Simplifique e Satisfaça – 5 Dicas de Usabilidade

Olá leitores da Agência Mestre,

Já ilustramos aqui na Agência Mestre vários casos sobre usabilidade e sabemos que ela caminha junto com o SEO, visto que é um importante fator para determinar se os seus usuários estão satisfeitos ou não com a sua página. Hoje, vou ilustrar alguns destes pontos da usabilidade para ajudá-los a pensar em como melhorar taxa de conversão do seu site.

Ninguém gosta de perder tempo em páginas confusas e que ás vezes não nos levam a lugar nenhum. Por isso, como dito no título, a chave para a satisfação de um usuário de um site é a simplicidade: queremos chegar a um site e conseguir utilizá-lo com simplicidade e eficiência.

Crie uma hierarquia visual

Um dos principais fatores para simplificar uma página é mostrar com clareza as relações entre os elementos dela. Para tanto, usamos as chamadas “dicas visuais”.

Algumas dessas dicas são:

  • Quanto maior a importância do tópico, maior sua visibilidade;
  • Relacione visualmente as coisas que também estão relacionadas logicamente: agrupe tópicos semelhantes sob um cabeçalho e mantenha áreas claramente definidas para cada seção do seu site.

Deixe as escolhas claras e simples

De acordo com Steve Krug em seu livro “Não me faça pensar”, não importa o número de vezes que os usuários devam clicar desde que cada clique seja uma escolha óbvia, ou seja, oferecer opções claras e simples dá maior segurança para quem está navegando por sua página.

Elimine palavras desnecessárias

Uma das mais atraentes características da internet é a agilidade que ela trás para nosso cotidiano. Quando acessamos um site não queremos perder tempo lendo informações desnecessárias, queremos apenas o necessário para atingir nossos objetivos com rapidez e eficiência, então seja sempre conciso e explicativo em suas páginas.

As pessoas não utilizarão seu site se não conseguirem andar por ele

É um fato: se não soubermos navegar por um site, não o utilizaremos. Manter uma navegação simples e consistente é muito importante para a satisfação do usuário de um site. Alguns pontos importantes para deixar a navegação clara são:

Todas as páginas devem ter um nome e este nome deve ser equivalente ao link que cliquei para chegar até ela.

Mostre ao usuário onde ele está: definir a localização que a pessoa está na página oferece um senso de localização. Uma das melhores formas de fazer isso é usando BreadCrumb Navigation.

Deixe claros os pontos de entrada

Pontos de entrada são os lugares por onde o usuário vai começar a navegar pelo seu site, pode ser uma caixa de pesquisa ou a lista de seções.

Deixe esses pontos visíveis e auto-explicativos para que as pessoas que visitam sua página saibam por onde começar e possam tirar o maior proveito possível do que seu site tem para oferecer.

E você? O que tem feito para melhorar a usabilidade de sua página? Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários abaixo. Abraços e até a próxima.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

2 Comentários para “Simplifique e Satisfaça – 5 Dicas de Usabilidade”

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>