Analise a Concorrência com o Google Analytics

Olá leitores da Agência Mestre!

Passa dia após dia, crise após crise e, uma coisa não muda: nossa sede por saber como anda a “horta do vizinho”. Não adianta, é do ser humano querer saber se o vizinho vende mais, se produz mais, se ganha mais. Na internet não é diferente. Você sempre quer saber quantas visitas seu concorrente tem, quantos cliques no Adsense, se o CTR dele é alto, ou seja, a mesma curiosidade.

Pois bem, para quem não conhece, o Google Analytics possui uma opção chamada Benchmarking, que mostra uma comparação entre o seu site e sites do mesmo ramo de atuação. Além disso, ele possui uma outra funcionalidade, de poder comparar o seu site com qualquer outro grupo de sites, de ramos diferentes.

Para acessar esta funcionalidade, vá no menu em Visitors e depois clique em Benchmarking.

Uma dica boa para quem trabalha com otimização de sites é usar o benchmarking do Google Analytics quando você deseja saber se foi punido em algum mecanismo de busca, sendo assim, o seu tráfego será bem inferior ao dos websites do mesmo ramo. Ainda nesta linha, mas para websites novos, você pode saber se o seu site já possui um tráfego de acordo com a categoria que você trabalha, comparando os dados do Benchmarking.

Espero que tenham gostado desta dica.

Um abraço e até a próxima

Receba Dicas Exclusivas Sobre Web Analytics

Quer aprender a mensurar suas visitas e conversões de maneira correta? Então, cadastre seu e-mail!
Divulgue este artigo

18 Comentários para “Analise a Concorrência com o Google Analytics”

  1. Web Designer Demétrios

    Muito bom este post. Eu acessei a comparação de marcas mas não entendi muito bem, a linha cinza é a concorrência toda e a linha azul e o nosso site, correto? O que seria considerada uma boa companha?

    Responder
  2. Jackson

    Ola Fábio,

    Realmente interessante. Vou dar uma fuçada nisso ai pra saber mais a fundo como estão meus “concorrentes”.

    Obrigado pela dica. Abraço.

    Responder
  3. Fábio Ricotta

    Ficou muito feliz por terem gostado deste artigo.

    @Demétrios uma campanha boa é aquela onde você está melhor do que os seus concorrentes… concorda?

    Um abraço

    Responder
  4. Web Designer Demétrios

    Mais ou menos e vou explicar porque. Se a linha cinza for toda a concorrência acho difícil a linha azul estar acima dela porque é uma concorrência desleal, é meu site X todos os concorrentes, ou seja, a meu entender se a linha azul estiver um pouco abaixo da linha cinza já podemos considerar melhores que os concorrentes.

    Responder
  5. Celso Hora

    É interessante essa ferramenta, mas infelizmente tem suas limitações.

    Ela só seria eficiente se todos os sites do seu ramo utilizassem o Google Analytics e deixassem marcada a opção de aceitar utilizar os dados do seu site como comparação de marcas.

    Se você vai comparar grandes portais por exmeplo, a grande maioria não utiliza o Google Analytics, aí a comparação de marcas (nome em português) fica inviável. Além desse ponto existe ainda um certo receio de grandes sites colocarem os seus dados à disposição do Google, não ficando muito claro pra eles que o Google só utilizaria esses dados de forma anônima, o que faz muita gente não aceitar.

    Mas eu creio que com a popularização do Google Analytics, e a galera aprendendo mais e mais, creio que essa comparação vai ser importantíssima e mais pra frente muito utilizada.

    Abraços!

    Responder
  6. Diego Soares

    Fábio,

    Confesso que não conhecia essa ferramenta, vou testá-la nos meus clientes para acompanhar e eficiência dos meus trabalhos com SEO.

    Parabéns pelo artigo!

    Responder
  7. Kariny

    Por favor…comecei q trabalhar agora e me pediram um relatrio do gogle analitics, fazendo comparações, estou perdida alguém pode me ajudar nos passos q devo dar.

    Responder
  8. danilo

    já conhecia essa ferramenta mas não achava ela muito confiavel pelo motivo que sempre meu site está infinitamentel melhor que os concorrentes do mesmo segmento, sendo que a realidade é que estamos muito proximos uns dos outros. Detalhe, o site é de e-commerce, já da ára ter uma noção de que a concorrencia é grande.

    Responder
  9. Eduardo

    Ele compara com quais sites? Quais critérios? Tem como eu configurar uma seleção de sites para ele usar como critério? Alguém sabe me dizer?

    Responder
  10. André Gomes

    Não consigo ver onde se encontra essa função. Pois o meu analytics está em português e mesmo em inglês essa função não está aparecendo. Como eu posso Fazer Ricotta?

    Attt,

    André.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>