Utilizando Domínios Suplementares Para Proteger a Sua Marca

Registro de Domínios

Você já tentou acessar um site e por um erro de digitação foi parar em outro? Pois bem, isso é mais comum do que você pensa. Criminosos e concorrentes podem aproveitar dessa brecha para vender como se fosse a sua marca ou roubar dados do usuário. Essa técnica é conhecida como typosquatting.

Em 2012, foram detectados 80 domínios falsos de bancos brasileiros com alteração de apenas letra, por exemplo: www.bancoitsu.com.br, www.sahtander.com.br, www.bancibradesco.com.br ou www.bancidobrasil.com.br.

Como proteger a sua marca

Faça uma lista com os principais erros de digitação que podem ocorrer na digitação, outras extensões de domínios (.com, .net, .org, entre outros), slogans ou apelidos e outras formas que a sua marca é conhecida, acesse o órgão responsável pelo registro de domínios da extensão desejada, no caso do .br é o registro.br, e verifique a disponibilidade. Caso não esteja disponível, entre em contato com a empresa e verifique os procedimentos necessários para adquirir esse domínio.

Uma dica importante é não abusar do número de domínios, pois isso pode prejudicar o seu site. Por esse motivo escolha apenas os principais para a sua marca.

Após aquisição do domínio realize o apontamento de DNS para o seu servidor e aponte para o diretório que deseja.

Evitando conteúdo duplicado

Como já falamos anteriormente, ter múltiplos domínios pode gerar conteúdo duplicado e confundir o Google e os usuários, para evitar esse problema adicione o seguinte código no seu .htaccess:

RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www.meudominioprincipal.com.br$ [NC]

RewriteRule ^(.*)$ http://www.meudominioprincipal.com.br/$1?utm_source=%{HTTP_HOST}&utm_medium=Redirect&utm_campaign=Dom%C3%ADnios%20Suplementares [L,R=301]

Isso irá adicionar um redirecionamento 301 em todos os domínios que forem diferentes do seu domínio principal, para isso substitua o endereço www.meudominioprincipal.com.br pelo seu domínio, recomendamos que você utilize o site htaccess.mwl.be para testar o seu domínio.

Mensurando os acessos

Esse código também permite rastrear os acessos e comportamento dos visitantes que acessaram o site por meio de desses domínios com o Google Analytics, para isso acesse o menu Aquisição à Todo trafego à Origem Mídia e busque por “Redirect”, serão todos acessos que entraram nessa regra.

Outras aplicações

Se você anuncia seu site em meios off-line, é possível utilizar uma lógica semelhante para mensurar o comportamento dos visitantes impactados ela campanha, para isso insira o seguinte código antes do exemplo anterior:

RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTP_HOST} dominiodacampanha.com.br$ [NC]

RewriteRule ^(.*)$ http://www.meudominioprincipal.com.br/$1?utm_source=ORIGEM&utm_medium=MEIO&utm_campaign=CAMPANHA  [L,R=301]

Realize as seguintes substituições no código:

  • dominiodacampanha.com.br: O domínio de origem da sua campanha;
  • ORIGEM, MEIO e CAMPANHA: Descreva respectivamente os elementos da campanha que você deseja que sejam exibidos no Google Analytics.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

*Obs.: O comando “RewriteEngine On” deve aparecer apenas uma vez no .htaccess.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Utilizando Domínios Suplementares Para Proteger a Sua Marca”

  1. Henrique Rodrigues

    Olá! Parabéns pelo Blog! Tenho uma dúvida! Minha empresa tinha um nome, porem após algumas mudanças mudamos o nome da empresa, isso significa que temos um site com o nome da empresa antiga e outro com o nome da empresa nova, porém o site da empresa antiga redireciona para o novo site…Utilizei a opção de redirecionamento lá no Cpanel! E necessário urar o código? O Google esta entendendo que o conteúdo esta duplicado?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>