Configuração de Filtros no Google Analytics e Segmentação de Dados

A informação tem se tornado cada dia mais importante para os profissionais, independente de sua área ou ramo de atuação. E quando estamos falando de tecnologia e marketing, para se manter no mercado a informação passa a ser algo muito mais que importante: essencial.

Quando se trata de SEO, assim como outros ramos de tecnologia, é importante fazer pesquisas, testes, obter e analisar resultados – e destes últimos fazer inferências para aprimorar as técnicas utilizadas e se manter em constante avanço – em conformidade com os padrões adotadas pelas Search Engines e as aspirações dos usuários.

O Google Analytics é uma ferramenta muito útil para a coleta de grande parte dos dados utilizados na análise de um site e seu ramo de atuação, especialmente quando se trata das informações relacionados ao comportamento do usuário.

Entretanto, o Google Analytics fornece uma série de dados que muitas vezes são exibidos de maneira mais genérica – o que pode levar o analista de SEO, na melhor das hipóteses, a perder um tempo precioso para segmentar esses dados. Nos piores casos, o analista pode chegar a conclusões precipitadas ou até mesmo erradas, prejudicando assim o seu trabalho.

Além do recurso de advanced segmentation, é possível fazer segmentação de dados no Google Analytics através da configuração de filtros especiais. Abaixo, vamos demonstrar como deve ser feita a configuração de um filtro no Google Analytics, além de alguns exemplos de filtros que são muito úteis para fornecer dados para o trabalho de SEO em seu site.

Como Configurar um Filtro?

Como regra geral, geralmente antes de configurar um filtro é necessário criar um novo perfil para o site no Google Analytics para, dessa maneira, evitar que os dados de outros seções que não as do filtro sejam poluídas pelas novas configurações.

Criando um Novo Perfil para o Site no Google Analytics

Para montar um novo perfil para o site no Google Analytics, basta clicar na opção “Add new profile” equivalente ao site que você quer criar o novo perfil, conforme na figura abaixo:

Depois disso, basta selecionar a opção “Add Profile for an existing domain”, selecione o site do qual se deseja criar um novo perfil e escolha o nome para esse novo perfil:

Depois desses 2 passos o novo perfil do site está pronto para ser utilizado para a configuração de filtros.

Configurando um Novo Filtro

Para configurar um  novo filtro, basta selecionar a opção “Edit” referente ao perfil recém criado para do site. Da seguinte maneira:

Após entrar na janela de edição do perfil, você terá que selecionar a opção referente à inserção de um novo filtro no mesmo, da seguinte maneira:

Após esse passo você vai entrar na janela de edição do filtro.

Basicamente, existem dois tipos de filtros que podem ser configurados no Google Analytics, os pré-definidos (predefined) e os customizáveis (custom filters). Os filtros pré-definidos são mais simples de configurar, mas tem menos recursos que os customizáveis. Estes últimos, muitas vezes, precisam do uso de expressões regulares.

Abaixo, seguem alguns exemplos de filtros que podem ser úteis para analisar os dados do seu site. Vale lembrar que esses filtros também são úteis para entender como funciona esse recurso e, assim, configurar novos filtros que se adaptem melhor as suas necessidades.

Filtro para Image Search

Um filtro bastante útil que pode ser configurado no site é o filtro de Image Search. Esse filtro faz com que o Google Analytics classifique os dados de referentes a busca por imagens do Google como uma Search Engine – ou seja, é possível verificar as palavras-chave para as quais o site recebe visitas de imagens.

Para configurar esse filtro, basta preencher os dados da seguinte maneira:

  • Filter Name: Insira um nome para o filtro que melhor lhe convier.O nome sugerido é “Image Search”
  • Filter Type: Custom filter, Include
  • Filter Field: Referral
  • Filter Pattern: ^http://images.google..*$
  • Case Sensitive: No

Excluir Tráfego de Originário de Determinados IPs

Excluir o tráfego de IPs pré determinados é útil para excluir os dados da navegação feitas por você ou pessoas de sua equipe no site.

