Analise o Resultado de Campanhas Online e Offline

Analisar o comportamento dos usuários no site é de grande importância para os trabalhos de SEO, inclusive quando se trata de uma campanha de marketing.

É através da análise dos resultados das campanhas que é possível extrair informações relevantes sobre o comportamento dos usuários, suas ações e reações e, assim, elaborar estratégias para melhorar os resultados em uma campanha futura.

Mas, daí fica a pergunta, como obter uma análise coerente desses dados, independente da mídia utilizada?

Analisar Resultados de Campanhas Online no GA

Mesmo com as novas políticas de privacidade do Google que podem comprometer parte da coleta dos dados feita pelo Google Analytics, essa ferramenta continua sendo uma ótima opção gratuita para analisar o comportamento dos usuários no site, desde a verificação e identificação de elementos que podem atrapalhar a conversão dos usuários até análises básicas sobre o tráfego gerado por determinadas fontes – entre elas, campanhas em redes sociais e sites de parceiros.

Campanhas em Redes Sociais

Para campanhas em redes sociais, a maneira mais rápida de encontrar os dados das visitas é procurar pela rede entre os sites de referência do site. Para tanto, basta acessar o menu:

Traffic Sources -> Referring Sites (ou, em português: Fontes de Tráfego -> Sites de Referência)

E filtrar pelo site (ou sites) escolhido(s). Da seguinte maneira:

Analytics

A partir daqui basta filtrar pela rede (ou redes) sociais que você deseja analisar. Essa análise também é útil para verificar os dados referentes a parcerias ou links obtidos em outros sites, como publicidade, article submission e até comentários em blogs, bastando apenas filtrar pelo domínio do link de entrada para o seu site.

Qual o Desempenho das Minhas Landing Pages?

Duas análises comuns feitas com base nos dados de sites de referência são:

  1. volume de visitas que cada source leva para o site
  2. volume de conversões que cada source origina

Mas você já pensou em verificar quais páginas tem melhor desempenho em cada um desses sites? Para tanto basta filtrar pelas visitas do referral que você deseja analisar, manter “Source” na primeira caixa de seleção, selecionar a opção “landing page” na segunda caixa.

Da seguinte maneira:

Selecionar Landing Pages por Referral

Dessa maneira é possível analisar que páginas tiveram maior número de visitas, tempo médio dos usuários na página, bounce rate e conversões de metas e e-commerce (caso esses recursos tenham sido adequadamente configurados).

Landing Pages por Referral

Apesar de termos utilizado um filtro simples, é possível utilizar o filtro avançado para realizar análises ainda mais interessantes. Por exemplo, vamos supor que desejamos verificar o desempenho das páginas que obtiveram um número mínimo de 30 visitas de um determinado referral. Para tanto é necessário configurar o filtro avançado (opção Advanced Filter) da seguinte maneira:

Advanced Filter

Configuração de Segmentos Avançados para Sites de Referência

Até aqui a análise é bastante simples e você consegue visualizar apenas os dados do source ou sources escolhidos ou todos os sources de uma vez. Mas, e se sua intenção é comparar o desempenho entre as fontes de links?

Uma maneira de implementar essa funcionalidade é configurar um segmento avançado para cada um dos sources que de deseja analisar, escolher o período desejado, selecionar os sources e verificar os resultados.

E-mail Marketing e Twitter: URL Builder

Quando os usuários acessam os links enviados em campanhas de e-mail marketing por webmail, essa visita terá como referral uma URL com o seguinte formato: mail.servidor.com. No caso do Google: mail.google.com, no yahoo: mail.yahoo.com e assim por diante.

Entretanto, quando o usuário utiliza um aplicativo para gerência de seus e-mails, essa referência é perdida e a visita passa a ser contada no Google Analytics como direta. Uma das maneiras de possibilitar a análise correta dessas visitas é utilizar o recurso de “taggear” as URLs divulgadas, através do URL Builder. Esse problema também ocorre com as visitas de Twitter, portanto, nas URLs divulgadas no Twitter também é interessante utilizar o recurso de tags.

Vale lembrar que para acessar os relatórios de campanhas, basta utilizar o menu Traffic Sources -> Campaigns .

Como Analisar os Resultados de Campanhas Offline

Mas, e quando se trata de uma campanha offline, como analisar os resultados?

Telefone

Uma das maneiras de verificar o impacto de uma campanha offline é através do próprio número de telefone. Para tanto será necessário alocar uma linha de telefone específica para a campanha. Entretanto, o uso dessa estratégia requer um controle muito bem estruturado das ligações e suas conseqüências.

Páginas Específicas

Se a intenção é atrair o usuário para interagir no seu site, uma das estratégias é montar uma página específica para a campanha offline em questão. Quando essa estratégia for utilizada é essencial:

Utilizar URLs Amigáveis: Parâmetros são difíceis de guardar. É muito mais fácil para o usuário guardar site.com.br/promocao do que site.com.br/id=765439.html

Utilizar URLs curtas: Quanto mais curtas, melhor. Antes utilizar site.com.br/promocao do que site.com.br/promocao-feliz-de-final-de-ano

Utilizar palavras fáceis de guardar e relacionadas com a intenção da campanha: Uma das maneiras é procurar utilizar o nome da ação promocional. Por exemplo, vamos supor que o nome da ação é: “promoção inverno quente 2010”. Nesse caso, uma alternativa interessante é utilizar site.com.br/inverno-quente ou ainda site.com.br/promocao-inverno-quente.

Nesse caso, basta analisar no GA (ou outra ferramenta de webanalytics) os dados referentes as visitas dessas páginas.

Conclusões

As campanhas de marketing – sejam elas online ou offline – são estratégias que demandam generosas quantias de recursos, portanto esses recursos devem ser utilizados da melhor maneira possível. Vale lembrar que analisar o resultado de cada campanha vai além de simplesmente verificar que tipo de abordagem traz mais conversões, mas também uma análise profunda de usabilidade das páginas divulgadas e, assim, melhorar tanto o resultado das campanhas quanto o resultado geral do próprio site.

E você, costuma analisar o tráfego gerado por suas campanhas? Identificou problemas de usabilidade ? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário e conte-nos sua opinião sobre o assunto.

Receba Dicas Exclusivas Sobre Web Analytics

Quer aprender a mensurar suas visitas e conversões de maneira correta? Então, cadastre seu e-mail!
Divulgue este artigo

5 Comentários para “Analise o Resultado de Campanhas Online e Offline”

  1. Fernando

    Parabéns Fabiane, belo post. É primordial fazer uma analise de resultados, apesar das ferramentas gratuitas como o Google Analytics, existem muitos profissionais que fazem essa analise de forma grotesca, passando informações erradas para seus clientes.

    Mais uma vez, parabéns pelo post.

    Responder
  2. Jardel Xavier

    Parabéns pelo Artigo! Mais uma vez me ajudou muito a conhecer melhor as funcionalidades do GA, e como aplicar de forma simples os filtros para analisar o desempenho de tráfego de cada link parceiro, obrigado mesmo.

    Responder
  3. Rodrigo

    Parábens pelo artigo! O melhor artigo prático de GA que eu encontrei até agora. Gostei de ter usado perguntas de importância de negócio como exemplo. No meio de tantos relatórios e filtros é fácil perder o foco da pergunta que gostaríamos de responder. Obrigado, ajudou muito.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>