante tempo, mas ocorreu de precisar incluir os valores dos mesmos na minha aplicação, então comecei a utilizar a api de exportação de dados do google.
    Para exibição dos dados totais das páginas, filtros é métricas funciona ok, mas para exibição das métricas + segmentos ele simplesmente ignora os parâmetros de segmentos passados me retornando somente o valor total do site.
    Você já passou por problema parecido? Tentei contato com os desenv do google e não obtive resposta sobre isso.
    a linguagem utilizada para a integração é .net.
    se tiveres alguma informação ficarei grato.

    []s

  16. Avatar

    Olá Fabiane, primeiramente parabéns pelo post, muito bacana o conteúdo.

    Tenho uma dúvida, que já me decorre há algum tempo. Você sabe me dizer como faço para ver as visitas que vieram do Google Images? Hoje me parece que elas estão todas misturadas com Google / organic.

    Obrigado por enquanto.

    Abraço.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?