  • Filter Name: Insira um nome para o filtro que melhor lhe convier.O nome sugerido é “Image Search”
  • Filter Type: Custom filter, Exclude
  • Filter Field: Visitor IP Address
  • Filter Pattern: 192.168.1.1 -> as barras são utilizadas pois esse campo aceita expressões regulares. Ou seja, também é possível filtrar uma determinada série de IPs dessa maneira.
  • Case Sensitive: No

Filtrar Campanhas de E-mail

Geralmente as campanhas feitas por e-mail geram vários referrals para seu site, o que dificulta a análise dessas campanhas de uma maneira mais geral. Esse filtro agrupa os dados referentes as URLs mail.yahoo.com em uma só, embora estejamos usandoo yahoo.mail como exemplo, ele pode ser configurado para outras campanhas. Para as URLs do Yahoo Mail, ele deve ser configurado da seguinte maneira:

  • Filter Name: Insira um nome para o filtro que melhor lhe convier.O nome sugerido é “Filtro E-mail – Yahoo”
  • Filter Type: Custom filter, Advanced
  • Field A -> Extract A: Campaign Source, (.*)mail.yahoo.com$
  • Output To -> Constructor: Campaign Source, mail.yahoo.com
  • Field A Required: Yes
  • Field B Required: No
  • Override Output Field: Yes
  • Case Sensitive: No

Segmentar Dados de Subdiretórios

Esse filtro é muito útil para visualizar melhor os dados de cada subdiretório do site. Para tanto, é necessário criar um filtro para cada um desses subdiretórios, da seguinte maneira:

  • Filter Name: Insira um nome para o filtro que melhor lhe convier.O nome sugerido é “Nome do Diretório”
  • Filter Type: Predefined filter, Include only, traffic to the subdirectories, that begin with
  • Subdiretctory: /diretorio/
  • Case Sensitive: No

A configuração de filtros é muito útil para segmentar diversos tipos de dados, desde o tráfego de referral e keywords até mesmo o tráfego em determinados subdiretórios ou subpastas. Segmentações essas que facilitam a análise dos dados coletados e a inferência de novas informações – que vão te auxiliar a melhorar os trabalhos de SEO executados no site.

E você, já configurou algum filtro no Google Analytics? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu recado e conte como foi sua experiência com filtros.

Receba Dicas Exclusivas Sobre Web Analytics

Quer aprender a mensurar suas visitas e conversões de maneira correta? Então, cadastre seu e-mail!
Divulgue este artigo

27 Comentários para “Configuração de Filtros no Google Analytics e Segmentação de Dados”

  1. Alex Rodrigues

    Vou configurar um filtro para uma cliente, o site Arteiras Brasil – http://www.arteirabrasil.com.br, e estamos usando o Flickr como base para as imagens dos produtos delas. Existe uma maneira de fazer o filtro do flickr pela G_Analytics? No caso do filtro por imagens, no lugar do ^http://images.google..*$ o que eu passaria para ele pegar os do Flickr?

    Responder
  2. Juliano Torriani

    Olá Fabiane!

    Muito boa sua matéria.

    Tem como filtrar e descobrir o que os usuários estão pesquisando na busca de um e-commerce?

    Essa informação é interessante para saber como o usuário se comporta dentro do site.

    Obrigado

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Juliano

      Tem como configurar a busca sim. Basta entrar na tela de edição do perfil do site no Analytics e editar a opção “Main Website Profile Information”.

      Na próxima janela, o último item são as configurações de Site Search. Nesse item você vai escolher “Do Track Site Search” e colocar os argumentos de uma query de pesquisa do seu site.

      Por exemplo, se ao efetuar uma busca por “keyword” no seu site o cliente é redirecionado para a página: “http://www.site.com.br/?busca=keyword”, o parâmetro que você vai usar é “?busca=”.

      Responder
      • Fabiane Lima

        Ah, para acessar os relatórios sobre as buscas realizadas no site, basta seguinte o caminho “Content” -> “Site Search” no Google Analytics.

        Até mais!

        Responder
      • Fabrício Sahdo

        Fabiane, se eu enviar essa busca pra um sub-diretório ex:

        http://www.site.com.br/resultadoBusca/?busca=teste

        devo incluir o sub-diretório no campo também ou somente o parâmetro “?busca=”?
        Pois já criei um novo e fiz da maneira que você disse e não deu nenhum resultado de quantas pessoas usaram e quais as palavras usadas neste parametro após 2 dias.
        Vejo que lá tem a pergunta se eu quero tirar a string do parâmetro fora da URL … isso teria alguma coisa haver?

        Responder
  3. Joao

    Adicionei o filtro e no período que ele ficou ativo danificou a coleta de outros dados da audiência…

    Criem o filtro e monitorem, porque aqui deu problema e feio.

