Google Analytics – Introdução

Antes de postar a continuação do artigo sobre google analytics e o ROI, recebi pedidos para falar sobre uma introdução ao google analytics, para pessoas que estão começando agora. Bom, para começar deve-se criar uma conta no gmail, aliás é bom usar a mesma conta para os diversos serviços que o google oferece, depois acessar o website http://www.google.com/analytics e entrar com seu email e senha.

Aqui você é redirecionado para uma página com o botão para cadastro, clique e será necessário preencher alguns dados como: url do website, o nome da sua conta, dados de fuso horário da sua região, nome, etc. Leia e aceite os termos de condição e seu cadastro estará completo.

Agora você receberá um código em javascript como este aqui:

<script src=”http://www.google-analytics.com/urchin.js” mce_src=”http://www.google-analytics.com/urchin.js” type=”text/javascript”>
</script>
<script type=”text/javascript”>
_uacct = “UA-39999995-1”;
urchinTracker();
</script>

Este código deverá ser colocado em todas as páginas do seu website, é recomendado que seja colocado imediatamente antes da tag HTML </body>. É muito importante não esquecer de colocar esse código em nenhuma página para você obter estatísticas exatas do website em geral.

Dentro da sua conta agora você poderá adicionar vários websites, e pra cada um será dado um código javascript diferente. Selecione na interface o website desejado e você será enviado para página de estatísticas correspondente.

Bom é isso ae, isso foi apenas uma introdução aos iniciantes dessa importante ferramenta na área de SEO, e em breve continuarei postando os artigos falando sobre as suas funcionalidades.

Receba Dicas Exclusivas Sobre Web Analytics

Quer aprender a mensurar suas visitas e conversões de maneira correta? Então, cadastre seu e-mail!
Divulgue este artigo

22 Comentários para “Google Analytics – Introdução”

  1. Me

    Particularmente eu achei uma porcaria esse serviço do Google. É lerdo, é infuncional e não mostra o que realmente precisa.

    Quer um exemplo? A maioria dos sites proxys naõ é pego por ele. Tinha dois sistemas o site metter e o google no meu blog. Comecei a reparar que o nº de visitas era diferente. Quando fui ver o motivo: o google não pegava os proxys. Além disso ele não mostra cada visitante como faz o site metter. Prefiro o mais simples e porém menos funciona.

    Responder
  2. Walmar Andrade

    Bom artigo, o Analytics é uma ferramenta excelente, porém não muito simples de destrinchar. As informações gerais são bem fáceis de serem visualizadas e acessadas, mas dá para ir muito além delas com o Analytics.

    Responder
  3. Cassiano Travareli

    Eu concordo com o walmar em relação a ser uma ferramenta excelente, pois ela oferece muitos recursos a serem explorados, e que inclusive falarei sobre eles em futuros posts, mas concordo também que ainda ele peca em alguns aspectos. O google está em constante evolução e hora ou outra acabará corrigindo os defeitos que deixam os usuários insatisfeitos.
    Abraços

    Responder
  4. Eliseu sb

    Gosto do Analytics, principalmente do recurso de visitantes por distribuição geográfica e o perfil do usuário sobre resoluções, O.S e outros, particularmente me dei bem com essa ferramenta e considero a melhor que já utilizei. Não por ser apenas Google, mas pela inovação que as outras deixaram de ter, e ficar na mesmice.

    Responder
  5. Marly Prado

    Oi Cassiano,
    Nossa eu aqui procurando um santo tutorial e olha de quem eu vou achar… Fala sério…
    Enfim, resolveu “o problema” e avisa onde tem mais…

    Responder
  6. Blogueiro

    Ola a todos,
    Cassiano, parabéns pelo post.

    Na minha opinião, o Analytics, é o mais completo software gratuito de estistica e analise.
    No entanto, é também através do Analytics que o Google “tudo sabe e tudo vê”.

    Sitemeter, Woopra e WebStats (entre outros) também são boas opções para quem prefere um programa que não seja do Big Brother G.

    Abraço,

    Responder
  7. Portal Balada Liberal

    Muito bom o trabalho do site MestreSeo…tem me ajudado muito a melhorar os posicionamentos dos meus sites no Google.
    Agora que já estou começando a entender o Analytics, vou experimentá-lo primeiramente no Portal balada Liberal.
    Qualquer novidade eu volto aqui para relatar.
    Abraços a toda a equipe do MS. !

    Responder
  8. Gilson

    Valeu pelas dicas. Tentei fazer o cadastro no Analytics e não consegui. Cheguei na última parte a ser avançada, que é o momento em que se lê os termos e condições, e quando se clica no botão “Avançar” sempre aparece um erro e não finaliza o procedimento. Como você disse no começo é preciso ter um e-mail do gmail que no meu caso não é. No entanto creio que isso não seja a causa do problema. Verificarei com o suporte da google. Até.

    Responder
  9. Emily

    Bem, fiz minha conta no G. analytics entrei com o cadastro mas não informaram nenhum código Java script. Onde posso consegui-lo?

    Responder
  10. Alexsandro

    Alguem aqui ja trabalho com trackEvent no GA assíncrono?
    Estou usando mas no GA nenhum momento ele registra o evento. Pq será, alguem sabe?

    Obrigado.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>