Google Analytics API foi Lançada

Bom dia leitores da Agência Mestre.

Ontem, dia 21/04, o Google lançou uma das mais aguardadas API’s: o Google Analytics Data Export API beta.

Agora o que há de tão interessante nessa nova API? Essa nova API permitirá que nós profissionais da área, principalmente, analisemos os dados do Google Analytics de uma forma mais completa, além de ser possível integrar os dados do Analytics com os dados do seu negócio. Os desenvolvedores poderão integrar o Google Analytics em seus produtos e ferramentas criando programas auto-suficientes, em termos de dados. Será possível com essa nova API criar uma nova série de gadgets e widgets e até mesmo um dashboard personalizado.

Como a API do Google Analytics Funciona?

A Data Export API é bem simples de ser usada e possibilita a leitura de todos os seus dados do Analytics. Qualquer dado que esteja disponibilizado na interface normal do Analytics estará disponível através da API. A API do Analytics é a mesma Google API,  ou seja, ela utiliza o mesmo protocolo das API’s do Google Calendar, Finance e Webmaster Tools. Se você já utilizou algumas dessas, a nova Google Analytics Data Export API será bem familiar.

Para as linguagens Java e JavaScript o Google disponibilizou algumas bibliotecas que simplificam o processo. Além disso, o Google está trabalhando para disponibilizar um suporte para outras linguagens de programação. Enquanto o suporte se restringe ao Java e ao Javascript, os desenvolvedores podem acessar os dados através de requisições HTTP e acessar os dados em XML.

Como Começar a Usar a Data Export API?

Existem três passos básicos para se começar a usar a API do Google Analytics.

  • Primeiramente leia toda a documentação sobre as API’s, elas estão disponíveis aqui (material em inglês). Nesse site você encontrará exemplos de código e perguntas frequentes sobre as API’s do Google;
  • Certifique-se de se cadastrar no grupo Google Analytics API Notify para receber e-mails sore novas atualizações sobre a API, como mudanças nos códigos assim como qualquer outra atualização importante que venha a ser feita;
  • Cadastre-se no Google Analytics APIs Group – esse fórum é uma excelente forma de tirar dúvidas e ter novas idéias de como implementar a API.

Um grande avanço que todos esperavam com ansiedade, agora lançado pelo Google. Até a próxima!

Receba Dicas Exclusivas Sobre Web Analytics

Quer aprender a mensurar suas visitas e conversões de maneira correta? Então, cadastre seu e-mail!
Divulgue este artigo

7 Comentários para “Google Analytics API foi Lançada”

  1. André

    Tenho algumas dúvidas em relação às APIs do Google,
    vcs podem me ajudar??

    Por exemplo, tenho um servidor que trabalha na plataforma Ka-Map que trabalha com desenvolvimento de sistemas online de mapas, porém vi a possibilidade de migração para a plataforma do Google Maps.
    O problema é que os termos de uso estão em inglês e isso me dificulta muito! Alguém poderia me esclarecer algumas dúvidas??

    1º o serviço é gratuito?
    2º a base de dados é migrada e, portanto, depende dos servidores da Google?
    3º há um limite da quantidade de informações usadas, já que meu site faz referência a toda uma cidade?
    4º é gratuito?
    5º no que diz respeito ao desenvolvimento em javascript, é lícito fazer algumas adaptações no layout como opções de escala ou edição de pontos?

    Se me ajudarem eu ficarei extremamente grato, pois seria uma grande evolução para os munícipes da minha cidade!! Muito obrigado!!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>