    Responder
  4. Diogo Barros

    Olá, não achei o tema sobre o que quero perguntar aqui no site, mais como é referente ao Google Analytics farei a pergunta nesse artigo.

    Um cliente meu tem um site onde existe um código do Google Analytics nele, agora ele acabou de criar outra site e colocou nesse, outro código do Analytics, tendo agora relatórios dos dois, até ai tudo bem.

    Porém agora ele precisa que os acessos desses sites sejam somados (automaticamente), Exemplo: Ontem um dos sites teve 1000(mil) acessos e o outro 500(quinhentos), quando ele for ver o reletório dos acessos de ontem tem que aparecer 1500 (mil e quinhentos) isso é possivel? Se sim, como?

    Desde já agradeço, obrigado.

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Diogo

      Até onde sei não tem como simplesmente somar as visitas das duas contas de maneira automática no GA (a não ser utilizar o mesmo tracking code nos dois sites, o que não aconselho a fazer, pois o ideal é manter as duas contas separadas – afim de segmentar melhor as visitas em cada um dos sites).

      Se você precisa apresentar relatórios para o seu cliente, você por exportar os dados por csv dos dois sites, montando os gráficos em cima dos dados conjuntos, utilizando outra ferramenta para gerar esses gráficos.

      Espero que tenha ajudado

      Abraços

      Responder
  5. Elder Tanaka

    Fabiane, tanto eu como meu cliente temos IP dinâmico. Como faço para criar um filtro para eliminar tráfego interno meu e dele sem correr o risco de excluir tráfego relevante para as estatísticas?

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Elder
      É possível filtrar os IPs compreendidos dentro de uma faixa (caso você e seu cliente tenham IPs variáveis dentro de uma faixa), mas mesmo assim você corre o risco de perder visitas nessa faixa.
      O ideal seria que você e seu cliente utilizassem proxy para acessar o site, dessa maneira seria necessário filtrar somente as visitas de 1 ou 2 IPs.
      Abraços.

      Responder
        • Fabiane Lima

          Olá, Mayron

          É necessário verificar a versão de GA que você está usando. O link que você enviou tem as instruções para a nova versão de GA e não da antiga, se você estiver usando a antiga, terá que seguir outras instruções.

          Uma outra maneira de excluir esses dados é através do uso de recursos disponibilizados pelo Google. Atualmente, com as novas políticas de privacidade, o próprio Google disponibiliza um plugin para o firefox (tem também a extensão para o Google), que impede que o navegador envie as informações para o GA dos sites acessados. Ou seja, se você tem esse plugin (ou extensão) instalado no seu firefox (ou chrome), os seus dados não são enviados para os sites pelos quais você navegar.

          Você vai encontrar mais informações sobre essa nova política, bem como o link para esses aplicativos nesse artigo: http://www.agenciamestre.com/google/privacidade-no-google-menos-informacao-para-seo

          Espero que tenha ajudado

          Abraços

          Responder
  6. Mauricio Marques

    Olá,

    Parabéns pelo artigo de alto nível.
    Pode me dizer como faço para montar no analytics uma expressão regular para contar a quantidade de keywords digitados na pesquisa do usuário ?

    Abraçosss

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá,

      Bom, as expressões regulares são utilizadas para “procurar” no meio de um determinado conteúdo ocorrências de texto que obedecem a um determinado padrão (passado pela expressão regular). Até onde eu saiba, não existe como utilizar as expressões regulares para “contar” o número de keywords.

      Entretanto…

      Existe como montar segmentos avançados no seu GA para analisar o tráfego por head tails (1 ou 2 keywords) ou long tails (+2 keywords).

      Espero que tenha ajudado.

      Abraços

      Responder
  7. Sérgio Evangelista

    Eu gostaria de saber como posso criar um filtro para ter o relatório dos autores (wordpress). O analytics me dá números tanto do autor como dos posts do autor… gostaria de um relatório único. Abraços!

    Responder
  8. Flavia

    Oi Fabiana

    Parabéns pelo site e pelos tutoriais são bem simples de entendere práticos

    Meu problema que a meses venho buscando na net – é que preciso excluir trafeco interno dos meus relatórios, mas meu ip externo é rotativo.

