SEO: Navegação para Visitantes e Buscadores

No processo de otimização de sites, um ponto importante a se observar é a qualidade da navegação do site, ou seja, a qualquer momento, de qualquer página, eu consigo saber:

  • Em que site/página estou;
  • Onde no site eu estou;
  • Onde eu estava/Por onde já passei;
  • Para onde posso ir/Onde clicar.

Uma boa estrutura de navegação ajuda os buscadores a melhor entender a estrutura do site bem como melhora a usabilidade do site para uma pessoa. Criar uma navegação eficiente para o site é essencial, uma importante tarefa de SEO.

É comum encontrar links em imagens servindo como navegação, especialmente no menu principal do site. Embora isso venha a ser esteticamente adequado, normalmente não agrega valor semântico ao link, ou seja, contexto, por não ser utilizado um texto como âncora, e sim uma imagem, assim o buscador não vai saber a relevância daquele link.

Para diminuir este problema de navegação por imagem, deve-se usar o atributo alt da tag img, para definir o texto alternativo à imagem e, principalmente, informar aos buscadores o que é aquela imagem: “Página Inicial”, “Sitemap”, etc. Contudo, isso não substitui a importância de um link utilizando texto como âncora.

Outra maneira de escapar desta falta de contexto da navegação por imagens, é prover uma navegação alternativa, geralmente encontrada no rodapé da página, com links em texto, ou seja, dando valor semântico ao link.

A razão principal para se oferecer uma navegação por links em texto, e não em imagens, é que isso aumenta a densidade de palavras-chave na página e, o principal, cria links internos com keywords, aumentando a relevância dos links e fazendo com que as páginas do site ganhem links com keywords relevantes.

Para conseguir tudo isso de uma vez, o uso de breadcrumbs é o mais recomendado. Ele informa precisamente ao visitante onde ele estava, onde ele está, como fazer para chegar até ali. Também é importante mostrar ao visitante onde ele já esteve definindo uma cor diferente para links para páginas já visitadas, o que pode ser feito por css.

Navegação Dinâmica

Navegação dinâmica é um termo aplicado para quando as coisas acontecem no browser (client-side navigation) do usuário, muito comum no JavaScript. Os buscadores, de modo geral, não se dão bem com coisas que devem acontecer no lado do cliente, no navegador.

Como sempre, é recomendável evitar javascript, mas se for usado, é necessário saber usar JavaScript com SEO e fornecer uma navegação alternativa com links em textos de forma estática.

Site Map – Mapa do Site

O sitemap é uma maneira muito boa de prover uma fácil navegação. Embora o uso por parte de pessoas não seja muito frequente, o sitemap é bastante útil para pessoas que chegam até lá. Por outro lado, os buscadores fazem o uso do sitemap com frequência, por conter uma relação de, pelo menos, os links para as principais páginas do site, senão todas as páginas do site.

Um sitemap deve ser acessado a partir da página inicial do site e ser:

  • Pequeno, para carregar rápido;
  • Sem muitas imagens, decorações, etc – assim ele fica pequeno;
  • Simples: uma lista de links – links em texto.

SEO: Navegação para Visitantes e Buscadores

Resumindo: Prover uma boa navegação dá um tom profisional ao site, ajuda o usuário a navegar pelo site e ajuda o buscador a encontrar todas as páginas, bem como aumentar o ranking das páginas e de todo o site. Para o visitante, uma navegação clara pode predê-lo por mais tempo no site, fazendo com que ele retorne à páginas anteriores e busque novas informações.

A melhor maneira de testar a facilidade de navegação do seu site é pedindo para alguém que não está familiarizado com o site o utilize por alguns minutos em busca de alguma informação ou produto. Se ele se virar bem, você pode ficar menos preocupado e pedir para outra pessoa testar também.

Comentem e assinem o nosso feed. Até a próxima.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “SEO: Navegação para Visitantes e Buscadores”

  1. Web designer Demétrios

    Frank,

    Qual o segredo para ter uma palavra-chave genérica bem posicionada, por exemplo, uma empresa que vende moveis para escritório, ou caminhões, a lógica é o profissional de otimização trabalhar “moveis para escritorio”, “venda de caminhões”, “mesa de reunião”, “caminhos mercedez bens” e por aí vai….mas muita vezes (ou na maioria), os pesquisadores buscam apenas apenas por “moveis”, “caminhões”…Já percebi que na maioria dos resultados, estão os sites que tem estas palavras-chave no próprio domínio, exemplo http://www.joaomoveis.com.br.
    Como colocar um site que não tem a palavra-chave “moveis” no domínio na primeira página do Google? Mesmo usando todas as técnicas já citadas aqui no blog, não é o suficiente para estar entre os TOP 10.
    Nestes casos é levado em consideração os anos de vida de um site? “Anos de vida com o site otimizado”? é o pagerank ?….Enfim quais os principais critérios para ter uma palavra-chave genérica na primeira página do Google?
    Pesquisando por palavras-chave genéricas já vi diversos sites em flash estarem na 1ª , 2ª , 3ª posição apenas com as metatags adequadas e palavra-chave no domínio e sites totalmente otimizados, em tableless, w3c, etc do mesmo segmento estarem só na 2ª, 3ª página…isto pra mim é inexplicável !!!!

    Responder
  2. Frank Marcel

    E aí Demétrios! Hoje suas dúvidas estão fáceis de responder:

    – “Qual o segredo para ter uma palavra-chave genérica bem posicionada”
    SEO de qualidade.

    – “Como colocar um site que não tem a palavra-chave “moveis” no domínio na primeira página do Google? Mesmo usando todas as técnicas já citadas aqui no blog, não é o suficiente para estar entre os TOP 10.”
    SEO de qualidade.

    – “Nestes casos é levado em consideração os anos de vida de um site? “Anos de vida com o site otimizado”? é o pagerank ?…”
    Para todo site estes fatores são relevantes – com ou sem kwd no domínio

    – “Enfim quais os principais critérios para ter uma palavra-chave genérica na primeira página do Google?”
    As principais técnicas de SEO cobrem os principais critérios.

    – “Pesquisando por palavras-chave genéricas já vi diversos sites em flash estarem na 1ª , 2ª , 3ª posição apenas com as metatags adequadas e palavra-chave no domínio e sites totalmente otimizados, em tableless, w3c, etc do mesmo segmento estarem só na 2ª, 3ª página…isto pra mim é inexplicável !!!!”
    Explica-se pelos fatores que influenciam posicionamento de um site em uma search engine.

    Não posso dizer que seja fácil rankear para keywords genéricas, mas como disse um dos melhores professores que eu tenho na faculdade (Edmilson Marmo): “A gente tem que fazer o difícil, por que o fácil todo mundo faz”.
    Não é nem inexplicável, nem impossível, mas, com certeza, muito difícil.

    Abraços!

    Responder
  3. DC

    Demetrios, pelo amor de Deus. Mude esse seu site. Flash e mais Flash.

    Para conseguir um bom posicionamento, consiga links. Faça criação de Links com o texto ancora ideal.

    Responder
  4. LéO.

    Realmente Frank, você tem toda a razão! Eu sou Eterno buscador desse enigma chamado SEO!
    Tenho um site “villadamore.com.br” que é da minha pousada aqui em Monte Verde-MG. O site está muito bem Otimizado, mas faltam mais links para melhorar seu posicionamento. Por não ter as principais
    Palavras-chaves na URL como por ex. “monte verde e pousada” e tendo também pouco HTML na home
    Principal e nas demais até que ele tem um bom posicionamento! Agora, é engraçado, estou comprando um site aqui de turismo ( pousadasemmonteverde.com.br ) que por sinal é o site que mais traz retorno para o site da minha pousada a 4 anos e é um site com formato antigo, com SEO deficiente e pior, praticamente todo em flash! Só que por outro lado tem as 2 principais palavras-chaves na URL, a tag-title pode melhorar mas é relevante e o principal, muitos links de pousadas dentro dele, e mesmo com todos os prós e contras ele está lá, no TOP 10 nas principais palavras-chaves mais relevantes para o meu interesse! Abraço a todos.

    LéO D’Amore.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>