    No filtro, segundo ajuda do analytcs, geralmente colocamos o ip ( no meu caso externo) no 1º campo
    no 2º campo colocamos a expressão regular do intervalo de ip ( isso que não sei como fazer) conforme orientam neste link: http://www.google.com/support/googleanalytics/bin/answer.py?answer=55572
    como criar este intervalo de ip – que ip uso como referencia para este segundo campo?
    o que precisa ter no local de cada campo xxx.xxx.xxx.xxx

    muito obrigada ;-)

    Responder
    • Fabiane Lima

      Olá, Flávia

      Na verdade, no primeiro você coloca o IP mínimo da sua faixa de IP, no segundo campo, o IP máximo da sua faixa de IP. Depois clique em “Generate RegEx” e, o conteúdo gerado no campo 3, você vai utilizar no seu filtro do GA. =)

      Entretanto, uma maneira interessante de evitar a configuração de filtros e não enviar dados de tráfego interno para o GA do seu cliente, é utilizar o plugin do firefox (ou extensão do Chrome) que “barra” o envio de dados para o GA dos sites acessados. Você consegue mais informações sobre esses recursos em: http://www.agenciamestre.com/google/privacidade-no-google-menos-informacao-para-seo

      Espero que tenha ajudado

      Responder
  9. christiane martini

    Oi Fabiane,
    Sei que o post é antigo, mas é exatamente isso que estou precisando. Segui suas orientações, mas estou com um probleminha. Eu criei o perfil duplicado para aplicar um filtro que pegue somente os dados de um subdiretorio. No entanto o perfil que eu criei não está recebendo dados. O campo “status” aparece com um ponto de exclamação em um triangulo amarelo, enquanto o perfil principal está ok. Eu já criei o filtro para esse novo perfil, mas não existem dados recebidos. Preciso acrescentar algo no código de monitoramento do GA nas páginas?
    Obrigada pela atenção.

    Responder
  10. Lucas Frutig

    Olá, não encontrei no site nenhum artigo sobre o bloqueio de IP pelo google analytics. Como esse post se trata de criação de filtros, acredito que resolva. Pois então quando o IP não é fixo, como faço para bloquear as visitas desse IP? No caso o bloqueio seria do IP aqui da empresa, para não influenciar no tráfego. Tem jeito?

    Responder
  11. Guilherme Velloso

    Primeiro gostaria de parabenizar pelo post e em segundo pedir um help..hehe

    Preciso criar um filtro para saber as categorias mais acessadas do ecommerce. Porque no GA ele só mostra as seguintes paginas: /funilcompra/passo1.html depois tem /funilcompra/passo2.html e vai até o passo5…rs Acho que é alguma configuração do ecommerce, mas não temos acesso aos códigos e nem um bom suporte..rs

    Então gostaria de criar um filtro para as categorias que tem urls como: ListaProdutos.asp?idCategoria=110 e assim por diante.
    Existe essa possibilidade?

    Agradeço muito se poder me dar uma dica! ;)
    Abração e mais uma vez parabéns pelo post.

    Responder
  12. Fernando

    Olá, parabéns pelo post, muito bom!
    Já está me ajudando na configuração do GA no projeto e-commerce que estou trabalhando.

    Gostaria de saber se é preciso criar então um filtro para cada empresa provedora de emails para unificar essas referências das campanhas de email-mkt. Por ex.: Gmail.com / Hotmail.com / Yahoo.com e assim por diante.

    Obrigado

    Responder
  13. Lucas

    Olá prezados, tenho um site no qual sou responsável revistalounge.com.br/ o negocio ai é o seguinte, a minha cliente quer contabilizar os clicks que ocorrem nos banners (que ficam a direita e abaixo do botão Assine, e na parte superior do site que ficam acima do menu) eu entrei na parte do Google Analytics em Conteúdo – Analise de pagina, só que ai ele não me informa o clique por banner e sim por área (e os banners são rotativos), gostaria de saber se não tem como eu filtrar isso por clicks por link usando esse parâmetro do filtro?

    Responder
  14. Ronaldo

    Olá Fabiane,
    Onde trabalho ,nossa url é mascarada. Por exemplo: Tenho o site http://www.ronaldo.com/grupo. e dentro dele existem varias níveis de navegação, e em qualquer nível que eu acesse a url não mudará. E no GA não aparece os dados referentes aos demais níveis acessados pelos usuários. É possível fazer alguma configuração para que esses dados sejam mostrados nos relatórios do GA.

    Obrigado desde já.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>